Pequeno mundo “Branca de Neve” tem água congelada e talvez atmosfera

Publicado em 23.10.2011

Cientistas descobriram um mundo misterioso apelidado de “Branca de Neve”, um planeta anão coberto de gelo que se encontra perto de Netuno, e que pode ostentar restos de uma fina atmosfera.

Branca de Neve, oficialmente conhecido como 2007 OR10, orbita o sol como parte do Cinturão de Kuiper. Ele é na verdade vermelho, mas metade de sua superfície é coberta por gelo que provavelmente veio de criovulcões antigos.

A tonalidade avermelhada do planeta anão provavelmente vem de uma fina camada de metano, os últimos suspiros de uma atmosfera que se desintegrou no espaço por eras.

“Esta bela imagem mostra o que já foi um mundo pequeno ativo com vulcões e atmosfera, e é agora apenas um local congelado, morto, com uma atmosfera que está lentamente desaparecendo”, disse o autor do estudo, Mike Brown.

Branca de Neve tem cerca de metade do tamanho de Plutão. Como Plutão, é parte do Cinturão de Kuiper, que é o anel de corpos gelados que orbita o sol além de Netuno.

Na época de sua descoberta, em 2007, Brown calculou que Branca de Neve tinha se quebrado há muito tempo de outro planeta anão, chamado Haumea.

Haumea, um estranho corpo da forma de uma bola de futebol, é revestido de água congelada, então Brown conclui que o planeta anão também era – daí o apelido de Branca de Neve.

No entanto, observações de acompanhamento logo mostraram que Branca de Neve, como muitos outros objetos do Cinturão de Kuiper, era na verdade muito vermelho.

Então, Brown e sua equipe não estavam esperando encontrar um monte de gelo quando usaram um telescópio no Chile para dar uma olhada na Branca de Neve no ano passado. Mas dados espectrais mostraram que a água congelada era abundante na superfície da Branca de Neve.

Os cientistas conhecem outro planeta anão que é vermelho e coberto com água congelada: Quaoar, que Brown e sua equipe descobriram em 2002.

Os pesquisadores acreditam que Quaoar, que é ligeiramente menor do que Branca de Neve, já teve uma atmosfera de compostos voláteis, tais como metano, monóxido de carbono e nitrogênio. Mas a sua gravidade não era forte o suficiente para prender estes produtos químicos, e o mundo de gelo começou a perder sua atmosfera para o espaço.

Com o tempo, tudo escapou, exceto metano. E a radiação do espaço transformou as moléculas de metano – que consistem em um átomo de carbono ligado a quatro átomos de hidrogênio – em longas cadeias de hidrocarbonetos. Essas cadeias parecem vermelhas para os nossos instrumentos, e ficam em cima da superfície de água gelada de Quaoar.

A Branca de Neve é semelhante a Quaoar, sugerindo que processos semelhantes ocorreram em ambos os planetas anões.

“Essa combinação – vermelho e água – me diz ‘metano’”, disse Brown. “Estamos basicamente olhando para o último suspiro da
Branca de Neve. Por quatro e meio bilhões de anos, Branca de Neve esteve lá fora, perdendo lentamente sua atmosfera, e agora há apenas um pouco dela”.

Enquanto Branca de Neve definitivamente tem um monte de gelo em sua superfície, a evidência para o metano não é conclusiva.
Os pesquisadores esperam usar telescópios ainda maiores para examinar o planeta anão no futuro.[LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

19 Comentários

  1. ASTRÓLOGOS DE PLANTÃO
    JÁ PODEM INICIAR NOVAS ESPECULAÇÕES INFUNDADAS
    COM ESSE CORPO CELESTE RECÉM DESCOBERTO,
    ASSIM COMO FIZERAM COM PLUTÃO

    • e-v-i-t-e palavras como “e-r-r-o”, “e-n-g-a-n-o”, “d-i-s-c-o-r-d-o”, “r-u-i-m”, e a lista prossegue. É um filtro muito c-h-a-t-o, e-v-i-t-e esta tbm…

    • Pior q eu nem disse nada disso. Só disse que esse negócio vermelho tem cara de ferro, e não metano.

    • Eles estão de marcação mesmo…

    • CENSURA… EM PLENA DEMOCRACIA

    • democracia? qual democracia?

      é muito suspeito essa palavra.

    • Amigo. se democracia fosse coisa boa o nome não começaria com “demo”

    • Junta-te ao grupo.

      Estamos marcados! :p

    • retira o verbo will do idioma ingles e tenta falar do passado.

      assim como retira o verbo did ou (não me lembro o outro) e o passado desaparece..

      é assim que começa, nos restringindo de falar depois já era

  2. Vivemos em um corpo vivo, que é a mega máquina, e nessa astronomica máquina ainda há peças e funções cuja o funcionamento ainda são engrenagens desconhecidas para todo
    o entendimento científico.

  3. Esse branca de neve, mais pra chapéuzinho vermelho, foi achado em 2007 e já é cabeça de chave entre candidatos a planeta anão. O metano é o composto que escreve a historia desses mundos distantes, assim como o carcono escreveu a historia de Venus, Terra e Marte. O que chamam de “vulcões” nos planetas anões na verdade são criovulcões, ou vulcões de gelo. Expelem amoníacos misturado com água ou hidrcarbonetos, e não lava, como nos planetas terrestres.
    O mais interessante nos anões de gelo é isso, são totalmente alienígenas. Marte, Venus, Lua, as luas grandes e rochosas de Jupiter e Titã, de saturno, possuem caracteristicas quimicas similares a terra, rochas e água, atmosferas. Já os gigantes gasosos são turbulentos e… gasosos. Os anões de gelo, somente similares aos satélites menores de saturno, urano e netuno, (Enceladus, Tétis, Titania, Tritão…) parecem compôr um terceiro grupo de mundos esféricos exóticos no sistema solar. E certamente o mais numeroso, mas na maioria, distantes.

  4. Natasha, Haumea não tem a forma de “bola de futebol”, mas sim de “bola de futebol americano”, se fosse de bola de futebol não seria “estranho”, a maioria dos mundos planetários é esferóide oblado, mas não tão excessivamente achatado nos pólos quanto Haumea.

    • Jonatas, voce tem razão
      É que na verdade a Natasha ( e os outros “jornalistas’ deste site) não escrevem as materias. Eles apenas traduzem ( provavelmente com o google tradutor) e aparentemente não revisam o que publicam.
      Mas mesmo assim o hypescience é um dos melhores sites da atualidade.

    • Concordo, mas a-c-h-o que a autora deve saber inglês e traduziu sem tradutor. Ou ela não percebeu o e-r-r-o ou não entende muito de planetas…

  5. “Haumea, um estranho corpo da forma de uma bola de futebol…”

    Que há de estranho em se ter o formato de uma bola de futebol, que é redonda como a maioria dos planetas? Ou será que o texto original diz respeito a bola de “football”, que na língua inglesa não é o futebol, mas aquele esporte que se joga com bola oval?

    Um site que pretende informar tem de ter o devido cuidado com as traduções!

    • Provavelmente traduzido sem conferencia pelo colunista.
      EUA, football eh aquele esporte jogado com bola ovalada e o Soccer eh o nosso futbol daqui.
      Portanto esse Haumea deveria ter a forma ovalada.

Envie um comentário