Por que tantas pessoas têm fetiche por pés?

Publicado em 2.10.2011

Fetiche por pés é algo mais comum do que parece, mas um americano de 50 anos passou dos limites. Ele foi detido na última segunda-feira depois de se aproximar de várias mulheres em lojas fazendo um pedido incomum: posso chupar seus dedos? O maníaco dos pés, Michael Robert Wyatt, já tinha sido autuado em 1990, pelo mesmo motivo. Da última vez ele até fingiu ser um podólogo, tudo para acariciar e chupar os dedos de uma mulher em uma loja de roupas.

Ok, casos como esses são raros, mas não é nada difícil encontrar pessoas loucas por pés. Estudos já mostraram que os pés são a parte do corpo mais fetichizadas depois dos órgãos sexuais. Quase metade de todos os fetiches é pelos pés, e quase dois terços dos principais objetos fetiches são relacionados com eles, como sapatos e meias.

Sigmund Freud afirmava que as pessoas sexualizam os pés porque eles se assemelham a um pênis. Hoje, existe uma teoria mais científica para explicar esse fetiche, formulada pelo neurocientista Vilanayar Ramachandran, da Universidade da Califórnia.

Ramachandran disse que resolveu o mistério de fetiches por pés enquanto estudava o mau funcionamento do cérebro que leva à síndrome do membro fantasma – condição que leva amputados a sentir que seus membros em falta ainda estão presos em seus corpos.

No caso de alguns pacientes com pé fantasma, Ramachandran constatou que o cérebro do amputado não só não conseguia apagar a imagem do pé do mapa de imagem corporal. Os pacientes com pé fantasma relataram sentir prazer sexual, e até mesmo orgasmos, de seus pés perdidos.

Muito antes da descoberta, Ramachandran tinha notado que áreas do cérebro associadas com a genitália e os pés são adjacentes uns aos outros no mapa da imagem corporal do cérebro. “Talvez até mesmo muitos de nós, chamados de ‘pessoas normais’, tenham um pouco dessas ligações cerebrais, o que explicaria por que gostamos de ter nossos pés sugados”, afirma Ramachandran. [LiveScience]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

21 Comentários

  1. deveria ter de fácil acesso um lugar para excluir o comentário, já procurei em todo o lugar gostaria que ele não fosse aprovado !

    Thumb up 0
  2. nossa como faz para excluir comentário, e eu tbm gostaria de excluir o meu cadastro no site Obrigado !

    Thumb up 0
  3. Eu pessoalmente, não gosto de pés, mas acho bonito mulheres com pés grandes. Parece que ago em minha mente liga pés pequenos a má genética fazendo com que eu não goste de mulheres com pés pequenos. Sem contar que quanto menor um pé mais ele se assemelha com pés achatados de animais quadrupedes como os elefantes.

    Thumb up 4
  4. cara eu até gosto de pé, quando era criança ficava de baixo do coberto disfarçado chupando e lambendo o pé de uma japonesa que me atendia,ão sei se ela percebeu mais eu sinto um pouco de vergonha
    guando vejo ela.

    Thumb up 17
  5. NAO sei o que os homens acham nos pés,eles sao feios,só serve para andar e mais nada.
    PESSOAS que gostao de pés sao loucos.

    Thumb up 2
  6. o pé é um membro como outro qualquer, se for bonito mesmo, acho que naum precisa a pessoa ser podolatra para apreciar. Eu sou podolatra e acho que um pé pode dizer muitas coisas sobre uma mulher.

    Thumb up 9
  7. Pra mim, olhar o pé de uma mulher é como olhar os seios ou as coxas nuas, eu os vejo como uma parte erótica do corpo, e o melhor, a maioria das mulheres tem calçados que deixam os pés a mostra :) para mim é como se a mulher estivesse de lingerie na minha frente

    Thumb up 66
  8. -Um pé bem cuidado,sem rachaduras,as juntas dos dedos uniformes,unhas perfeitas e sem chulé é bonito sim.

    Thumb up 19
  9. E valeu a ilustração da matéria com esses pezinhos de Deusa! Que Maravilha! Ai, meu Deus, não quero nem que você me ajude se eu os pegar nas mãos!!!

    Thumb up 15
  10. A primeira coisa que procuro ver quando conheço uma mulher, são os pés. Mulher com Pés feios, não rola. Não consigo. Nada como pegar nas mãos aqueles pezinhos maravilhosos, cheirar, beijar, mordiscar… Indescrítivel !!!!!

    Thumb up 15
  11. Cara, quando as pessoa vão aprender que Freud so existiu para que Jung pudesse desenvolver suas teorias bem mais interessantes e instigantes, freud era um cara com problemas sexuais que os jogava para cima dos outros . XD

    Tenho um amigo fanatico por pés, vo contar essa pra ele! XD

    Thumb up 16
  12. Não entendo nada de ciencia, de pesquisas, de fetiches, mas de pés, sim. Um pezinho feminino bem cuidado é lindo, bom de ver a acariciar. A primeira coisa que olho em uma mulher, são seus pés, se são bonitos olho o corpo, se não…

    Thumb up 10
  13. Pra mim faz mais sentido, se a teoria do Freud estivesse certa os héteros e as lésbicas não teriam nenhum fetiche por pés…

    Thumb up 12
  14. Texto desinformado e mal embasado que reduz a explicação Freudiana a uma simples frase que está desligada da teoria, ficando assim sem sentido no contexto.

    Além disso a frase “Hoje, existe uma teoria mais científica para explicar esse fetiche” denota um preconceito, colocando a Psicanálise como uma pseudociência (sendo que a mesma a muito já provou seu valor cientifico e método rigoroso de análise). Apesar de colocada como “falida” por muitos, tal teoria tem muito mais cientificidade do que muitos métodos estatistícos, que baseados em números vazios e sem sentido prático, se colocam com o supra-sumo da ciência moderna.

    Thumb up 11
    • Falar que a psicanálise é pesudociência é ofender a ciência…Psicanálise foi uma das maiores palhaçadas que já criaram, existem centenas de livros e teses de doutorado que comprovam a ineficácia da psicanálise. Obs: falei da psicanálise, não da psiquiatria ou da terapia cognitiva.

      Thumb up 16
    • Vc fala isso com base em “centenas de livros e tese de doutorado”(!?) isso não é suficiente, a psicanálise é sim algo sério mas infelizmente algumas pessoas a utilizam de forma errada e sem conhecimento necessário, o que gera estes livros que vc mencionou que são críticas a pseudopsicanálise, não a psicanálise.

      Thumb up 10
    • Se centenas de doutores e cientistas dizem que carece cientificidade para a psicanálise, é de se dar algum crédito… Além disso, Freud era um cara perturbado, viciado em cocaína, tinha caso com a própria filha, e na visão dele todos os problemas resume-se a desejos sexuais reprimidos, inclusive em crianças…

      Thumb up 10
    • Oi Ju, infelizmente concordo em partes com o Cristiano. A forma como a coisa é desenvolvida e feita passa longe de ser uma ciência, é pra isso que surgiu a recente neurociência. Concordo também com você a psicologia passou por reformas muito bacanas e tenta usar métodos mais científicos.

      Acompanhem algumas bizarrices na minha vida:

      1- Conversando com uma infeliz esposa de um conhecido, graduada em Psicologia pela UNIP, descobri que eles fazem testes cognitivos com ratinhos…. OK… trabalhar com ratos faz parte. Porém as experiências eram feitas com ratinhos virtuais. Ou seja… no computador. Eles treinam em Tamagoshis. Com um ratinho computadorizado eu consigo fazê-lo resolver uma equação diferencial.

      2- Um outro infeliz psicólogo quis me apresentar a infeliz teoria e tive de escutar a infeliz frase

      ” Está cientificamente provado que as pessoas que têm câncer, inconscientemente, querem ter o câncer.”

      meu deus…

      3- Outra pérola comum:
      Já tive mais de um amigo que largou o psicólogo pois vivia descrevendo uma situação parecida com essa:
      _Dr. eu acho que o sr. está errado.
      _Não adianta negar, negar é o primeiro sintoma de que eu estou certo
      _Tá bom dr. vai… vc tá certo.
      _Viu como eu tinha razão?

      kkkkk eu mesmo quando era pequeno minha mãe me levou a um psicólogo e tudo o que eu escutava era a psicóloga perguntar se era culpa do meu irmão menor. Em geral é bacana culpar o irmão menor… mas olha… esse levava a culpa até se eu tivesse gases.

      Certamente existem psicólogos ou psicanalistas fantásticos… Mas a alta densidade de gente horrível / pesquisadores horríveis eleva brutalmente a corrente que diz que psico não é feita como ciência deve ser.

      Thumb up 5
    • O problema é que as pessoas costumam ter experiências infrutíferas com psicólogos, e com isso acham que é a psicoterapia que é ineficaz como um todo. Acho que as pessoas não se dão conta de que o problema está em como mais de 90% dos psicólogos a utilizam, e não na própria.
      Concordo plenamente com a frase de que deveriam parar de gastar tempo formando terapeutas e passar a gastá-lo descobrindo-os.
      A terapia infelizmente está virando uma prática superficial e ineficaz porque os novos “psicólogos” acham que estão ajudando ao dar o menor número de palavras no menor tempo possível, sem conseguir se aprofundar, pois os próprios pacientes não têm mais tempo pra nada e acham que a terapia é um desperdício dele.
      Acho que isso também serve pras pessoas pararem de pré-julgar a todos e se focar tentando conhecer os pouquíssimos realmente bons.

      Thumb up 2
  15. A teoria sobre as áreas do cérebro serem adjacentes confere. Assisti a uma palestra sobre sexo com uma neurocientista que comentou sobre esse fenômeno. Muito bacana. Só fico com dó dos pacientes de Freud que tiveram que se submeter a essa idiotice de que tudo se resume a pênis…

    Notícia bacana kkkk

    Thumb up 12

Envie um comentário

Leia o post anterior:
china-tiangong-1-rocket-launch-site
EUA e China: corrida espacial ou cooperação cósmica?

A China lançou o emb...

Fechar