Por que não somos tão inteligentes quanto Einstein?

Albert Einstein foi assustadoramente inteligente. Apesar de seu cérebro não ser maior do que a média dos seres humanos, de alguma maneira ele funcionou melhor, conseguindo desenvolver ideias e um raciocício inconcebível para os reles mortais.

Mas por que não podemos todos ser tão inteligentes quanto Einstein?

Parece que enfim surgiu a resposta. Uma nova pesquisa indica que os cérebros evoluem não apenas para minimizar o custo de energia ou se tornar o mais inteligente possível, mas para chegar a um equilíbrio entre essas duas coisas.

Apesar do cérebro ocupar apenas 2% de nossa massa corporal, ele queima 20% da nossa energia. Por isso, a evolução levou ao ajuste do design do cérebro para torná-lo mais “barato” para o corpo. Um cérebro menor usa menos energia, o que explica o porquê nosso cérebro não aumentou ao longo dos milênios.

Mas isso não explica o motivo pelo qual não podemos fazer mais com as melhorias mentais que tivemos, e por que não podemos ser como Einstein, cujo cérebro não era enorme, mas tinha alto e eficiente funcionamento. Einstein aparentemente nunca fez um teste de QI, mas cientistas estimam que sua pontuação teria sido de cerca de 160, superior a 99,9% da população.

Por que o nosso cérebro, em comparação ao dele, não parece nem um pouco incrível?

Dados de neuroimagem mostram que indivíduos com elevada eficiência neural têm um QI mais alto. Mas as conexões cerebrais que conferem muita inteligência para as pessoas têm um custo mais alto para o corpo, com mais gasto de energia.

Assim como acontece com outras pessoas que possuem QI alto, o cérebro de Einstein provavelmente fazia conexões de grande alcance entre regiões cerebrais diferentes. No entanto, esses saltos entre grandes distâncias anatômicas necessitam de uma enorme quantidade de energia, e por isso o cérebro de uma pessoa comum simplesmente não pode construir esses caminhos.

A média do cérebro humano representa um tipo de troca que equilibra a maximização da eficiência com a minimização de custos para o corpo. É, pelo visto não adiantam centenas de livros, cursos e faculdades. Só temos que aceitar que, infelizmente, nem todos podem ser como Einstein.[Life’sLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 2,50 de 5)
Curta no Facebook:

130 respostas para “Por que não somos tão inteligentes quanto Einstein?”

  1. Já fiz vários teste de QI e sempre tenho resultado acima de 180. Nunca consegui entender o por que. Até agora não consegui realizar nenhuma façanha de alcance estadual/ nacional/internacional!!!O caso do Einstein é simples: ele é um desses homens que vez por outro vem à Terra com finalidade de suscitar, despertar, indicar novos caminhos, abrir horizontes, para fortalecer o desenvolvimento do ser humano. É um controle Divino.

  2. O Livro Sagrado, O LIVRO mais lido,VENDIDO e pesquisado do Mundo, a Bíblia, Cujo Autor É (Deus) o Grande Arquiteto do Universo. nele Deus diz que a sabedoria e a inteligencia dos homens são loucura,se comparado com a sua inteligencia,pois ele criou sozinho todo o UNIVERSO,inclusive o gênio que vocês tanto idolatram, o DR:Albert Einstein.até uma criança como eu sabe disto.na Bíblia está escrito que o TEMOR DE DEUS é o principio da SABEDORIA. Vocês estão cometendo um grande ERRO colocando o intelecto no lugar de Deus,metaforicamente falando ele é forte e musculoso mas não tem personalidade nenhuma.

    • Eis ai uma CRISTA MAÇONICA que além de encarnar DEUS o fezele escrever a BÍBILIA … o menina. 1ª, quem escreveu a bíblia foi o homem, pode até ter sido por espiração divina, mas foi o homem. 2º o termo GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO é um termo maçônico, e até onde sei, você não é e nunca será. 3ª ninguém está colocando alguém acima de DEUS, alias esse Post esta falando de Einstein. E por último, vai dormir que amanhã cedo você tem aula na quarta sério do primário.

  3. Na minha opinião, o que o diferenciava vai além de uma suposta capacidade cerebral superior ou de nossa mente concreta. Acredito que suas teorias e descobertas foram de natureza abstrata e/ou intuitiva, algo que qualquer ser humano tem capacidade de repetir e até mesmo superar, porém a realidade atual dificulta o entendimento/criação de tais coisas devido a forma com a qual nos influencia a ver o mundo.
    Autores como Helena Petrovna Blavatsky, Mario Roso de Luna e Henrique José de Souza podem ajudar a “expandir” a mente para possibilitar uma nova visão sobre o Todo.

  4. Primeiramente a resposta foi respondida por essa pesquisa, mas, posteriormente, ela não responde a pergunta do porquê não podemos ser tão inteligentes como Einstein(incoerência). Uma neuro imagem pode mostrar áreas de conexões mas não graus de “eficiência de conexão”(inverossímil).

    Fazendo uma análise do texto (considerando as partes incoerentes corrigidas, dando assim, uma linearidade coerente) pude perceber duas pressuposições no texto: a inteligência está ligada diretamente e exclusivamente à quantidade de conexões e a admissão ignorante de que exercícios cerebrais tais como a leitura não aumentam a taxa de utilização do cérebro. Essas afirmações implícitas tornam o texto dogmático e um tanto não-científico; a inteligência pode estar ligada tanto ao funcionamento particular do cérebro como sua quantidade utilizada.

  5. Einstein sim realmente foi muito inteligente de poder estudar e entender aquilo que já era ditado e criado a muito tempo, procurando entender um pouco sobre a física, buscando mais e mais informações verídicas das patentes do escritório de patentes,onde, trabalhava, pegando o calculo de Poincaré a famosa E=m.c2, tornando-a como criação própria e por fim a Relatividade

  6. hoje ser um genio nao e grade coisa eu fui dignosticado como um genio pela pisicologia meu pai naunca me falou nada para eu nao se achar so depois ele falou efim eu perssebi porque paressia que nao tinha perssonalidade so pesava com a mente e tudo que eu fazia era pesar em teste de qi e saber oque eu tinha falava coisa sem sentido mas inteligente tipo aquele genio considerado misterioso.

  7. Na realidade não existe o Homem mais inteligente, e sim o Homem mais interessado. Vivemos entre quatro barreiras que são pode ser ultrapassadas: poder, querer, limite e lógica. Para querer eu preciso de poder, e o que quero tem que estar dentro do limite e da lógica. Eu só estudei até a oitava serie, mais sou um estudante auto didata. Como auto didata sou hoje muito bem informado: consigo me comunicar em Inglês, Italiano, Espanhol, e alguns mais. O “poder e o querer”, são as duas coisas mais importante em nossa vida, já que não adianta eu querer e não poder, e eu poder e não querer.

  8. A resposta desse post, acredito eu que seja simples, Não somos igual a Einstein porque a televisão e principalmente a internet com toda informação e praticidade matou muito, do nosso esforço e criatividade , à uma intensa comodidade da nossa geração por conteudo prático e rápido, isso pode ser paradoxo ja que tanto a televisão, como computador(internet) são ferramentas incríveis que gênios como Einstein inventaram, e traz um compartilhamneto de informação muito grande acessivel a maioria das pessoas, porém muito prático, qualquer coisa que vc quer saber a respeito e só jogar no google que tem só que de forma resumida, ninguem quer se dar ao trabalho de realmente pesquisar a fundo ler livros a respeito e usar a criatividade para transpor os limites da humanidade, muito do que se foi criado foi uma questao de curiosidade e as vezes um jogo de tentativa e erro, Einstein é com certeza um icone da ciência, mas não foi o único e tbm não foi o mais importante todos, todos em cada área tiveram a sua importância mesmo aqueles que nao tiveram sua teoria aceita tbm tiveram seus nomes escritos na história, todos tiveram sua importância , Tesla, Newton, Darwin, Lamarck, GaLileu e tantos outros.

    • Puxa,

      Seu QI é de 160? Qual teste você fez!?

      Você tem noção que esse número é insanamente alto não!?

    • Essas pessoas fazem esses testes na internet, e acreditam na veracidade dele por completo. Os verdadeiros testes de Q.I são feitos por psiquiatras capacitados, para quem já fez esses ¨verdadeiros¨ testes sabem que a numeração de 160 pontos de Q.I é algo muito alto. Em meu teste de Q.I a pontuação foi de 126 pontos (com margem de erro de 5 pontos para mais ou menos), Bill Gates têm o Q.I de 160 pontos e não 170 como informado, o Q.I mais alto já registrado foi de 300 pontos, William James Sidis é o dono desse espantoso Q.I, na época de sua morte pressupõe que ele já falava 40 idiomas, a causa da morte foi de hemorragia cerebral.

    • Lógico que foi esses de internet. Num desse de internet deu que meu QI é de 171, lógico que eu sei que isso não procede.
      Depois conversando com um amigo meu ele disse que um teste de QI oficial é caro, custa cerca de R$500,00. Não sei se é verdade.

  9. interessante que existem QIs muito mais altos do que o de Einstein (inclusive acho que tem essa materia aqui no hypescience, uma mulher com QI de 223) na atualidade e nenhum deles é tão expressivo quanto ele já é.

    • inteligente todos nóis somos basta vc dedicar a uma coisa que nem aisten deus deus inteligencia pra todo mundo basta saber usar nâo se idolatre num cara q teve uma cabeça e um cerebro igual o seu para pensar rsrrsr abraços

    • Nem todos os cérebros são iguais você tá viajando, se fosse, todos os QI do mundo seriam iguais, já que o QI é determinado pela genética. Se teu cérebro fosse genial como o dos atuais cientistas, você não ficaria citando deus em ciência e não acharia que todos somos iguais.

    • Crer em Deus não faz ninguém um inferior intelectual. É inegável que tem muitas mulas que creem em Deus, mas isso não é um determinante.
      Ninguém é burro pelo fato de crer em Deus, assim como ninguém deve se sentir gênio só porque é ateu.
      Exemplo disso é Isaac Newton, que contribuiu muito para a Física, cria em Deus e tinha Q.I de 190. Ele dizia que para ele, a função da ciência era explicar como as criações de Deus funcionavam.
      Repense antes de fazer comentários generalistas e preconceituosos.

    • nois todos somos inteligentes amigos basta por em pratica peça a deus inteligencia e sera mais inteligente do q einsten obrigado

    • “peça a deus inteligencia e sera mais inteligente do q einsten”

      Não acredito que li isso ¬¬’

    • A pessoa mais inteligente da história era o Isaac Newton, ele tinha um QI de 190.

  10. menor distância entre as áreas do cérebro?
    bem… quando fizeram a necrópsia de Einstein e abriram seu crânio afim de estudarem o segredo de sua inteligência, encontram um elevado número de células da glia (há fofocas científicas que ditam ser as células responsáveis pela inteligência).
    desconfio que Einstein não passava de um alien. Até o sufixo e o prefixo de seu nome remetem a isso.
    O cara possuía contidades acima do normal de células da glia, menor distância entre suas áreas de conexão cerebral e dono da maior língua que já vi. Ainda surgiu com a ideia de que tudo é relativo e energia é matéria condensada… ou seja, ele deixou uma suposição da relativa forma de homem que ele tinha! Não tem como um homem ser igual a um alien!
    heheh
    brincadeiras à parte, Eisnten era o cara! Inteligência está contida no código genético, pode ser estimulada, evoluir, mais cada um tem um limite e o de Einstein parecia ser no infinito! Ou então a mãe dele tinha popozão (altas reservas de omêga 3), moléculas fundamentais para construção das células do tecido nervoso.

  11. Ah, perfeito…. a preguiça de pensar leva-os ao ponto de fingirem que acreditam que alguém realmente nasce com um dom , uma habilidade especial…. Continuem assim ….

    • Então larga a mão se ser vagabundo sai desse blog e vai publicar um artigo do tamanho de Einstein…

      Entendo o espírito do seu comentário

      mas não negue que esses gigantes tinham dom… aliás… não só tinham dom como também grande parte deles eram acompanhados de algumas desordens psíquicas.

      São anomalias que eu dou graças a deus por terem existido.

      Mas acho que o que você quis dizer é que a grande massa do mundo acadêmico científico, os grandes produtores de artigos de ponta, não são anomalias… mas sim gente muito dedicada.

    • Basta lembrar uma frase do próprio Einstein,”O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Portanto amigos vamos estudar e deixar de especular sobre capacidade cognitiva do ser humano e vamos estudar.

  12. enquanto os seres humanos nao aceitar que nao estamos sozinhos no universo. nao poderam entender os misterios da vida. a nasa se omite a dizer a verdade pois algums nao saberiam entender. mas um dia vai chegar(ou esta chegando)a grande verdade.Einstein esteve e esta no mundo basta nos observar e veremos ele e suas teorias.ok

    • o nobre companheiro, faz o meu baixo Qi encolher quando tento entender o teu raciocinio liniar. Só quero que me responda a uma pergunta só…tais alianigenas vem de milhares de anos luz, provavelmente na velocidade da luz, mas de qualquer forma com uma tecnologia tão avançada que talvez em milhares de anos cheguemos lá, um alienigena tão evoluido, chega na terra da uma olhada quem sabe tira umas fotos, não faz contato e volta para casa viajando milhares de anos luz ou usando uma dobra espacial, u que eu nem sei como seria possivel dobrar o espaço como se fosse uma folha de papel.

  13. Tudo o que disseram sobre consumo de energia do cerebro e tamNHO, ISTO É UM ABSURDO!!!pESSOAS INTELIGENTES EM MATEmatica, fisica etc tem dom especial a isso e as heranças genéticas ja vem agregadas a comportamento, senso critico, facilidade a calculos e criação de teorema.É lógico que precisa tempo e esforço!Uma pessoa Como Einstein fôra , ele ja tinha esse dom e teve soete de tornar famoso. muitos outros em sua época e agor NO PRESENTE, SÃO TÃO INTELIGENTES TAL COM eINSTEIN E NÃO SÃO FAMOSOS E MUITOS DELES TRABALHAM COMO SIMPLES LICHEIRO DE RUA. pARECE SER IMPOSSIVEL MEDIR O GRAU DE qI DE UMA PESSOA POIS NO MOMENTO DISSO, A PRÓPRIA PESSOA COBRA-SE MUITO DA SUA INTELECTUALIDADE E ACABA PASSANDO UM BRANCO NA CABEÇO, E OS RESULTADOS PODEM NÃO SEREM DE SUPER=DOTADO, embora ele seja.

  14. O que faz uma pessoa ser um mozart ou um einstein? Segundo essa pesquisa, esses indivíduos simplesmente “nascem” assim. Grande erro.
    O esforço e a persistência transformam pessoas “comuns” em gênios. Beethoven ficava dias acordado, testando todo tipo de notas, até encontrar a sinfonia perfeita. Se einstein não tivesse estudado muito, ele não teria sido ninguém também. Para entender melhor, recomendo ler o livro “o gênio em todos nós”.

  15. Sobre Da Vinci,

    Olá pessoas, disse numa resposta a um post que iria transcrever um trecho do livro do Boyer sobre Da Vinci.

    ” Leonardo é frequentemente considerado um matemático, mas sua mente inquieta não se fixou na aritmética, ou na álgebra ou na geometria por tempo suficiente para que fizesse alguma contribuição importante. Em seus cadernos de notas encontramos quadraturas de lunas, construções de polígonos regulares, e idéias sobre centros de gravidade e currvas de dupla curvatura, mas é mais conhecido por sua aplicação da matemática à ciência e à teoria da perspectiva. Da Vinci é citado como um o típico homem da Renascença, com conhecimentos sobre tudo, e em campos que não a matemática, há muita justificativa para essa ideia. Leonardo era um gênio de pensamento ousado e original , um homem de ação tanto quanto para contemplação, ao mesmo tempo artista e engenheiro, mas parece não ter tido grande contato com a principal tendência matemática da época – o desenvolvimento da álgebra. Poucos assuntos dependem tanto de uma tradição livresca contínua e de uma concentração por longo período de tempo quanto a matemática, e Leonardo não era dado a manter uma pesquisa concentrada em bibliotecas ou mesmo dado a levar suas próprias ideias imaginativas até suas conclusões. Séculos depois, as noções renascentistas sobre perspectiva matemática deveriam expandir-se num novo ramo da geometria, mas tais desenvolvimentos não foram influenciados, de modo perceptível, pelos pensamentos que o canhoto Leonardo confiou a seus cadernos, sob a forma de anotações em escrita como que refletida em espelho.”

    A História da Matemática- Carl B Boyer.
    2a edição, Página 191.

    Puxa que show… só agora ví que fora traduzido pela Elza Gomide

  16. Depois de morto por problemas cardíacos, tiraram o cérebro dele para estudar.Ele ainda está guardado. Dizem, que ele tem canais de comunicações entre os neurônios( dendritos) em quantidade superior á da maioria da população. Então as sinapses ocorrem em maior volume, levando á ele uma quantidade de percepções elevada.
    Fico imaginando Galileu…este sim! O mestre!

  17. eu não concordo pis Albert Einstein enquando estava na escola era conhecido por não ir bem mas se destacava em fisíca,matematica e depois por filosofia,depende da força de querer de cada um e seu destino,mas se vermos na epoca de Albert Einstein teve um grande avanço por grandes mentes

  18. Ele não era nenhum gênio em cálculo. Pois uma das mulheres dele( não lembro qual) ajudou ele nos cálculos ,para muitas descobertas. Principalmente na Teoria Geral da Relatividade.

  19. Einstein foi um cientista sensacional, trouxe grandes avanços na ciência Física, no entanto o artigo é um exagero no que se refere a Einstein, para se ter uma ideia foram 10 anos de trabalho para desenvolver a teoria geral da relatividade, pode-se concluir que conseguimos chegar ao nível desse cientista com muito esforço, estudo e principalmente motivação.

  20. Fica demonstrado nestes comentários que Einstein era diferente, foi superior.
    Os sobredotados nao são obrigados a descer ao nosso nível.
    Vamos fazer o esforço de os respeitar.

    • concordo, infelizmente a grande maioria das pessoas ainda ta presa a ideias antigas e ultrapassadas, entao te dão esses votos negativos…
      mas voce esta certissimo

  21. E se usássemos um tipo de prótese, algo q suprisse o cérebro com oxigênio, glicogênio e oq mais ele consuma! Poderíamos ficar mais inteligentes, turbinados por uma fonte de alimentação externa???

    • Aí ia ser foda, creio eu que vc já assistiu o filme matrix né?
      então pra poder conectar todas essas coisas, teremos que abrir um buraco na cabeça, pensa vc com um buraco daqueles atrás da cabeça.

      lol

    • não desenvolva premissas não confirmadas como cérebro não ter crescido por não ter energia. kk brinks

  22. Einstain é apenas um “ícone” universal de inteligência e imaginação criativas no ambito prático.Porêm para sermos felizes precisamos mais de inteligência emocional do que cognitiva, e a humanidade vive carente de líderes e ícones que venham a suprir os nossos anseios de transcendência. Quantas pessoas se julgam tão inteligentes durante os seus afazeres, porém carentes de auto estima e senso crítico e rumo na vida, correndo atrás de falsas ideologias e gurus nos fins de semana.

  23. Já ouvi falar de gênios que possuem sinestesia, que memorizavam muita informação, que calculavam rapidamente. Mas Einstein parece que criou uma teoria bem complexa. Ele tinha sinestesia? Era arrogante como dizem ser os superdotados? Tinha a capacidade de memorizar muita informação? E essa estória que rola que sua esposa quem mais contriubuiu para a suas teorias?

    • Provavelmente ele tinha sinestesia, afinal, quem imagina a si mesmo num trem a velocidade da luz, com um cavalo de luz do lado de fora? A arrogancia vem da teimosia que ele tinha com novas ideias que surgiram depois dos trabalhos dele, principalmente a respeito da física quântica, que ele considerava uma heresia por utilizar de conceitos fora do comum e muita estatística (lembrando a famosa frase dele: “deus não joga dados”)

  24. Isso tudo me leva a pensar numa coisa:
    Se hoje em dia manipulamos a genetica, embora ainda estejamos engatinhando nesse sentido, um dia talvez achem uma forma de desequilibrar o custo do cerebro pro corpo e fiquemos tao inteligentes ou ate mais que Eistein.
    Porem isso leva a inumeras implicacoes, por exemplo, num planeta somente com seres “Alpha” na inteligencia haveria muito mais a busca pelo poder, pelo reconhecimento, a sociedade correria serio risco de ruir, como a conhecemos.
    E tambem no quesito anatomico, afinal um cerebro que o corpo entende por “Barato” nao pararia de crescer para poder evoluir cada vez mais, e ficariamos parecidos com aquela imagem de extra terrestre, com cabecao e olhoes, porem se esse fosse o preco a ser pago para ser tao inteligente ou mais que Einstein, eu acho que vale a pena…mesmo porque o esteticamente bonito acabaria sendo mudado…como eu disse sao muitas implicacoes…

    • Há quem diga que os ETs são seres humanos que apos muitos milhoes de anos evoluiram a ponto de conseguir voltar no tempo e de vez em quando vem ver como eram (ou seja, como somos).
      O cabeção é exatamente isso que vc falou: cerebro desenvolvido e corpo atrofiado.

      se bem que do jeito que cuidamos do planeta, nao acho que vai dar tempo de chegarmos a tal ponto.

    • Isso ate poderia ser verdade,porem não se esquece que se todos fossem genios nao haveriam genios e sim pessoas normais

  25. Einstein não só tinha sinapses com ligações entre diferentes áreas do cérebro, como também apresentava características e maneirismos típicos do espectro autista, mais especificamente, síndrome de asperger.

    • Claro que pensei. Por mais inteligente que uma pessoa seja, o dia de sua morte chegará, e ela não poderá fazer nada para evitá-la.

    • Realmente, a morte é uma grande ilusão criada pelo governo norte americano para manipular o mundo no período pós-guerra fria.

      Agora, só há uma ilusão maior que esta: A de que um post como esse pode, de alguma forma, contribuir para a discussão.

      Pô galera, vejo tanta coisa boa por aqui, tanta matéria, tanto material bom, mas as vezes os comentários são tristes

    • Garota nota 10, se o meu Qi não fosse tão baixo eu pediria que me explicasse a teoria Einstein, seria tempo perdido. Pois eu as vezes chego a pensar que ele foi mal interpretado ou estava de gozação..bem deixa pra lá….

  26. Inteligência Emocional não seria capaz de produzir o computador e consequentemente, a internet que vc usa para falar do que não sabe seguindo a onda os defensores da IE. Muitas das descobertas científicas vem de mentes com um emocional desequilibrado mas que promovem um potencial lógico incrível. Isso sim é verdadeira inteligência.

    • Logo, você quer dizer que John Lennon e Paul McCartney são burros?
      Isso é um tanto quanto estranho.

    • Raimundo, Shakespeare e Da Vinci eram burros?
      Mozart e Beethoven eram burros?

    • Acredito que, se um posto de “melhor” nesse contexto existe… Cabe a Isaac Newton ou Leonardo Da Vinci

    • Newton foi um absurdo de sem noção. Pegou uma matemática toda travada e puxou sozinho o trem. Desenvolveu sozinho vários resultados. Agora Einstein, pelo amor de deus, o que o velhinho pensou foi absurdo. É tão difícil de entender e “suavizar” o que ele pensou e o que ele, de fato, fez que o máximo que o povão lembra é de E=mc^2. Sem saber o que é E, o que é m e o que é c. E o pior de tudo: O que significa isso.

      E, me desculpe, perto de Einstein e Newton… o terceiro gênio-inquestionável, Da Vinci, era uma mosca….

      E o Feynman? Pq ninguém lembra dele?

    • E= Energia, M= massa e C= Velocidade da luz no vácuo.
      Tenho 15 anos e sei o que significa essa equação, você é o único que se faz de rogado.

    • Se você não entendeu a teoria da primeira vez que leu, leia atenciosamente de novo e procure tentar entender cada frase.

    • Giselle, concordo com o Rafael. E acrescento:

      A população se divide em 3 partes

      A primeira parte acha que nunca poderia entender essa equação.

      A segunda parte acha que entendeu…

      E a terceira parte tem certeza de que não entendeu.

      Apenas dizer quem é quem na equação pode te levar a um sério risco de recair sobre o segundo grupo.

    • Mas existe um grupo na qual você não citou: os que procuram entender.

    • Galerinha, Da Vinci é uma gerador inventivo. O problema é que Da Vinci reinventou muitas coisas, máquinas principalmente, que já haviam na Grécia antiga 1800 anos antes… Da Vinci não manjava muito de matemática e não há grande evidências que conhecia física. Ele pode até ter desenvolvido muitas coisas na engenharia pois tinha um INSTINTO mecânico incomparável.

      Apesar disso, numa cadeia evolutiva do conhecimento, até hoje não ví nenhum resultado que tenha em sua “arvore genealógica” a mãozinha de Da Vinci. É claro que podem existir e eu que os desconheça, sem dúvida não são expressivos como por exemplo os resultados de Euler, Fermat e Gauss. Da Vinci tinha demasiada paixão por máquinas de voar. Projetou inúmeros dispositivos, mas pq ele não é o pai da aviação?

      Ok, mas Da Vinci era um tremendo gênio visual. Mesmo assim não houve enorme expressividade na Geometria.

      Vou transcrever a vocês no próximo post um trecho do livro do Boyer sobre Da Vinci.

      Volto a dizer: Ele é um gênio-inquestionável. Mas em suas devidas proporções. Na arte?? acho que jamais nascerá alguém como ele.

  27. Conta-se que ele estava no corredor de uma faculdade quando alguém o parou para tirar algumas dúvidas. Ao fim, ele perguntou par o interlocutor de onde o próprio Einstein vinha. Ele não se recordava se ele tinha almoçado. Parece que ele não ligava para coisas banais e cotidianas, deixando mais atividade cerebral reservada para outras tarefas.

  28. De tudo que já foi dito nesse sit, essa é a primeira idiotice e falta de respeito para com os seus leitores!!! existem gênios por ai com um QI superior ao de Eistein e que partirar de reles mortais como eu e você, não deixe ninguem dizer que você não pode ser tam inteligente quanto ou mais que ninguem!

    • Concordo com o willer….

      “não deixe ninguem dizer que você não pode ser tam inteligente quanto ou mais que ninguem!”

      e só pra completar…tem muita gente brutal por ae:

      Matemáticos destruidores de hoje (ainda vivos):

      Perelman – Russo, Resolveu problema em aberto. Recusou prêmio de US$ 1 Mi.

      Andrew Wiles – Resolveu em 1996 a conjectura de Fermat, problema aberto há 300 anos.

      Marilyn vos Savant – Dá só uma espiada no QI dessa mulher.

      Winnie Cooper (Sim… a namoradinha do Kevin Arnold da série Anos incríveis) – Seu nome real é Danica Mckellar graduou-se em matemática e tem artigo de grande peso publicado.

  29. isso é obvio pelo menos pra mim…alias quanto maior o celebro maior distancia maior custo de energia alias talvez cada melhoria no nosso celebro aumentaria quantidade de energia usada logo nós seremos consumidores de energia mais é claro que so porque um ele criou uma teoria não quer dizer seja super inteligente acho que todo ser que pensa se ter uma pergunta(sem resposta) uma hora ou outra achara a resposta…pois pra quem se dedica não a limites

    • ele era deísta, não acredita em um “deus” no sentido próprio da palavra

    • Para fins práticos ele era ateu. Filosoficamente ele era panteísta: tudo era deus para ele, a natureza e suas leis. Mas é um deus completamente diferente do deus das religiões, como ele costuma apontar. Por exemplo, ele descrevia o deslumbramento que ele sentia pelo Universo como sendo “espiritualidade”. Mas ele não acreditava em alma, em sobrevivência da consciência ao corpo, em um deus que distribuísse prêmios e castigos para as obras de suas mãos.

      Em outras palavras, ele era completamente ateu do deus dos cristãos, judeus, árabes, hindus e quantos outros você puder citar. Segundo ele mesmo, ele se inspirava em um outro judeu, Baruque de Espinosa, um filósofo que, pelas suas ideias, foi excomungado tanto por judeus quanto por cristãos.

    • E aquele coreano, Kim Ung-yong? Aprendeu cálculo diferencial com 4 anos. Muito engenheiro com doutorado tem dificuldade nisso…

    • Pois é, eu acho que falar que Einstein era mais inteligente e essas coisas, isso é puro sensacionalismo. Einstein era sim muito inteligente, mas na época dele existiam tantos outros caras tão inteligentes como ele, hoje em dia tb existem pessoas inteligentes como ele, enfim, acho que Einstein é só o garoto propaganda das pessoas Inteligentes, pois ele não é o único. Tanta coisa que existe hoje em dia graças as pessoas inteligentes do passado, Einstein era só mais um entre eles.

      Tb acho que Tesla trouxe muito mais beneficios para a humanidade, acho que ele deveria ser mais reconhecido do que é hoje em dia. Mas o coitado morreu sosinho sem muito reconhecimento, o que que o poder da mídia não pode fazer com uma pessoa heim!

Deixe uma resposta