Por que homens são tão obcecados por seios?

Publicado em 8.10.2012

seios

Não é segredo que boa parte dos homens (nas civilizações ocidentais, pelo menos) tem quase uma “devoção” por seios femininos. O que estaria por trás desse comportamento tão antigo? Em artigo recente para o Huffington Post, Larry Young e Brian Alexander, autores do livro The Chemistry Between Us: Love, Sex, and the Science of Attraction (“A Química entre Nós: Amor, Sexo e a Ciência da Atração”, sem edição no Brasil), sugerem que essa atração por seios começa pouco depois do nascimento.

Antes de explicar suas ideias, contudo, eles contrariam duas hipóteses normalmente defendidas por biólogos evolucionistas: a de que os homens buscam mulheres com seios fartos, que seriam mais “saudáveis” (Young e Alexander argumentam que não haveria razão evolutiva para os homens serem tão seletivos); e a de que o ato sexual feito cara-a-cara seria responsável por associar a visão de seios a algo prazeroso (esse fenômeno ocorre, dizem, mas não seria a causa principal da associação).

Ao nascer, escrevem os autores, a criança manipula os seios da mãe em busca de alimento. Esse gesto faz com que o cérebro da mãe libere oxitocina, que, além de estimular a liberação de leite, faz com que a mãe passe a focar na criança. “O filho se torna a coisa mais importante do mundo”, apontam. Agindo em conjunto com outro hormônio (dopamina), a oxitocina causa uma sensação agradável durante a amamentação e ajuda a formar o laço entre mãe e filho. “Este não é apenas o mais belo de todos os laços sociais, mas pode também ser o mais duradouro, permanecendo por toda uma vida”, explicam.

Seres humanos, apontam Young e Alexander, estão entre os raros animais que fazem sexo cara-a-cara. “Nós acreditamos que essa diferença da sexualidade humana tenha se desenvolvido para explorar o antigo laço entre mãe e filho como forma de ajudar a criar laços entre amantes”, dizem.

Quando o parceiro toca ou massageia o seio da mulher, estimula a produção de oxitocina. Combinada com a dopamina (desta vez liberada por conta das preliminares ou do próprio ato sexual), ela ajuda a associar o parceiro (seu rosto, sua voz etc.) a um sentimento prazeroso, criando laços em seu cérebro.

“Então podem fazer piada se quiserem, mas a nossa fascinação com seios, longe de ser esquisita, é um impulso evolutivo inconsciente, que faz com que ativemos circuitos que ajudam a criar vínculos amorosos”, concluem Young e Alexander.[io9] [Huffington Post]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

25 Comentários

  1. Seguindo essa lógica: meninos não amamentados em geral (orfãos, filho de mulher que ainda acredita que o peito cai, filho de mulher que não quer porque não quer amamentar, etc) deveriam ser completamente indiferentes…não parece ser o que ocorre…

    Thumb up 11
  2. em outras culturas não se tem atração por seios
    elas seriam o que? menos humanas, fora do caminho evolutivo
    essas pesquisas deveriam considerar estudos etnográficos e teses antropologicas antes de sair publicando esse tipo de coisa

    Thumb up 27
    • Não existe cultura alguma em que a maioria dos machos humanos não sintam atracão por seios. Não é porque os homens de outras culturas favorecem outras características em detrimento aos seios que eles não sentem atracão por seios. Somente o fato de as mulheres terem seios fartos (em relação ao homem) em idade em que estão sexualmente maduras já é um indicio de que essa característica é evolutiva. Em outros mamíferos, os seios só crescem em períodos reprodutivos ou em gestação. Nos somos animais sexuais, nossos corpos estão cheios de detalhes que soh existem enquanto sinais sexuais e os seios femininos estão entre eles, assim como o pênis desproporcionalmente grande.

      Thumb up 9
  3. Isso vem da cultura. Antigamente a atração por seio se referia a questão da reprodução.Mulheres com seios fartos dariam mais leite e saúde ao filho, do mesmo modo que tendo quadris maiores facilitaria a saída do bebê.

    Thumb up 18
  4. Para as mulheres que enchem a boca pra falar mal do homem por causa dessa “atração”… elas tem uma parcela de culpa nisso também!!!

    Thumb up 17
  5. isso explica muito mas nao faz tanto sentido, pois quanto as mulheres tambem sao amamentadas e nem por isso sentem atraçao por seios… isso tem mais influencia da cultura todos os homens a volta dos homens dizem que é bom e fazem voce acreditar nisso assim funciona a midia que influencia o mundo. seios realmente é prazeroso mas há pessoas que nao sao amamentadas e sentem grandes atraçoes por seios. homosexuais aonde entram nisso? na minha opnião é mais cultura do que algo humano é claro que cientificamente isso é algo normal pois muitas coisas homo da biologia sao consideradas anormais mas simplesmente existem e essa sensaçao de prazer em funçao dessas oxitocina faz sentido mas nao quer dizer muita coisa em relaçao ao prazer humano em relaçao a seios pois o que quero dizer é que só por que homens nao sao amamentados nao quer dizer que eles vao ser homosexuais e os que sao vao ser heteros e vise-e-versa em relaçao a mulheres

    Thumb up 42
    • pô, porque é o Homem que sente atração pelo sexo oposto, que é a mulher, e que tem seio. E está ligado á atração sexual. Lésbicas por exemplo(eu acho que) devem sentir atração pelos seios de outra mulher…

      Thumb up 22
    • então só porque um homem não foi amamentado ele não vai sentir atração por uma mulher só por que ele não teve oxitocina. e uma mulher vai ser homossexual só por que foi amamentada e tem muita oxitocina?
      O que eu quiz dizer é que não faz tanto sentido pode ser verdade mas só será quando a ciência definir uma prova verdadeira pois isto é apenas um estudo.

      Thumb up 11
    • No caso de não ser amamentado, pelo processo evolutivo e provavelmente pela falta, talvez continue com a atração. E no caso da Mulher, existe uma teoria(comprovada) de que algumas pessoas nascem com um certo gene no organismo, que o faz sentir atração pelo mesmo sexo e sentir-se como alguém do sexo oposto. Nesse caso, apenas as mulheres com esse gene, pode, ainda dependendo de toda sua formação infantil, juvenil, ter atração por Seios!!!
      Eu acho isso… eu que estou falando! kk’

      Thumb up 11
    • Não existe NENHUMA teoria comprovada de que pessoas nascem com um gene que defina por qual sexo ela sentirá atração. Homossexualidade é um fator comportamental até que se prove o contrário. Às vezes são divulgadas TEORIAS, apenas teorias sendo ditas que são comprovadas, até porque os estudos a respeito foram vetados pela lei que proíbe estudo e acompanhamento psicológico de homossexuais, e quando tentaram anular essa lei, chamaram de “Cura Gay”. Paciência né?

      Thumb up 2
    • É David, errei ao dizer comprovada, estava me baseando em um estudo postado aqui mesmo no Hypescience na época, sobre o que comentei, de um provável gene que supostamente altera o fator atração sexual. No qual é hereditário, mas não chega a “afetar” a todos que o carregam… não estou encontrando a publicação, que é antiga e nem lembro o titulo, mas ao encontrar tento passar o link aqui ;)

      Thumb up 1
  6. O Texto diz “Então podem fazer piada se quiserem, mas a nossa fascinação com seios, longe de ser esquisita, é (um impulso evolutivo inconsciente), que faz com que ativemos circuitos que ajudam a criar vínculos amorosos” …Isto é a mais pura contradição!! Se a evolução fosse verdade não haveria necessidade de Amor.SEntão chegaram á conclusão que o amor é inconsciente e aleatório?? .Talvez para alguns cientistas sim, pra mim não.. Está frase pode ter efeito “um impulso evolutivo inconsciente” mas não é FATO comprovado.O ser Humano poderia sobreviver sem enxergar em cores, poderia distinguir apenas 2 ou tres sabores, poucos cheiros, ainda assim viveria.Porem Deus nos criou como somos, para desfrutar a vida com prazer.

    Thumb up 5
  7. … ” O seio é sem dúvidas,a maior e a mais profunda atração química que existe para sedar o Homem. No começo,é o alimento orgânico natural para a vida,logo em seguida tórna-se o aconchego esedutor e, sobretudo,o ato que mais acalma, que mais estabelece inclusive,apazígua o Homem em seu próprio extinto de tristeza e de dor.O apalpar de um seio é, a maior e mais deliciosa ‘terapia’sossegadora para um Homem.[Eu mim rendo à quaisquer situação adversa]. brigado pela matéria.

    Thumb up 5
    • Provavelmente porque não é comum ao biotipo das brasileiras terem seios, naturalmente, avantajadas mas de tamanhos medianos.
      Da mesma forma, os americanos/europeus não valorizam glúteos avantajados, pelo contrário, vêem como sobrepeso.

      Thumb up 10
    • Americanos e europeus não sabem nada nicho da anatomia^^

      Thumb up 2
    • Americanos e europeus não sabem nada desse nicho da anatomia^^

      Thumb up 0

Envie um comentário