Pessoas magnéticas: verdade ou mito?

Publicado em 2.03.2011

Entre tantas outras lendas (ou verdades?) que rodam o mundo, agora um menino sérvio de 7 anos, chamado Bogdan, clama ser “magnético”. Aparentemente, objetos domésticos como colheres, garfos e facas grudam em sua pele com facilidade quase sobrenatural.

A ideia de que uma pessoa pode gerar um forte campo magnético é bizarra, mas o que é mais estranho é que outras coisas grudam nele também, como placas pequenas, objetos de vidro planos pequenos e até mesmo um controle remoto.

Bogdan não é o primeiro a afirmar ter essa capacidade. E, me desculpe se você for do tipo que acredita piamente em tudo, ainda não há nenhuma evidência de que qualquer pessoa seja magnética.

E, me desculpe novamente se você for do tipo que prefere as explicações místicas, mas a chave para compreender esse fenômeno, segundo especialistas, não está no magnetismo, mas sim na física do atrito.

A pele é muito elástica e tende a ficar em conformidade com objetos com os quais entra em contato. Isto é especialmente visível em dias quentes, quando a pele “gruda” em assentos de couro ou plástico, por exemplo.

E o que os metais, vidros e plásticos têm em comum? Todos eles têm superfícies muito lisas.

As pessoas chamadas “magnéticas” têm algumas características em comum. Primeiro, elas têm muito pouco pêlo sobre o corpo. Às vezes (como no caso de Bogdan), é porque a pessoa é adolescente e não atingiu a puberdade. Muitas vezes, as pessoas magnéticas são de origem asiática e, portanto, normalmente não muito peludas. Pode parecer que não, mas isso é importante, porque todo o pêlo que fica entre a pele e um objeto colocado sobre a pele reduz o atrito.

Segundo, as pessoas magnéticas vistas em vídeos e fotografias com objetos em seu corpo tendem a inclinar-se ligeiramente para trás, ou ficar mais ou menos perpendicular ao chão. Se realmente houvesse algum tipo de força desconhecida ou magnética, a pessoa deveria ser capaz de se inclinar bastante para a frente com o objeto ainda colado ao seu corpo.

Sem ofensas, mas é também verdade que Bogdan é um pouco gordinho, e, portanto, as colheres e outros objetos em seu peito podem na verdade estar apoiados na parte superior de sua barriga saliente.

Terceiro, se a razão pela qual os objetos estão aderindo à pele da pessoa é por causa do magnetismo, ao invés de um atrito da pele, não há razão para tais “magnéticos” só conseguirem realizar suas façanhas nus.

A atração magnética funciona mesmo através de um pedaço de papel fino, e se o magnetismo é tão forte como reivindicado, as pessoas magnéticas deveriam ser capazes de fazer truques de camiseta.

Não é questão de desmascarar ninguém. Muitas das “pessoas magnéticas” provavelmente acreditam mesmo que têm habilidades especiais.

Só que não há nenhum segredo real ou mistério para isso: qualquer um que já viu uma criança com uma colher grudada no nariz já viu isso antes. A única razão para parecer incomum é que poucas pessoas passam seu tempo livre tentando grudar colheres, facas e pequenas placas em seus peitos nus. [MSN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

25 Comentários

  1. pessoal li os comentarios. Temos q ir mais alem de acreditar que é de buscar solucoes o entendimento acredito que isso é algo que nao sbemos e nao truques. acredito tbem q é um dom e que podemos fazer alguma ou muitas coisas..eu por exemplo, penso q pode ser um dom pra ajudar o proximo.
    Aguardo anciosamente q Deus me de o sinal o entendimento de usar isto q tenho..nao posso fazer nda sem antes a aprovação de Deus..

    Thumb up 1
  2. ola. boa noite. fiz um teste depois q vi este menino, e desde entao pesquiso informaçoes a respeito. hoje aos meus 40 anos procuro relacionar tdo q me acontece do lado espiritual, antes nao acreditava em nda vivia pertubada com os porquês. agora esta melhor vivo ainda tentando encontrar respostas porem c tranquilidade e acreditando q Deus existe.
    Qto aos metais, colam em min q nem ima, as vezes é necessario dar uma inclinada pra colar, depois normal fica coladinho posso desinclinar, andar, necessito de esclarecimentos!..incrivel parece ter outros casos q se ligam..como a catalepsia q tbem me acontece entre outros..acredito q se Deus deu a inteligencia para o homen vamos sim descobrir atravez de pesquisas cientificas religioes…

    Thumb up 3
  3. Sem contar que dizem que o moleque queima todos os computadores. Talvez os pais não saibam o tipo de site que o filho entra. kkkkkkkkkkkk

    Thumb up 3
  4. o muleque só ficou sem tomar banho uns dias e acabou ficando com a pele grudenta. É um nojento e não magnético

    Thumb up 1
  5. Tenho um problema em acreditar nas coisas, gosto de imaginar como tal fato seria possível. Mais essa é uma grande mazela, se realmente fosse magnético ele seria mais ousado. Poderia as colocar no dedo, Não o bobo coloca no peito, éé mentida, param com isso. Meu X+X não é cavaleiro!

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
macaco
A vida (dos animais) como ela é

instituto criou uma ...

Fechar