Pessoas que postam apenas fotos de suas refeições podem ter problema psicológico

Publicado em 12.05.2013

415808-802x495

Fotografar comida e postar nas redes sociais virou algo tão comum que a Apple já possui até um aplicativo especial para esta situação, o InstaFood. E este hábito, que irrita algumas pessoas, pode ser um problema psicológico, segundo alguns especialistas. A chefe de psiquiatria do Hospital Universitário da Mulher, da Universidade de Toronto, no Canadá, Valerie Taylor, explica que esta tendência de postar tudo o que se come pode indicar uma relação doentia com a comida, uma espécie de transtorno alimentar.

A mania se tornou tão popular que alguns restaurantes não permitem que os clientes tirem fotos de suas refeições, pois os flashes perturbam outros clientes.

Em uma palestra na Cúpula Canadense de Obesidade em Vancouver, realizada na última semana, a médica destacou os transtornos alimentares e o papel que a alimentação desempenha na sociedade e na cultura moderna. “A comida é o elemento-chave de toda a interação social: o que comer, onde comer, quando comer novamente”, disse Taylor.

“A preocupação aparece quando tudo o que a pessoa faz é enviar fotos de comida”, ela acrescentou. A psiquiatra ainda destaca que as pessoas costumam tirar fotos de coisas que são importantes para si, mas, para alguns, o alimento acaba se tornando o ponto central, enquanto as pessoas e os locais são apenas um cenário, um complemento.

Taylor argumenta que esta preocupação doentia em fotografar a comida pode ser um transtorno alimentar, e há também uma ligação direta entre o hábito de fotografar alimentos com o ganho de peso.

Um estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia, em 2012, descobriu que gastar muito tempo olhando para comidas apetitosas postadas nas redes sociais estimula o cérebro e leva as pessoas a comer mais do que o necessário. [DailyMail]

Autor: Ana Claudia Cichon

é jornalista e curitibana, que agora tenta a vida em São Paulo. Apaixonada, doente e viciada por futebol, do tipo que troca o aniversário da mãe ou do namorado para ir ao estádio.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Certo, postar fotos de comida todo dia é exageiro..
    Mas espero que o pessoal não exagere dizendo ‘Pessoas que postam apenas fotos de suas refeições podem ter problema psicológico’, como diz o título, porque percebi que hoje em dia qualquer coisa já é indício de problemas psicológicos.
    Por favor né? Não existem cerebros sem problemas!
    Todo mundo é um pouco bitolado.

    Thumb up 15
    • Perguntas: 1- A quem interessa saber, todos os dias, o que eu comi??? 2- Qual prazer justifica eu todos os dias, no almoço e jantar tirar fotos da comida e envia-las a tooodos meus contatos???
      Na minha opinião, pois já recebi muiiitas fotos de comidas, o que as Redes Sociais estão fazendo, e os usuários não estão percebendo, é EXPOR as ESQuISITICES, de cadas um, que antes ficavam restritas somente ao meio familiar, trabalho, etc. [Se ao enviar as fotos, a pessoa tem a intenção de fazer humor, brincar ao mostrar que está comendo bem melhor do o sanduíche do amigo, ai passa, mas o resto, é bem estranho]e amiga tem razão: Não existem cérebros sem problemas, o que existem são cérebros com poucos problemas ou problemas que não se fazem notar facílmente.

      Thumb up 3

Envie um comentário