Por que os mais velhos dormem mais cedo?

Por , em 14.04.2011

Uma nova pesquisa descobriu porque pessoas mais velhas dormem mais cedo do que as mais novas. Segundo os pesquisadores, os hormônios que circulam no sangue podem explicar as diferenças entre os padrões de sono.

O relógio circadiano do corpo é determinado pela expressão dos genes circadianos em células do corpo. O tempo de sono e o tempo acordado são indicados pelos picos na expressão destes genes.

Segundo a pesquisa, as pessoas idosas tendem a ter uma expressão anterior de pico durante um período de 24 horas do que as mais jovens, o que explica porque elas tendem a ir para a cama mais cedo e acordar mais cedo.

Os cientistas descobriram que podiam manipular os relógios circadianos das células da pele de pessoas mais jovens para se comportar como as de pessoas idosas, através do crescimento dessas células no soro sanguíneo das pessoas mais velhas.

Um gene que tem um pico de expressão em um determinado momento em células de indivíduos mais jovens pode ter este pico duas horas antes na presença de soro de indivíduos mais velhos.

A descoberta sugere que algum hormônio ou molécula que circula no sangue de pessoas idosas tem capacidade de influenciar os relógios circadianos das células.

Os cientistas cultivaram células da pele de pessoas com 20 anos e com 60 anos em culturas regulares de soro bovino. Em seguida, cultivaram em culturas feitas de soro sanguíneo a partir das pessoas com 60 anos de idade.

Eles descobriram que as células das pessoas de 20 anos se comportam como as das de 60 anos quando são cultivadas no soro sanguíneo. O comportamento humano muda, pois as atividades normalmente feitas em um momento do dia, como acordar, comer ou dormir, são feitas mais cedo ou mais tarde. O mesmo ocorreu com o comportamento celular (o que célula normalmente fazia em uma hora do dia foi feito em outra hora).

A novidade da pesquisa é que o soro sanguíneo de indivíduos mais velhos fez com que as células de pessoas mais jovens se comportassem “como se fossem velhas”.

Segundo os cientistas, outros fatores também podem ser responsáveis pelos horários de sono dos idosos. Por exemplo, os idosos podem ser expor menos à luz solar ou ao ar livre, o que poderia ter um impacto sobre seus relógios circadianos. Ou é possível que uma molécula sanguínea seja de algum modo ligada a estes fatores que influenciam os ciclos de sono.

[LiveScience]

durmo das 18:00 as 6:00=12:00 horas e me sinto bem….

• EP:

Tenho 17 anos, durmo umas 2 / 3 / 4 da madrugada e acordo… 12:00…

eu durmo as 20:00 ou 21:00 e acordo 4 ou 5…

• jurandyr de souza coutinho:

Tenho mais de 66 anos e não consigo dormir cedo.Durmo só depois
    da meia noite e acordo as seis horas da manhã.Me sinto extremamente bem.

• Elmo:

DÚVIDA CRUEL: se o sangue “transporta” uma tendência comportamental o que ocorre quando se faz transfusão?