Por que algumas pessoas possuem olhos de cores diferentes?

Publicado em 30.01.2011

Você conhece alguém com um olho verde e outro azul? Sabe por que isso acontece? Nós temos a resposta!

A verdade é que esse tipo de fenômeno não é muito comum, aparecendo apenas em 11 a  cada mil pessoas e, ao contrário do que muitos acreditam, nem sempre essa característica é de nascimento.

A cor da íris se desenvolve nos primeiros meses após o nascimento, com uma quantidade de melanina determinando a cor dos olhos. Quanto menos melanina, mais claros os olhos.

Mas algumas vezes a concentração e a distribuição da melanina não é uniforme, levando a um fenômeno conhecido como heterocromia – cada olho fica de uma cor diferente.

E há diferentes tipos de heterocromia: a central, em que os olhos apresentam várias cores (como um centro castanho e o fim da íris azulado), a sectoral (que é apenas uma “pincelada” de cor diferente nos outros ônibus) e a completa, que é quando a íris toda é de uma cor diferente da outra.

Normalmente, a heterocromia não está ligada a nenhum problema de saúde e pode ser herdada geneticamente de algum dos pais.

No entanto, há alguns sinais que devem ser levados em consideração. Por exemplo, a heterocromia pode ser sinal de síndrome de Waardenburg, que faz com que crianças percam também a audição e apresentem cabelos prematuramente grisalhos. [Lifes Little Mysteries]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

68 Comentários

  1. oi meus olhos mudam de cor..as vezes me perguntam qual a cor dos meus olhos e temo em falar pq nem sempre sei que cor ele esta ..ja percebi que ele muda conforme a claridade e tbm percebi que eles mudam conforme a temperatura… tem hs que eles estão verdes outras estão castanhos e tem horas que eles fikam verdes misturados com castanho.. como se chama isso??

    Thumb up 3
  2. meu olho é verde mas tem manchas de cor acastanhado e também tive um cachorro com um olho castanho médio
    e outro azul quase indo para o branco

    Thumb up 0
  3. Eu tenho o olho verde mais a Iris dele em volta tem uma cor diferente meio avermelhado nunca tinha reparado minhas amigas que falaram Oque é?

    Thumb up 0
  4. estranho, eu tenho uma “mancha” no meu olho…
    bem, os dois são verdes MAS no olho direito tem uma mancha castanha, também nunca tive nenhum sintoma dessa síndrome citada no texto

    Thumb up 0
    • O mesmo comigo não sei oque é

      Thumb up 0
  5. adorei a matéria, serve como base de informaçao, os meus olhos por exemplo sao diferentes os dois tem azul e castanho é estranho..eu acho.

    Thumb up 0
  6. gostei da matéria……meus olhos são como o do amigo acima…..castanhos pretos!!!…bjs a todos

    Thumb up 0
  7. Interessante, tenho a sectorial, uma ”mancha” do lado esquerdo castanho, o resto do olho é verde escuro. O meu primo tem um olho azul e o outro verde. Acho q é genético msm.

    Thumb up 2
  8. Muito legal saber que tem várias outras pessoas com cores de olhos diferentes…o meu é verde e castanho. Abraço

    Thumb up 0
  9. eu tenhu um olho castanho claro e o outro castanho escuro sempre me achei diferente mas naum sou o unico com isso
    gosto muito dos meus olhos rsrsr são unicos né tem gente q tem olhos azuis eu tenhu um diferente do outro rsrsrsr
    boa semana a todos ….

    Thumb up 1
  10. eu nasci com os olhos pretos e hoje eles são azuis celeste isso e normal? porque geralmente eh ao contrario!

    Thumb up 0
    • Nossa tu tbm… o meu eh mel e tipo tha aparecendo uns risquinhos azuis nele espero q ele fique todo azul pq eu nasci com eles azul hehe bom torcam por mim.. eu acho normal ;)

      Thumb up 1
    • eu tenho um marrom e outro ver de etenho uma pinta no zoio esquerdo

      Thumb up 0
  11. minha mãe tem um olho azul e o outro castanho ela pode ter algum problema mais adianta (qaundo estiver mais velha ) vicar surda ou algo do ti?

    Thumb up 0
  12. nasci com um olho cinza esverdiado e o outro castanho bem claro
    e agor tenho 11 anos de idade e estão marrom
    os meus olhos ficaram claros só nos primeiros meses

    Thumb up 6
  13. merda meus olhos eram verdes claros quando pequeno hj eu tenho 14 anos e estão castanhos bem claro
    a cor do mel meio q trasparente

    Thumb up 0
    • olho transparente é tenso

      Thumb up 2
  14. Os meus são verdes e tem tipo uma flor no meio, um girassol… muuuuuito irado..

    Thumb up 4
  15. Conheci uma moça muito linda, ue tinha um olho verde e outro azul e também era surd-muda. De qualquer forma, conversávamos bastante, no clube Tiete, e tive com ela uma boa amizade. Hoje, ela deve ser um a senhora de uns 60 anos e ficaria muito feliz em contatá-la.

    Thumb up 0
  16. meu filho tem 7 meses e ele tem um olho azul e o outro verde.ja li bastante sobre o assunto mais mesmo assim ainda tenho duvidas.tenho medo que no futuro isso de problemas a ele.

    Thumb up 2
  17. Meus olhos são azulados ,mais quando bate sol a cor do olho esquerdo começa a escurecer ,é estranho,isso pode causar problema no futuro?

    Thumb up 0
  18. bom tenho belo par de alhos verdes graças a Deus são exatamente da mesma ,quando eu nasci minha mãe falou q eles eram bem azuis, e em ambiante iluminado meu olho fica bem mais bonito……

    Thumb up 1
  19. eu tenho isso mais o meu é nos 2 olhos iguais e na borda é verde claro e depois vai ficando castanho

    Thumb up 1
    • Eu tb tenho… um dos meus olhos é verde, o outro é mel, e o outro é azul…

      Thumb up 2
  20. Nunca vi uma pessoa com olhos diferentes, só um cãozinho.
    E eu nasci com os olhos azuis e viraram castanhos =(

    Thumb up 0
  21. É muito legal isso na minha familia só eu tenho o olho verde e o outro azul..o verde da minha mãe e o azul do meu pai..meu pai morreu quando eu estava de 2 meses na barriga da minha mãe..eu não o conheci mas muitos falam ke eu sou a cara dele..a familia do meu pai kase toda tem olho claro

    Thumb up 3
  22. os meus olhos também são diferentes, tenho um castanho escuro e outro mel puxando para o verde escuro…. sera q isso pode dar algum problema no futuro????

    Thumb up 5
  23. tenho um olho com as 3 cores bem distintas, cada uma na sua mancha e lugar. o outro é so verde e castanho. nao encontro nada na net sobre isso, nao se trata de heterocromia. ja tenho de nascença. pode ser alguma doença? :(

    Thumb up 5
  24. O meu tbm! tem isso, tipo… fora é marrom e tem uma bolinha preta dentro! BEM NO MEIO! O.O uma bolinha pekena kkkkk

    Thumb up 2
  25. cada olho meu possui três cores:preto,azul e castanho claro…é diferente e muito legal ser assim….além de causar espanto quando as pessoas me olham…é muito engraçado,as vezes me pego rindo na frente do espelho…

    Thumb up 3
    • huum… q engraçado..

      Thumb up 1
  26. Meus olhos são, beem pertinho da pupila, cor de mel, e no resto todo verde. Todo mundo acha lindo e eu acho mto foda *-*

    Thumb up 1
  27. caramba! eu tenho esse ‘problema’. ele é bem sutil (o contorno dos meus olhos são verdes, enquanto a íris castanha de um é mais clara que a de outro). sempre reclamei muito disso. quem convive comigo sabe… e acha que é loucura da minha cabeça, rs.
    enfim, parabenizo todos pelos comentários positivos. sempre achei isso ridículo, ficando com um certo receio de me comunicar visualmente com as pessoas (isso me faz parecer antipática) sendo q todos aqui acham o contrário… rs. demais.

    Thumb up 4
  28. Eu nasci com um olho castanho claro e o outro castanho escuro. A informação que minha mãe recebeu do oftalmologista foi que, deveria mudar até eu completar 10 anos. Hoje tenho 29, e só mudou o castanho escuro,ficando com uma metade castanho escuro e a outra metade castanho claro. Minha mãe tem olhos castanhos claros e meu pai castanho escuro.Foi sempre uma brincadeira de dizer que um olho era do pai e outro da mãe. Tenho 3 filhos e nenhum com essa alteração.O mais velho tem olhos escuros.O do meio castanho muito claro,quase mel. E a pequena tem olhos azuis esverdeados…

    Thumb up 1
  29. Uma coisa que eu quero muito,é me casar com um rapaz de um olho verde e outro azul! Perfect!
    Eu já tive um gatinho assim,ele era muito lindo,e gostava muito de mim,mas ele causava brigas em casa por que minha outra gatinha ficava tentando arranhar e morder ele,então,meu pai levou ele(que chegou depois dela),pra morar em outro bairro,e desde então eu nunca mais vi ele!:( BUÁÁÁÁÁ!
    Talvez seja por isso que eu quero me casar com um rapaz assim…
    Meu olho é verde,mas tem laranja,azul,e verde mais claro nele tbm,eu acho bem bonito!

    Thumb up 0
  30. eu tenho um olho com um girassol no meio,pintinhas castanhas e o resto do olho azul,e o outro olho é castanho escuro

    Thumb up 3
  31. David Bowie. E seus olhos são bem diferentes nas cores. Destacam mesmo!!! Procurem por fotos dele na internet. Aliás, eu adoro ele!!… bons tempos…

    Thumb up 6
  32. poww eu acho muito maneiro essa parada .eu tenho um olho verde e outro castanho q sempre esta mudando de cor ,as vezes azuis tbm .e as mulheres sempre gotam e sempre me dao susto quando ficam olhando muito e depois da um enorme grito ! haaaaaaaaa os seus olhos éé lindos !

    Thumb up 2
  33. Olá;convivo a 40 anos com as cores dos olhos diferentes,ou seja,é assim de nascença, um é castanho e o outro é verde,e o castanho tem uma pequena parte,tipo um triângulo verde.Nunca tive problemas de visão por isso,e como já li a respeito, esse “problema”pode ser de duas origens,uma hereditária, só que nesse caso nem meu pai nem minha mãe tem ao menos uma das cores iguais aos meus,e a outra pode ser logo após o nascimento podendo ser a tal síndrome de Waardenburg,bom nesse caso posso afirmar que só agora é que meus cabelos estão ficando grisalhos,e também não tenho problemas alditivos.Particularmente adoro essa “deformação da cor da íris”,faz muito sucesso com as garotas e motivo de inveja pros outros garotos,claro que esse assédio era mais evidente na adolêscencia,mas até hoje não deixa de ser motivo de atração e curiosidade!!Valeu !! Abss

    Thumb up 4
    • Milton, os meus são exatamente iguais aos seus, ateo triângulo verde no castanhos nunca tive problemas, alias amo eles….no meu caso tbm, meus pais tem os olhos iguais e não sofro de algum tipo de surdez. Abracos

      Thumb up 1
  34. é eu conheço um cara que teve um problema no olho e ficou um de cada cor (verde e outro azul) ele não nasceu assim. Estranho…

    Thumb up 1
  35. aew pessoal legal mais tipo meu irmao nasceu com os olhos azuis e agora estao ficando esverdiados pq?? tipo isso começou depois de tarde la pros 9 anos de idade dele…

    Thumb up 2
  36. Conheço uma semhora que tem um olho azul eoutro verde. Normalmente a diferença é quase imperceptível, mas quando ela tem alguma emoção forte (tristeza, raiva, alegria…) a diferença fica bem acentuada.
    No caso dela, a cor de olho verde foi herdado do pai e azul da mãe.
    Ela já tem mais de 60 anos e nem um fio de cabelo branco… e nunca pintou cabelos. É um caso inverso do comentado na matéria.

    Thumb up 16
  37. tenho um primo, que qdo ele tinha ums 3, 4 anos, notei que um olho dele era castanho escuro e o outro claro, acho lindo, já os meus, mudam conforme o dia, de castanho escuro para o castanho claro, adoro quando ele ficam claros.

    Thumb up 7
  38. @eduardo O acompanhamento médico é sim importante, todavia no caso da síndrome não ha o que se fazer a não ser retardar a perda de audição com o uso de aparelhos auditivos e no futuro um implante definitivo.
    @victor’ Querido retardado, você gostaria mesmo de ter uma doença que degenera a audição só para ter cabelos grisalhos ? Não seria mais fácil e menos ignóbil pintar as madeixas ?

    Thumb up 4
  39. Eu gostaria muito de ter heterocromia completa, e também a síndrome de Waardenburg, sempre quis ter cabelos brancos, grisalhos, e também sempre quis ter olhos com duas cores, meu olho é castanho claro e gostaria de ter um verde, não claro, um verde médio, as vezes azulado, acho que ficaria legal.
    Voltando ao assunto: Eu achei super estranha essa reportagem, já que, quando eu tinha uns 9 anos, conheci uma menina que a cada dia o olho dela trocava de cor, hoje ambos nós estamos com 12, talvez a cor da íris não tenha sido completa e, enquanto ela crescia, a íris continuava numa “indecisão” e sem seu corpo perceber, ela já estava grande. Bom, acho que hoje ela já está com uma cor, bonita. :)

    Thumb up 3
  40. Xará… creio que vc deva levar tb a um dermatologista… se bem que, se a menina tivesse alguma complicação com esse fenômeno, o próprio oftalmologista deveria ter alertado… mas é sempre bom ter a opinião de outros profissionais…

    Thumb up 8
  41. E tb há pessoas q adquirem olhos vermelhos… principalmente qnd vão a shows dos racionais, mv bill, skank, natruts, etc…
    “Pra que ter olhos vermelhos, se o vermelho dos meus olhos vêm do verde na natureza?” (Da lai lama Bob Marley)

    Thumb up 17
  42. nossa que erro grotesco hahahaha
    “a sectoral (que é apenas uma “pincelada” de cor diferente nos outros ônibus)”

    Thumb up 2
    • eu tenho um olho verde e outro castanho e no olho verde eu tenho uma mancha do castanho , muito doido k k k k
      nossa muitas pessoas me perguntam pq tenho os olhos desse jeito e fico sem resposta ja pesquisei em varios lugares e nunca acho !!

      Thumb up 1
  43. Eu tenho uma filha de 3,6 anos que apresenta esse fenômeno. Ela ficou linda com essa diferença. Já haviam me falado sobre possibilidades de problemas ligados a isso. Na época eu a levei numa oftalmologista. Mas não sei a quem mais deveria procurar para obter ajuda a fim de verificar o que essa matéria alega como outras possibilidades de problemas. Alguém sabe?

    Thumb up 15
    • Eu tenho 16 anos, tenho heterocromia sectoral [um dos olhos possui um fragmento verde, sendo a cor predominante castanha]. Já nasci assim. Consultei durante anos com o melhor pediatra da cidade. Assim que nasci, minha mãe me levou ao pediatra e comentou essa diferença de pigmento. O médico explicou à minha mãe que era normal. E realmente, o meu caso deve ser; até hoje, nenhum sintoma da tal “síndrome de Waardenburg”.

      Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
et
Por que nós ainda não encontramos vida alienígena?

Todas as estimativas...

Fechar