Ponto Nemo, o “meio do oceano” (literalmente)

Por , em 22.07.2012

Se algum dia você quiser ficar o mais longe possível da civilização (mas sem sair do planeta), anote estas coordenadas: 48°52.6′ sul, 123°23.6′ oeste. Elas o ajudarão a encontrar o Ponto Nemo, o local mais distante de qualquer continente ou ilha.

O nome, que não tem nada a ver com aquela célebre animação da Disney e da Pixar, é uma referência ao Capitão Nemo, do clássico Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne. Levando em conta a infinidade de ilhas que existem espalhadas pelo oceano e os contornos irregulares dos continentes, encontrar o Ponto Nemo foi uma verdadeira façanha, que só foi concretizada em 1992.

Naquele ano, o engenheiro e pesquisador Hrvoje Lukatela usou um programa de computador geospacial que ele mesmo havia criado, o Hipparchus, para localizar o ponto. Depois de muitos cálculos, descobriu que fica no sul do Oceano Pacífico, a 2.688 quilômetros de um grupo de três ilhas (Duci, Motu Nui e Maher).

Por ser tão remoto, provavelmente nunca foi visitado por alguém. Você se arriscaria?[Life’s Little Mysteries]

6 comentários

  • Fernando Ramos:

    Assim à vista quer-me parecer que há outros pontos com maiores distâncias a terra.

    • febardini:

      Realmente, porém o Ponto Nemo, refere-se a distância de qualquer pedaço de terra, ou seja, as ilhas mesmo minúsculas e não habitadas contam!

  • aguiarubra:

    Sei lá, entende?

    Há aventureiros prá tudo.

    Talvez alguém já esteja pensando em entrar no livro dos recordes como “o primeiro” a visitar esse “ponto Nemo” do planeta!

  • Diego Willrich:

    Acredito que, na verdade, o nome do “Ponto Nemo” deva vir da origem do termo “Nemo” que em latim significa “Ninguém”.

    “Capitão Nemo” era a alcunha, o apelido, do personagem de 20 Mil Léguas Submarinas, já que ninguém sabia nada a seu respeito.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%A3o_Nemo

    • aguiarubra:

      E o Capitão Nemo, depois de ser “aposentado” de suas viagens, encontrou uma “ILHA MISTERIOSA” para tentar ficar em paz, longe o mais possível de toda civilização!

      Quem sabe foi em homenagem a esse outro conto de Jules Verne que se batizou esse ponto de “Nemo”.

  • Billy coen Coen:

    Não sabia.Parabens pelo excelente site.

Deixe seu comentário!