Por que os piratas usavam brinco?

Publicado em 10.03.2011

As imagens do Capitão Gancho e de Jack Sparrow têm em comum o chapéu, a espada e os brincos. Mas, por que os piratas são descritos assim? O chapéu seria para proteger do sol, a espada, para proteger do inimigo. Mas e o brinco? Ele também teria seu propósito: o de troféu.

Os jovens piratas usavam seus brincos como símbolo de suas viagens e aventuras. Todos aqueles que atravessavam o Equador pela primeira vez, ou quando rumavam para a América do Sul, ganhavam um brinco.
A questão da proteção também estava relacionada aos brincos, mas de maneira espiritual. Eles eram considerados talismãs usados pelos mais supersticiosos. Alguns piratas acreditavam que usar brincos de argola melhoraria sua visão e curaria aqueles que tinham problemas na vista, porque acreditavam que os metais preciosos, dos quais os brincos eram feitos, tinham poderes mágicos de cura. Ter a orelha furada também era visto como algo que preveniria doenças. Eles acreditavam ainda que, se o brinco fosse de ouro, aquele que o usasse poderia se salvar de um afogamento.

Infelizmente para todos nós as crenças dos piratas eram falsas. Mas o brinco era valioso o suficiente para bancar o funeral do seu dono (se o corpo voltasse para a costa). Alguns inclusive gravavam o nome na peça para que suas famílias pudessem lhes dar um enterro digno. Se ele morresse em seu navio, os brincos bancavam o custo de levar seu corpo para terra firme, ao invés de ser jogado no mar ou enterrado em solo estrangeiro.
“Piratas, especialmente aqueles que eram responsáveis pelos tiros de canhão durante um combate usavam cera de seus brincos para tampar o ouvido”, conta o autor Doung Lennox no livro “Now you know Big Book of Answers”.

Os brincos podiam não proteger do sol ou de um inimigo, também não melhorava a visão de quem os usava, mas, pelo menos seu dono podia evitar ficar surdo. [LifesLittleMysteries]

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Sei que todo o conteúdo do site é tradução de conteúdo de outros sites…..mas acho que a tradução está um tanto errada, não? O que é á cera para o brinco?

    Thumb up 2
  2. é como o Cesar falou….tanto homem em um banco no meio do nada….alguem tinha que sofrer. mais ai este era recompensado com brincos, prinipalmente de ouro, por isto o termo “mulherzinha”

    Thumb up 3
  3. Nos atuais tempos quem usa brincos são os piratas da cultura.
    Brincos são adornos femininos que certos homens usam para realçar esse lado que é mais forte do que o que a natureza lhe proporcionou.
    Retrocendo ao tempo, podemos encontrar vários sentidos que os humanos fizeram do uso do brinco. Desde a Sagrada Escritura à certa era em que a humanidade se desenvolveu podemos encontrar sentidos diversos. Mas atualmente é boiolice mesmo.

    Thumb up 5
  4. Eles usavam brincos de ouro para que o brilho refletido do sol em alto mar atrapalhasse a visão dos arque-piratas inimigos.

    Thumb up 1
  5. Eu sei porque eles usavam brinco, muitas semanas num navio repleto de homens, alguém ter que parecer atraente.

    Thumb up 20

Envie um comentário

Leia o post anterior:
aspirina
O milagre da aspirina

O remédio alivia a d...

Fechar