Pode um analgésico combater o câncer?

Publicado em 17.06.2010

remedio Sulindac analgesico cancer

Um remédio analgésico chamado Sulindac parece ter uma propriedade que ajuda a combater uma das maiores “dores” da humanidade: o crescimento tumoral de câncer. É o que apurou uma escola médica do Reino Unido, após estudos com o composto químico Sulindac.

A substância é essencialmente um medicamento anti-inflamatório, prescrito para febre e dores no corpo, mas essa nova função era desconhecida. Sulindac inibe o crescimento do tumor por ter ação dentro do núcleo celular. Assim, busca impedir o surgimento de um câncer ainda em suas bases celulares mais simples.

O segredo está nos receptores celulares. Eles são proteínas que permitem a interação de certas substâncias com os mecanismos do metabolismo celular. Essa interação pode ser maléfica em alguns casos, e contribuir até para o surgimento ou o crescimento de um tumor. Mas nesse caso a descoberta parece realmente impressionante, porque o efeito é justamente o contrário. É uma questão de “direcionamento”: pode-se levar a proteína a promover o crescimento ou a destruição de um tumor cancerígeno. [Science Daily]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. Caio, o futuro foi na época de Newton, Tesla, Einstein…

    Nós somos o que aconteceu DEPOIS do futuro, qual o nosso futuro?
    Um segundo já é o seu futuro…

    Thumb up 0
  2. Acho preocupante uma classe de medicamento que atua diretamente no núcleo celular-onde está o nosso DNA- apesar desse medicamento ter aparentemente um efeito positivo contra o crescimento de tumores mais estudos seriam muito bem vindo!.Será que outras classes de medicamentos não teriam efeito contrário? afinal nem sabemos quais medicamentos produzem também efeitos no interior dos núcleos.

    Thumb up 1
  3. Agora podem esperar…

    Certamente esse remedio que possivelmente é vendido baratíssimo, irá valer agora mais de 100 reais… =)

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
casalgordinhos
Gordinhas têm dificuldade para encontrar namorados. Gordinhos não.

Cientistas afirmam q...

Fechar