Pessoas notam “gene social” em outras em 20 segundos

Por , em 16.11.2011

Para ter uma ideia sobre os genes de uma pessoa, basta um primeiro olhar. Segundo pesquisadores, as pessoas podem detectar se um completo estranho tem um certo “gene social” em apenas 20 segundos.

Cientistas da Universidade de Toronto explicam que o hormônio oxitocina tem um papel no nascimento, na produção de leite e no vínculo entre a mãe e o bebê. Ele também parece ter um papel em habilidades sociais, sendo chamado de “hormônio do amor”.

Duas variantes do gene do receptor de oxitocina – G e A – têm sido associadas ao comportamento social. Estudos têm demonstrado que pessoas com duas cópias de G, em comparação com um de cada ou dois de A, estão em menor risco de autismo, são mais sociais e relatam níveis mais elevados de empatia e emoções positivas.

Para o estudo, 23 casais foram filmados. Um deles passou por um momento de sofrimento pessoal, enquanto seu parceiro escutava.

Estranhos, em seguida, assistiram a 20 segundos de gravação silenciosa e tiveram que analisar o parceiro “ouvinte” pelos seus “traços pró-sociais”, como uma natureza bondosa ou empatia.

Pessoas com genes GG foram mais pró-sociais do que as pessoas AG ou AA. No top 10 de pessoas mais confiáveis, seis eram GG.
Entre as 10 menos confiáveis, nove tiveram pelo menos uma cópia do A.

“Nossas descobertas sugerem que mesmo uma ligeira variação genética pode ter um impacto tangível sobre o comportamento das pessoas, e essas diferenças comportamentais são rapidamente notadas pelos outros”, disse um dos pesquisadores, o Dr. Aleksandr Kogan.

“Faz sentido que um gene crucial para o processamento social produziria essas descobertas; outros estudos têm mostrado que as pessoas são boas em julgar outras à distância e as primeiras impressões realmente fazem um impacto”, completou a professora Sarina Rodrigues Saturn.[BBC]

• Cibernática:

essa pesquisa não se aplica a mim… eu sou introvertida (que é diferente de ser tímida)e por isso, não sou tão social como muitas pessoas e isso não me torna uma pessoa menos empática ou amorosa com os outros, muito pelo contrário já que pessoalmente nunca conheci uma pessoa tão altruísta e compassiva como eu.

• Points:

Modéstia passou longe…

• Krypthus:

Concordo com voce cibernetica, do jeito que falou no texto, que pessoas menos sociaveis sao menos confiaveis, ou bondosas, foi preconceituoso, se falasse assim dos negros ja daria B.O, no caso esta falando dos introvertidos, mas a pesquisa nao diz que eles sao menos confiaveis, quem disse isso foi quem publicou a materia, deixou seu preconceito bem explicito.

• Anderea:

sempre tive uma especulação sobre isto por experiencia própria e agora é comprovado… (muitas coisas que penso coincidem com mundo real estou começando a achar isso meio bizarro…) só que acho isso meio ruim julgar a pessoa assim.