Planetas que escaparam de seus sistemas poderiam abrigar vida alienígena

Por , em 17.02.2011

Segundo um novo estudo, planetas semelhantes à Terra com núcleos tumultuados podem suportar vida, mesmo que não tenham estrelas.

Os pesquisadores apelidaram esses mundos de “planetas Steppenwolf” [Steppenwolf é o nome de uma banda de rock cujo sucesso foi a canção “Born to be Wild”, em português, “nascido para ser selvagem”], porque toda a vida neste habitat estranho existiria como um lobo solitário vagando pelas estepes da galáxia, e porque eles nasceram para ser selvagens.

Esses planetas foram expulsos de seus sistemas solares, o que aparentemente é comum em todo o cosmos. A água líquida é geralmente considerada um pré-requisito para a vida, e eles poderiam abrigar oceanos de água líquida, desde que o núcleo do planeta fosse aquecido e a água estivesse enterrada sob uma camada protetora de gelo.

Um planeta 3,5 vezes o tamanho da Terra, com composição semelhante à Terra e idade mais ou menos parecida, poderia, teoricamente, manter um oceano líquido subglacial. Se ele tiver cerca de 10 vezes mais água do que a Terra ou uma atmosfera muito espessa, só precisaria ter cerca de 0,3 vezes o tamanho da Terra; isso é um pouco maior do que Marte e menor que Vênus.

Assim como a Terra, o planeta Steppenwolf precisaria de um manto para manter o calor geotérmico, sustentando pelo menos um pouco da água na forma líquida. Isso é diferente das forças de maré que mantêm os oceanos do satélite Europa líquidos, de modo que o planeta poderia existir sozinho, sem estrelas ou planetas vizinhos para mantê-lo aquecido.

Há um monte de fatores desconhecidos, incluindo as funções de convecção e condução em transferência de calor. Porém, a teoria continua sendo interessante: esse tipo de planeta poderia ser uma maneira de espalhar a vida por todo o universo. Os cientistas ressaltam que, se eles cruzarem nossa vizinhança, seremos capazes de vê-los através de telescópios poderosos. Quem sabe esse é um bom começo. [POPSCI]

• Clara Miguel:

Se seres vivem nesses planetas, é claro q ñ são como nós, são perfeitamente adaptados para viver nesse ambiente.

• Eudemio Pina:

Sobre vida fora da terra não tenho dúvida de sua existencia! Em que forma, ou estágio de desenvolvimento é que não sabemos! Criaria Deus este imenso Universo para povoar de seres vivos apenas a Terra? Seria o mesmo que dizermos, depois de Deus, vem o Homem!

• eu so eu:

por que eles não falam logo de uma vez que tem vida em outro planeta o proprio obama adimitiu e mesmo que tivese agente não ia ter dinheiro suficiente pra visitar ese planeta. comcordão

Vida é uma coisa séria. Não pode haver vida em qualquer lugar. Se existir não seria vida inteligente. Se fosse possível esta vida já foi extinta. Se vai haver, nós já estaremos extintos. Enfim, são tantas coincidencias que seria o mesmo que acertar em uma loteria composta de mais de dez numeros com um cartão só e aposta simples. Isto levaria bilhões de anos para acontecer. No planeta terra, até a lua foi importantissimo para ser possivel vida. Seu tamanho, sua distância da terra, sua rotação, etc. A vida na terra poderia ser extinta a muito tempo. por uma questão de muita sorte que isto ainda não aconteceu. Para terminar, esqueçam vida alienigena, principalmente inteligente a ponta de se comunicar conosco.

Os humanos só foram ate a lua eh vc tem a presunção de afirmar que nao existe vida inteligente nesse universo?

• natan:

como pode exister ferro no espaso para faze os discos voadores bom pode exste vida em outro planetas mas discos voadores numca

• eu so eu:

os asteroides tem cerca de 98% de ferro e aço uns tem ate aguá os e.t pode muito bem ter extraído esse tipo de material com sua tecnologia super a avançada.
      como a NASA quer fazer extrair ferro e aço dos asteroides

• natan:

eu nao a credito em discos voadores eu tenho 7 anos o meu pai fas facodade falou na facodade do meu pai que os cientistas vi ran bichinhos na agua do espaso como vai existi ferro no espaso

• SILVIA REIS:

SERIA MUITA PRETENSÃO…. AINDA ACREDITAR QUE NOSSO CRIADOR TERIA CRIADO SOMENTE UM PLANETA – MINÚSCULO FRENTE AO COSMOS – COM VIDA INTELIGENTE.
    CLARO QUE NÃO SOMOS OS ÚNICOS, MAS ESTARÍAMOS MADUROS PARA CONHECER QUALQUER VIZINHO ALIENÍGENA?
    ESTES OUTROS SERES,QUE PROVAVELMENTE NOS OBSERVAM DE LONGE E VÊEM COMO SOMOS AINDA….POUCO AMIGÁVEIS…NÃO SE ARRISCARIAM A NOS VISITAR. ELES SABEM, COM CERTEZA, QUE TIPO DE SERES SOMOS. IMAGINEM UM ALIENÍGENA SUPER INTELIGENTE DESCENDO COM SUA NAVE POTENTE…. PARA SE APRESENTAR AOS NOSSOS IRMÃOS NA FAIXA DE GAZA? OU NA CRACOLÂNDIA EM S.PAULO????
    PRECISAMOS CRESCER MUITO, ESPIRITUALMENTE,PARA NÃO FAZERMOS BESTEIRA QUANDO O PRIMEIRO ALIENÍGENA CHEGAR….

• Gean Fipper:

A questão é : Existe vida inteligente na Terra?

• Anônimo:

Abrigar cadáveres. Sem sua estrela, nenhuma vida será possível.

• josé ricardo:

Estudo em uma escola federal científica e tecnológica onde os professores e alunos não são muitos normais.E para completar a figura o fardamento é verde, encontramos a palavra insanidade mais misteriosamente que o quadro da La Gioconda,os professores falam bastante da abiogÊnese,estou achando que a escola tem contato com ETs que devem estar ajudando o desenvolvimento tecnológico da instituição,quem sabe eles também não gostam dessa banda de rock.

• daniel:

O que é vida?

Há pouco achávamos que o local apropriado para geração de vida era aquele que reunisse condições para as formas de vida terráqueas, baseada no carbono e em condições adequadas. Nada de extremos. Então nosso próprio planeta encarregou-se de abrir-nos os olhos.

Descobrimos em Chernobyl plantas monocelulares alimentadas por radiossíntese em vez da comum fotossíntese. Depois, nas profundezas de minas abandonadas a centenas de metros abaixo do solo, vimos bactérias isoladas de quaisquer outros organismos que são os seres mais autossuficientes que já se teve notícia. Poucas semanas atrás descobrimos pela primeira vez também umas bactérias, aqui na Terra mesmo, baseadas não no carbono, mas no silício.

A cada dia ampliamos o leque de possibilidades do que é vida.

Eu diria mais. Necessitamos separar o conceito de vida do conceito de consciência, pois segundo conhecimentos muito, mas muito antigos, tudo é vivo, inclusive os próprios planetas e outros corpos celestes, cada um dotado de seu próprio “logos” e com níveis de consciência bem mais desenvolvidos que os nossos.

Para aqueles de fraca imaginação, pensem como amebas vistas na lâmina de um microscópio: “coitadas de nós, ainda temos tanto para evoluir até começarmos a compreender que estão aqui nos observando…”

• Vanilson:

Se não existe, logo começo a pensar na frase que eu vi em algum lugar: “Se não existir vida em outro planeta, o universo é um grande disperdiço de espaço”

• Robson Gomes da Silva:

Concordo Juliano, Mas pensa comigo, gosto de viajar muito, na historia da evolução humana, o cérebro foi o que se desenvolveu mais rápido e muito rápido, até lá, até o sol chegar em sua fase final de vida como estrela, o ser humano já estará em outro nível que por enquanto posso dizer que será um nível bem desconhecido e alto…
    Abraço Amigo

Robson,
    Se o homem tentasse mover a Terra de qualquer forma, ela iria se partir. Seria como dar um tiro no pé (ou pior!).
    Talvez, quando o Sol se tronar uma Gigante Vermelha, sua massa diminua de tal modo que a Terra se afaste gradativamente e entre na próxima zona habitável, lá no Cinturão de Kuiper (isso é só uma teoria, pq é mais certo que ela seja engolida). Mas, não veremos isso em pelo menos 5 bilhões de anos!!!

• Robson Gomes da Silva:

Pelos Cálculos, o sol irá demorar alguns bilhões de anos para chegar à fase final de vida de uma estrela, porém até lá, o homem já terá evoluído mais, conseqüentemente, ele pode criar um tipo de tecnologia avançada com força de propulsão para mover a terra do campo de destruição e com isso poderá criar um novo sol. Pode se dizer também que dependendo da forma que o sol chegue na fase final de sua vida, ele pode ser “reativado” e durar mais algum tempo…

rsrrsrs Realmente juliano…me expressei mal…kkkkk
    Não a supernova com relação a sua explosão, mas seremos engolidos por seu fogo de qq forma, pq ele vai inchar e levar consigo nossos visinhos mais próximo dele..rssr
    Muito Obrigado!!
    Grande Abraço!!!

Augusto, eu novamente aqui te corrigindo! rsrsrs
    Concordo plenamente com teu comentário, as vezes eu tbm viajo na imaginação pensando nessas coisas. Mas tem um erro no teu comentário que eu não pude deixar de corrigir: “antes que o nosso querido Sol vire uma supernova e nos engula com seu fogo”. O nosso Sol não tem massa suficiente para explodir em Supernova (se não me falha a memória, a estrela tem que ter acima de 4 massas solares). Quando esgotar o seu hidrogênio, ele começará a queimar hélio, fazendo com que ele inche e perca massa pro espaço, mas não por explosão e sim por ventos solares e ondas gravitacionais. Quanto a sermos engolidos, isso é fato. Mas só ocorrerá daqui uns 5 bilhões de anos…

• Augusto Paiva:

Caro Juliano… Acredito que pela forma de mutação que há na vida dos seres vivos, acredito que com o tempo a espécie evoluiria sua forma de viver para a vida subaquatica…
    Ou então sua extinsão total por conta disso….
    srrs
    Grande Abraço Amigo Juliano!!!

• Robson Gomes da Silva:

Acho que estou recebendo pontos negativos sim, rsrsrs.
    Mas não tenho como melhorar meu comentário.
    E sim, em questão de tempo, considere agora que se passou
    1 hora, você sentiu a terra se locomover?
    Mas com essa hora passada, você percebe uma mudança nas sombras dos objetos, pois a terra se locomoveu diante de uma fonte luminosa, mas o tempo passou, o tempo passa desde que ele foi criado, desde o big-bang, não importa se terá uma fonte luminosa perto do planeta, o tempo com certeza passará.
    No meu comentário postado no dia 20/02/11, apenas quis dizer que existe vida neste enorme universo, e inteligente, pode-se dizer que muito mais que nós, só que eu disse que o homem tem que procurar vidas não apenas semelhantes à terra, o homem tem que inovar, ser louco, procurar sempre por doideiras universais. Bem, eu penso assim.

Robson
    eu juro que li umas três vezes teu comentário mas não entendi praticamente nada! Todos estão te negativando por causa disso!

Quanto ao post, eu achei muito interessante essa teoria. Mas um planeta sem estrela não teria dias, nem anos, nem tempo. É uma idéia muito loca isso. E também, como diz no post sobre uma camada de gelo, como a da lua Europa, então a vida seria sub aquática, e dificilmente seria inteligente!

• Nichollas Vasconcelos:

Porque “dificilmente seria inteligente”?

• Augusto Paiva:

Bom…envolvendo um assunto que não tem a ver com este tópico..
    Temos alguns bilhões de anos para o homem aprender novas técnicas de navegão supersônicas pelo universo e encontar planetas substancialmente possíveis de serem habitados, antes que o nosso querido Sol vire uma supernova e nos engula com seu fogo.
    Até lá precisaremos de aparelhos bem mais poderosos e sensos de comunicação para podermos futuramente nos comunicar e se possível povoar um planeta de extraterrestres sem problema algum.
    Seria uma revolução!
    Conheceríamos novas formas de vida e possivelmente inteligente, culturas diferentes, animais diferentes…
    Talves uma galaxia distante onde as leis de física possivelmente mudariam.
    Pensem como seria algo de nos deixar loucos!! rsrsrrs
    Algo muito diferentes, nossa humanidade se frustraria com algo tão novo e fora de realidade se tornando algo real e a única realidade dalí para a frente!
    Uma ótima chance de aprimorarmos nossos conhecimentos a respeito da ciência, engenharia, física, biologia…
    Poderíamos até tentar interagir nossa fauna e flora da Terra com a Fauna e Flora deste outro planeta!
    Unir as duas formas de vida em uma só…
    Pensem em Star Wars!!! rsrs
    Bom… acho que levarei muitos pontos negativos neste comentário…
    Tomei muito Café hoje pela manhã!! kkkkkk
    De qualquer forma eu acredito sinseramente de que há vida fora de nosso planeta sim…e digo mais..
    Seres inteligentes e eles nos visitam sem que nós saibamos…
    Vejam os documentários dos EUA a respeito…rsrsrrs
    Nós, Homens (digo na forma Humana), temos muito o que aprender ainda, e isto só o tempo nos mostrará.
    Grande Abraço a Todos!!!!

• Robson Gomes da Silva:

A vida inteligente ou bacteriana não é prodígio da terra, muitos estudos já foram feitos e ter dúvidas que venha a existir vida fora da terra, já é algo que não tem mais significado. Antigamente sim, o homem poderia dizer que a terra era o único planeta com vida, pois seu conhecimento sobre o universo era bem limitado, mas é tomar ar de ignorante afirmar que somos únicos no universo. Pensando bem, o homem deveria procurar saber se pode existir vidas em planetas na qual nunca houve fotossíntese, pois o homem diz que pra haver vida, tem que ter condições favoráveis no meio que favoreçam o aparecimento de vida, mas será que nesse universo, na qual o homem ainda nem pode conhecer todo tipo de vida, não deve existir vidas na qual mesmo o meio não favorecendo nada para o aparecimento de vida, haja vida?

• Zahir:

Acredito que exista vida em outro sistema solar. Também acredito em vida inteligente em outros planetas, inclusive noa Terra! kkkkkkkkk

• astro venger:

Crenças e costumes sempre limitaram o ser humano. A ciência se ocupa do “como” as coisas são e, envolve pesquisa, comprovação, coisas palpáveis que podem ser testadas e verificadas em laboratório. É bem verdade que estamos engatinhando nas questões científicas, mesmo assim, o que já temos é muito mais que suficiente para enterdermos que a vida no cosmos, nosso imensurável universo, não é rara e muito menos algo miraculoso, mas tão ocorrivél e natural tanto como nós a vemos aqui na Terra.

Isto só é possivel em planetas com alta tecnologia e que tenham por exemplo um gerador de energia por fusão nuclear. Assim eles podem ter energia, independente do sol. Isto é: teriam um sol em seu planeta. É isto que eu espero para o planeta terra. Ficar independente da energia do sol.

• lukas:

Quem fala que ñ acredita agora que tem outras vidas em outros planetas é foda

• Jaime:

É imprudência chamar o universo de enorme ou gigante, ele é infinito (ou quase infinito, segundo teorias). E é óbvio que existem outras galáxias habitadas. O porém é que a nossa distância até esses lugares pode ser absurda.

com certeza tem vida alem de nos nesse universo!!!e é muito comum.e tem gente que acha que só tem vida nesse grão de poeira no universo

• Lordecueca:

O erro é acharem que a água é o componente básico para a geração da vida. Pensamento limitado.

• Milton Mourão:

Hummm… “Planetas Steppenwolf” com cheiro de NIBIRUs…

• Anderson Dantas:

Eu também não duvido que não haja vida neste imenso universo além de nós.

• Luiz dos Santos Miranda:

Não adianta muito encontrar vida primitiva pois, aqui tem muitas, agora encontrar vida inteligente, desenvolvida é outra questão. Seria uma faca de dois gumes, iclusive com riscos iminentes para toda a terra. Precaução é uma virtude.

• Netnature.wordpress.com:

Ja discuti isso no meu site, é um assunto bem. Bom, quem se interessar pode ver http://www.netnature.wordpress.com

abraço a todos

• Theo:

pensa so, falavam do hercolubus que tinha vida muito mais evoluida que a nossa e muito mais agressiva.
    eu achava bobagem pois o fato de um planeta andarilho nao poderia abrigar vida…
    depois desse artigo estou revendo meus conceitos sobre essas coisas

é pode até ter agua mas vida talvez não, porque se esses planetas não tem estrela isso significa que neles só é noite,oque não é bom para vida, porque plantas por exemplo precisam de sol para viver e animais tambem mas quem sabe a vida nesses planetas(se existir vida)é adaptada a essas condições desfavoraveis.

• Pensador:

A vida deve ser muito comum no universo. Infelizmente grande parte das pessoas acreditam que a vida é uma exclusividade deste grão de poeira chamado Terra.

Mas isto um dia será provado, será provado que existe vida fora da Terra. Infelizmente não estarei para ver a reação dos ignorantes.

• karlloz:

Quer existe vida no universo não tenho duvidas, ninha duvida é se vamos conseguir provar, é como joga na mega sena, mais quem tudo depende da sorte.