Por que você não deve se alongar antes dos exercícios

O alongamento pode ser uma coisa boa, mas você deve fazer isso depois – e não antes – dos exercícios.

É o que defende Shawn Arent, diretor do Centro de Saúde e Desempenho Humano da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, nos EUA.

De acordo com o especialista, caso você queira evitar lesões, é interessante se aquecer antes de praticar atividades físicas. Mas não é legal fazer alongamentos estáticos, do tipo se esticar e tentar alcançar os dedos dos pés, por exemplo.

É pior

Shawn Arent afirma que não devemos alongar músculos frios. Para entendermos, ele propõe a seguinte analogia: é como um elástico que você coloca no congelador. Se você tenta esticá-lo em seguida, ele não vai muito longe antes de quebrar. Já se você aquecê-lo, ele se esticará muito mais.

O pesquisador aconselha, caso você queira se alongar antes dos exercícios, que faça um alongamento dinâmico, uma técnica simples pode promover o estiramento controlado das fibras musculares e, ao mesmo tempo, aquecer essa musculatura. Um exemplo é fazer repetições de chutes, esticando as pernas para frente e para trás.

Entretanto, segundo Arent, se você fizer exercícios leves de musculação antes de passar para os mais pesados, alcançará o mesmo efeito de aquecimento.

No fim do seu treino, daí sim é importante se alongar. É nesse caso que vemos o aumento da prevenção de lesões, porque o alongamento crônico leva a um maior alcance de movimento e flexibilidade quando os músculos já estão quentes, o que é muito positivo. [BusinessInsider, SuaCorrida]

Por: Natasha RomanzotiEm: 27.12.2016 | Em Bem-estar, Principal  | Tags: ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 4,86 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta