O universo em um clique

Pessoas que comem mais peixe têm menos chances de desenvolver doenças cardíacas

Segundo um novo estudo, homens de meia-idade e idosos que comem peixe todos os dias têm menores chances de desenvolver um conjunto de fatores de risco para doenças cardíacas, diabetes e acidente vascular cerebral.

Porque a dieta de peixe é tão benéfica, entretanto, os cientistas não sabem ao certo, mas os resultados mostram que os ácidos graxos ômega-3, encontrados mais abundantemente nos peixes gordos como o salmão, cavala e atum branco, podem ter benefícios ao coração.

A pesquisa demonstra que o ômega-3 pode reduzir triglicerídios (um tipo de gordura no sangue) e também sugere que suplementos de óleo de peixe podem ajudar a baixar a pressão sanguínea e reduzir o risco de morte entre as pessoas que já tem doença cardíaca.

O estudo descobriu que homens que comiam uma porção de peixe por dia tinham 57% menos probabilidade de desenvolver síndrome metabólica em três anos do que aqueles que comiam menos de uma vez por semana.

A síndrome metabólica refere-se a um conjunto de fatores de risco para diabetes, doenças cardíacas e derrame, incluindo a obesidade abdominal, hipertensão arterial, glicemia, colesterol HDL baixo e triglicérides elevados. A síndrome é diagnosticada quando uma pessoa tem três ou mais dessas características.

Não houve essa associação entre mulheres, no entanto. A razão para a discrepância de gênero não é clara. Os pesquisadores especulam que, como grupo, as mulheres não conseguiram obter bastante ácidos omega-3 dos peixes para mostrar uma redução no risco de síndrome metabólica. Em uma porção, homens consumem 786 mg de ômega-3 por dia, enquanto as mulheres consomem 563 mg.

Os resultados precisam ainda ser confirmados. Em geral, não está clara a ingestão diária ideal de ácidos graxos ômega-3. No entanto, mesmo que comer peixes regularmente ajude a reduzir o risco de síndrome metabólica ou seus componentes, seria apenas um dos muitos fatores envolvidos. Um peso saudável, não fumar, exercício físico regular e uma dieta equilibrada, rica em frutas e legumes também são considerados importantes.[Reuters]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é estudante de jornalismo, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

One comment

  1. Rosângela /

    Muito bom artigo Natasha, o peixe deveria estar mais presente na mesa do brasileiro. E é claro que ele sózinho não faz milagre como você bem colocou no final do artigo.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.

Comente usando seu Facebook