Pesquisadores usam a ciência para identificar estrelas do futebol

Publicado em 21.06.2010

Até agora os melhores jogadores do mundo são escolhidos de acordo com seu número de gols e, por conseqüência, por sua popularidade com os fãs do esporte. Mas um programa desenvolvido pela Universidade de Northwestern pode medir o sucesso de um jogador no cumprimento de seus objetivos em campo através de dados sobre sua performance e não de opiniões.

O teste foi feito com os resultados da Euro Copa de 2008, com informações estatísticas retiradas do site oficial da competição. Os resultados do programa se compararam às opiniões de especialistas e narradores de futebol, que acompanharam de perto as partidas.

Os responsáveis pelo projeto deixam claro que, apesar de outros esportes como o basquete e o baseball conseguirem medir a performance dos jogadores pelo número de acerto e de erros, no futebol isso é impossível.

Eles também afirmam que o software pode ser usado não apenas para o esporte, mas também para medir a eficiência dos funcionários de uma empresa, por exemplo.

Agora resta saber se o software será usado para analisar a Copa do Mundo. Quem seria a grande estrela do time do Brasil? Deixe sua opinião nos comentários! [NSF]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo
Leia o post anterior:
BRITAIN MORNING AFTER PILL
A pílula “de cinco dias seguintes” pode ser aprovada nos EUA

A pílula chamada de ...

Fechar