Pesquisadores russos descobrem estação meteorológica nazista secreta

Por , em 25.10.2016

Era uma espécie de lenda: uma estação meteorológica na ilha Terra de Alexandra, no Círculo Ártico, onde cientistas nazistas realizavam projetos secretos durante a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com a história, eles acabaram envenenados por carne de urso polar e o projeto foi terminado.

De tão estranho, poucas pessoas acreditavam neste relato. Agora, 72 anos depois, pesquisadores russos tropeçaram no local desta estação meteorológica misteriosa, encontrando diversas relíquias de guerra dos anos 1940.

A estação

A estação, conhecida como a Fortune Seeker (algo do tipo “Caçadores de Fortuna”) ou Schatzgraber, era uma estação meteorológica secreta da era nazista operada pela Alemanha no arquipélago Franz Josef Land.

Ela teria sido abandonada – e provavelmente destruída – em julho de 1944, segundo fontes escritas.

Aparentemente, todos os cientistas na ilha ficaram gravemente doentes com triquinose, depois de serem forçados a comer carne de urso polar infectada durante uma temporada de suprimentos baixos.

Os meteorologistas foram resgatados e o campo desativado. Pensava-se que, mesmo que não tivesse sido demolido, as décadas seguintes do terrível clima ártico teriam corroído o que restava do assentamento.

Descobertas

Segundo Evgeny Ermolov, pesquisador sênior do Parque Nacional Ártico Russo, entre os artefatos descobertos na ilha estão objetos que ostentam a insígnia nazista e suásticas.

Foram encontrados ainda munições e equipamento militar, artigos diários, objetos pessoais e fragmentos de dispositivos meteorológicos. O vídeo abaixo mostra alguns destes achados:

Muitos dos itens também parecem marcados e datados, o que oferece mais uma confirmação de que o local era mesmo uma estação nazista durante a guerra.

estacao-meteorologica-nazista-2