Pliossauro de Dorset: o mais temido predador marinho que a Terra já viu

Por , em 11.07.2011

E você com medo de tubarões: cientistas descobriram recentemente o crânio pertencente a um dos maiores “monstros marinhos” que já existiram. O animal, chamado de pliossauro, foi descrito como o predador mais temido que a Terra já viu.

O fóssil foi encontrado em Dorset, na Inglaterra. 18 meses foram necessários para remover o crânio de seu invólucro rochoso, revelando o monstro em um detalhe notável. Os cientistas suspeitam que a criatura pode ser uma nova espécie, ou mesmo gênero.

O fóssil de 155 milhões de anos foi descoberto pelo colecionador Kevan Sheehan entre 2003 e 2008; os ossos foram gradualmente desenterrados dos penhascos perto de Weymouth.

Agora, 95% do seu crânio já estão restaurados. O animal está bem preservado. À primeira vista, se assemelhava mais a pedaços rochosos enormes do que um monstro marinho, mas um processo de longa preparação revelou os detalhes do fóssil.

Parecendo um pouco com um crocodilo gigante, é fácil conferir o poder dessa “máquina de morder”: pliossauros, que viveram durante os Períodos Jurássico e Cretáceo, eram os maiores predadores dos oceanos.

Sua cavidade ocular, empoleirada no topo de sua cabeça, revela como ele fixaria seu olhar em qualquer presa que passasse; as aberturas imensamente poderosas que seriam os músculos da mandíbula permitiam que ele capturasse qualquer coisa que cruzasse seu caminho, e os enormes buracos até o seu focinho, que continham seus dentes gigantes e afiados, ajudariam a terminar qualquer refeição.

Seu corpo volumoso, que se moveria na água usando quatro membros como “pás”, nunca foi encontrado, e pode mesmo até nunca ter sido fossilizado. Mas novas estimativas dos cientistas, com base no crânio de 2,4 metros de comprimento, sugerem que o predador teria medido entre 15 e 18 metros, da cabeça a cauda.

Atualmente, os especialistas não sabem falar direito o dono do título de maior monstro do mundo do mar, porque é raro encontrar um fóssil completo.

O pliossauro de Dorset é grande, mas talvez não o maior. Peças de espécimes potencialmente maiores foram encontradas em Oxfordshire, Inglaterra, e o crânio de uma espécie de pliossauro chamado kronossauro, da Austrália, pode ser de até 3 metros.

Descobertas recentes em Svalbard, Noruega, apropriadamente chamadas de “Monstro” e “Predador X”, assim como o “monstro de Aramberri” encontrado no México, também são candidatos.

No entanto, os cientistas dizem que ter um crânio quase completo – está faltando apenas a ponta do focinho e um pequeno pedaço de sua mandíbula – dá-lhes uma oportunidade rara de obter um vislumbre da vida deste animal antigo.

Tomografias computadorizadas, que sondam o fóssil usando raios-X, já estão sendo estudadas para avaliar se a criatura é nova para a ciência. O animal parece diferente dos já descritos: é muito mais maciço, mais robusto. Porém, muito estudo terá que ser realizado antes de qualquer conclusão.

O crânio mais completo do predador marinho mais poderoso que já viveu na Terra está em exibição no Jurassic Coast, (em português, Costa Jurássica), patrimônio mundial que fica na Inglaterra.[BBC]

14 comentários

  • wolf:

    bah,prefiro megalodon.

  • Renan C Teixeira:

    “E você com medo de tubarões.” Ridiculo essa expressão pois os tubarões ainda são predominantes! e eram maiores que esse tal predador! Se esse predador tivesse o importuno de encontrar o maior predador marinho (que era um tubarão), só sobraria os pedaços dele! É bom ter informações antes de fazer uma matéria do tipo.

    Megaladon tamanho entre 20-25 metros peso: 50 toneladas

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carcharodon_megalodon

  • joseph:

    adorei a materia,moro em bournemouth,que fica no condando de dorset e o jurassic coast e realmente deslumbrante,caminhando pelas praias rochosas pode se encontrar muitos fosseis,tenho um amigo aqui que facinado por pre-historia e sempre vou junto com ele para este lugar e viajar no tempo catatando pequenos fosseis pela praia.
    parabens pela materia.

  • Jairo Wilson Muller:

    Parabéns a todos… adorei seus raciocínios.

  • Jéssica:

    show!!!
    queria poder abrir uma janela no tempo e ver todos estes bixos em vida….deveria ser o maximo!!

    • lucas vinicius:

      É pessoal muitas coisas ainda não temos como esplicar mais desconfio que existe muitas outras especies de monstros marinhos ou terrestres, que ciéntistas não ainda nós revelam como a ári 51 no mexico procurem vam se fasinar dos secredos que nos escondem até hoje porque será ??????

  • Lucyano Valdez:

    A pergunta é: Por que esses bichos desapareceram? O que aconteceu na Terra (Asteróide, etc) não poderia tê-los afetado, porquanto estavam no Mar.

    • Du Silva:

      Acho que ele não sumiu,apenas evoluiu.

  • Lucio Azevedo:

    SHOW, ME AMARRO NISSO…
    MAS O JONY TEM RAZÃO, EXISTIA TBM O MEGALODONTE(MEGALODON)…
    TÃO ASSUSTADOR QUANTO ESSE, E TAMBÉM UMA MAQUINA DA MATAR..

  • Jony:

    e aquele tubarão gigante que tinha tb ??

    não conta ??

  • roberto l:

    Como os cientistas vão saber as características dos dinossauros, apenas achando um fóssil. Eles trabalham com idéias hipotéticas. Na reportagem eles mesmos dizem: “Seu corpo volumoso, que se moveria na água usando quatro membros como “pás”, nunca foi encontrado, e pode mesmo até nunca ter sido fossilizado”; Então eles deduzem que o animal tinha um peso x, uma altura y, uma força w … eles trabalham com deduções.

    • Felipe:

      Roberto, é só você reparar o tamanho do crânio deste animal. É praticamente impossível que o Pliossauro tenha uma cabeça enorme, porém um corpo pequeno. Ou um corpo extremamente maior do que o crânio.
      Claro, que não é 100% de chance ele ter essas características, mas chega muito perto, graças ao seu fóssil 95% completo.

    • Hugo:

      Não é bem assim não, cara.

      Claro que, enquanto eles não acharem o resto do corpo, será tudo teoria. Mas não são chutes não, são teorias com muitas bases científicas, de pessoas com muita experiência e que, por conta disso, tem grandes chances de estarem corretas.

    • Tiago Vieira da Rocha:

      Leve em consideração que já encontraram fósseis de pliossauros.

Deixe seu comentário!