Por que os dentes não são considerados ossos?

Publicado em 18.04.2011

Apesar de serem brancos, duros e cheios de cálcio, os ossos e os dentes não são considerados iguais. As diferenças se manifestam desde a maneira como eles se regeneram quando quebrados até a aparência.
Os dentes são feitos de cálcio, fósforo e outros minerais. Já os ossos contêm cálcio, fósforo, sódio e outros minerais, mas também têm muito colágeno. Colágeno é uma proteína, um tecido vivo que confere a flexibilidade dos ossos que os faz aguentar pressão. O cálcio preenche os espaços desta moldura e os faz fortes o suficiente para sustentar o peso do corpo.

Mas os ossos não são tão fortes quanto os dentes, que são a parte mais dura do corpo humano. Os dentes são basicamente tecidos calcificados, chamados dentina, cobertos de esmalte (enamel) que é duro e brilhante.
O exterior dos ossos é coberto de periósteo, uma membrana densa e lisa, com exceção da juntas de longos ossos que é preenchida por cartilagens. O periósteo contém osteoblastos, ou células que podem crescer células de osso para restaurá-lo. O esmalte do dente não tem esta capacidade de regeneração, quebrar um dente significa perdê-lo.

Outra diferença é que o tutano do osso produz células vermelhas e brancas do sangue e o dente não. Apesar do centro dos dentes parecer tutano, na verdade, é a polpa do dente, a parte “viva” de cada dente, que contém os nervos, artérias e veias. São estes nervos que nos fazem sentir dor de dente.
A última diferença é que nossos dentes estão expostos, enquanto os ossos estão guardados embaixo de nossa pele. Os dois, no entanto, exigem muitos cuidados. [LifesLittleMysteries]

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

19 Comentários

    • dentes são muito quebradiços para serem utilizados em estruturas grandes

      Thumb up 6
  1. “é a polpa do dente, a parte “viva” de cada dente, que contém os nervos, artérias e veias. São estes nervos que nos fazem sentir dor de dente.”

    bem que os dentes poderiam não ter essa Polpa.

    Thumb up 7
    • Caro William a polpa dental é responsável pela nutrição da dentina, parte importante do dente pois ela da sustentação ao esmalte dental, repara a dentina protegendo contra o ataque de bactérias formando barreiras que chamamos de dentina reacionária. A dor de dente é um alarme para nos indicar que algo esta afetando esta estrutura, mas se a dor não cessar com medicamentos a um tratamento que é a retirada da polpa (endodontia) mas as estrutura interna do dente começa a enfraquecer com o tempo.

      Thumb up 1
    • Então meus dentes com canal possivelmente terão que ser substituídos por próteses no futuro, William?

      Thumb up 1
  2. Fala sério… na auto escola, na aula de primeiros socorros estão falando que dente é osso, falei que são distintos, mas não acreditaram em mim! Deu vontade de mandar eles pra…bem longe. :(

    Thumb up 13
  3. bem q eu sabia……….
    estavamos discutindo isso no colegio e o pessoal falo q era osso…………………

    Thumb up 1
  4. Haaaaa…!!!…lembrei de + um aspecto q deixa claro q dente não é osso: Se os dentes fossem ossos teriam que estar englobado na contabilização ossea humana que correspondem a 206 ossos na fase adulta (onde não estão inclusos os dentes) totalizando 238 ossos; Comprovando que irrefutavelmente os dentes não são ossos.

    Thumb up 2
  5. Certamente, Dentes e Ossos são estruturas destintas, devido a sua composição fisiolologica e semelhantes devido a sua aparencia externa e rigidez…EM OUTRAS PALAVRAS DENTE PARECE COM OSSO MAIS EM HIPOTESE ALGUMA PODE SER CONSIDERADO UM OSSO.

    Thumb up 1
  6. Outro motivo não citado no texto que diferencia dentes de ossos é a origem embrionária dos mesmos que é distinta, enquanto os dentes, mais especificamente o esmalte, se originam da ectoderme que é o folheto embrionário que da origem tambem a pele e seus anexos, os ossos(molde de cartilagem que se calcifica a medida que o feto se desenvolve)se originam da mesoderme.

    Thumb up 11
  7. Também acho que os dentes não são ossos porque eles nascem nas pontas dos membros! (rs)

    Thumb up 4
  8. O mais correto é dizer que o dente é mineralizado, não calcificado.
    Segundo, na polpa temos tec conjuntivo, por isso tem deposição de colágeno TAMBEM.
    Bom, nosso osso tem cel no interior que são responsavel por reabsover o osteoide, que são os osteoclastos, e por secretar osteoide, que são os osteoblastos… então vai ter sempre essa dinâmica de secretar-reabsorver… por isso dizer que ele se regenera parece que ele se “auto-cura” e na verdade ele se remodela sempre, mesmo quando não aconteceu nenhum trauma.
    E o que as pessoas não sabem é que o dente tambem tem mecanismo de deposição, por ex quando tem uma carie, as cel tronco que estão na polpa, vão se diferenciar em odontoblastos, que vão secretar mais dentina pra que se “afaste”, se distancie a lesão de carie da polpa, porque se atingir a polpa e necrosar, ai perdemos o dente, ou temos que fazer trat de canal, o que mata o dente tambem…

    Thumb up 20

Envie um comentário

Leia o post anterior:
fukushimap
Entenda a radiação no Japão e seus efeitos para a saúde humana

A radiação da usina ...

Fechar