Pintura perdida de Leonardo Da Vinci foi encontrada

Publicado em 4.07.2011

Um dos maiores gênios da história, Leonardo Da Vinci, continua nos presenteando: uma de suas obras que ficou perdida por séculos, o “Salvador do Mundo”, foi finalmente encontrada. O rosto retratado pode lembrar o de Mosa Lisa, mas não se engane: é o de Jesus Cristo, abençoando o planeta.

A história da obra é ainda obscura, pois não há nenhum registro de propriedade dela entre os séculos 17 e 19. O primeiro proprietário foi o rei da Inglaterra Charles I, seguido de seu filho Charles II. Depois disso, o destino do Salvador do Mundo se tornou um mistério.

Mas, a partir de agora, a beleza da obra será propriedade do mundo e não apenas de antigos livros de artes e história. Sua atual localização é no museu Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque. A obra foi entregue ao museu há dois anos por um grupo interessado em arte que gostaria que ela fosse oficialmente examinada para confirmar sua veracidade.

Segundo um funcionário do Metropolitan, a princípio os especialistas acharam que era uma cópia da pintura de Da Vinci, pois a pintura apresentava partes escuras e camadas grossas. O que aconteceu é que ela tinha sido limpada várias vezes por pessoas sem preparo, o que ocasionou alguns danos.

Os restauradores conseguiram retirar cuidadosamente a química lesiva que estava sobre a superfície da pintura. Com isso, os pesquisadores observaram que era realmente a pintura original. Não há nenhuma dúvida: todos concordam é uma autêntica obra do brilhante Leonardo Da Vinci. [Gizmodo]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

52 Comentários

  1. Essa pintura é uma clara alusão ao axioma hermético “O que está em cima é como o que está embaixo”, ou “Assim na Terra (representada pela esfera sobre a mão esquerda de Cristo) como no Céu (três dedos da mão direita apontando para cima)”. O gesto é praticamente o mesmo feito pela figura Baphomet, que está sempre presente no ocultismo, esoterismo, etc.

    Thumb up 19
  2. Mais uma tela feia de Da Vinci! Pra quem conhece sobre sua vida logo vai perceber a assintura incontestável…
    Da Vinci fez sucesso devido a vida que levava pois o mesmo era um mendigo em sua época, não tomava banho só morava de favor e tinha idéias sempre originais e surpreendentes, um grande exemplo é o helicóptero projetado por ele anos antes de sua concepção atual… Mas que suas telas parecem sempre com sua vida de mendigo… haaaaa, isso parece!

    Thumb up 4
    • Só pelo nome que você inventou de si mesmo como nick, dá pra perceber o conteúdo da sua caixola e isso explica o porquê de não conseguir apreciar as obras de Leonardo: falta de capacidade, já que para apreciar arte é necessário cérebro.

      Thumb up 17
  3. Amarante, poderia me dizer onde encontrar o livro que possui estes escritos, ou indicar um lugar onde eu encontre esta história de forma completa?

    Fica aqui meu e-mail, caso possa me ajudar: edicat_junigato@hotmail.com

    Thumb up 0
  4. na verdade essa pintura é “Salvator Mundi, ou Salvador do Mundo” pintado por “Antonello da Messina (1430-1479)”.
    e não do Leonardo da Vinci

    Thumb up 13
  5. Rosto sem expressão,gesto indefinido,olhar frio e cruel e com uma cruz invertida nas vestes,boa coisa esse cara não representa:Se é que ele existiu…Serial killer com certeza.

    Thumb up 6
  6. Nem todas as obras de Da Vinci foram descritas por Dan Brown, babies.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
próstata
Vida após cirurgia: homens com câncer de próstata têm expectativas irreais

Uma nova pesquisa de...

Fechar