Por que pica-paus não ficam com dor de cabeça?

Você já viu um pica-pau detonar um tronco e se imaginou “como que esse bicho não fica com dor de cabeça”? Nós temos a resposta!

Primeiro, saiba que pica-paus, quando estão “inspirados” batem a cabeça cerca de 20 vezes por segundo na madeira. Mas há músculos, ossos e pálpebras reforçadas que protegem os olhos e o cérebro do bicho.

Músculos fortes e densos no pescoço do pássaro dão a ele a força necessária para que ele bata repetidamente a cabeça. Mas são os músculos extras na sua cabeça que o protegem de se machucarem, funcionando como um capacete para o cérebro. Diferente do cérebro humano, o cérebro do pica-pau está confinado por esses músculos.

Milisegundos antes de bater a cabeça o pica-pau contrai seus músculos do pescoço. Depois fecha sua pálpebra grossa.

A pálpebra age como um “cinto de segurança” para os olhos – sem ela a retina do pássaro poderia se romper ou, mais bizarro, o olho poderia saltar para fora da cabeça dele.

Essas medidas de segurança são especialmente úteis para os machos, que batem a cabeça cerca de 12 mil vezes por dia quando estão fazendo a corte para alguma fêmea. [Life’s Little Mysteries, foto de Michel Turcotte]

Por: Luciana GalastriEm: 19.07.2010 | Em Animais, Principal  | Tags: , ,  
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

5 respostas para “Por que pica-paus não ficam com dor de cabeça?”

  1. Esta pesquisa é furada. Os Pica-paus não têm dor de cabeça é por outro motivo. Na verdade, pouco antes de eles comessarem a bicar os troncos de madeira, eles tomam um comprimido de Neusaldina (comprimido do laboratório Nicomed). É, comprovadamente, um dos melhores medicamentos para a prevenção e o combate a dores de cabeça. Que o diga os Pica-paus. Hehehehe….

Deixe uma resposta