Esta é a inesperada cura para sua raiva

Tendemos a pensar sobre a raiva como um sentimento negativo. Porém, ela está mais ligada ao otimismo do que a maioria crê.

A raiva é muitas vezes uma reação de decepção porque estávamos otimistas sobre algo que não deu certo.

Explicamos

Muitas vezes nos sentimos irritados porque estamos esperançosos sobre uma situação, mas ela desvia desse caminho otimista.

Por exemplo, você espera ter um relacionamento longo, e depois se sente realmente irritado quando seu parceiro decide terminá-lo. Ou talvez você estava empolgado por sair com um amigo, e então fica com raiva porque ele cancela ou está sempre muito ocupado para vê-lo.

Como parar de sentir raiva?

Esse sentimento ruim não é permanente ou imbatível. É apenas o resultado da súbita derrota de nossas expectativas.

Então, com ajuda da filosofia, é possível aprender a aceitar a realidade como ela é.

O pessimismo é uma das curas para a raiva. Existem verdades obscuras sobre a existência: ela simplesmente não é positiva sempre. Ser pessimista sobre tudo na vida seria contraprodutivo. Mas pode ser interessante ter um olhar menos otimista em alguns casos.

Por exemplo, é mais fácil aceitar que parceiros nunca vão se entender perfeitamente do que sentir raiva toda vez que entrar em uma discussão com seu parceiro ou parceira. Ou se lembrar de que viagens possuem imprevistos e atrasos, para não se irritar tanto quando isso acontecer com você.

Controlar as expectativas é uma forma eficaz de controlar a raiva. É como aquele velho ditado: “Espere o melhor, prepare-se para o pior”.

O poder positivo do pensamento negativo

Já falamos aqui no Hype sobre o que é chamado de “pessimismo defensivo”.

Em uma série de estudos de inteligência, as psicólogas Julie Norem e Nancy Cantor compararam otimistas estratégicos e pessimistas defensivos. Se você é um otimista estratégico, você imagina o melhor resultado possível e, em seguida, ansiosamente planeja para que isso aconteça. Se você é um pessimista defensivo, mesmo que tenha sido bem sucedido no passado, sabe que desta vez pode ser diferente. Você começa a imaginar todas as coisas que poderiam dar errado.

A maioria das pessoas assume que os otimistas estratégicos superam os pessimistas defensivos, porque eles se beneficiam da confiança e grandes expectativas. Mas não é bem assim. Ao imaginar o pior cenário possível, os pessimistas defensivos podem encontrar motivação para se preparar melhor e tentar mais.

A conclusão é de que otimistas estratégicos e pessimistas defensivos são ambos bem sucedidos, embora em circunstâncias diferentes, devido a suas características distintas. Leia mais sobre isso aqui. [LifeHacker]

Por: Natasha RomanzotiEm: 6.01.2017 | Em Comportamento, Principal  | Tags: ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,00 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta