Porcos geneticamente modificados poderão oferecer órgãos para transplantes

Publicado em 23.10.2011

O porco que você come na feijoada de hoje pode salvar vidas amanhã. Como a falta de órgãos humanos é um problema persistente, cientistas estão desenvolvendo porcos geneticamente modificados que poderão ter seus órgãos transplantados em humanos, sem que haja rejeição do sistema imunitário.

Cientistas afirmam que o transplante da córnea de porcos em pessoas com problemas oculares pode começar em 2013. Transplante de órgãos maiores, como pulmão, coração e rins devem demorar mais tempo, devido a problemas como formação de coágulos. De acordo com pesquisadores, essa prática deve ser viável daqui a apenas dois ou três anos.

Os órgãos de porcos transplantados devem servir como uma ponte até que um órgão humano se torne disponível. Como isso nem sempre acontece muito cedo, o transplante de um fígado ou coração de um porco poderia salvar a vida de muita gente na fila de espera. [Telegraph]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. É, como escrevi antes, este artigo teria poucos comentários.

    Uma coisa interessante, só não sei se tem haver uma coisa com outra e claro, basta relacionar os fatos ou melhor, os artigos:

    Saiu uma nota do Ministério da Saúde, que este Ano de 2011, houve mais do dobro de doadores de orgãos e consequentemente, mais que o dobro de pessoas que tem orgãos de outrem em seus organismos.

    Se uma coisa está relacionada com outra, não sei… mas que houve um aumento significante de transplantes, isso teve.

    Feliz Ano Novo a todos.

    Thumb up 0
  2. Nossa…Parabéns…Que deploravel francamente.Isso poderia ser resolvido,acho eu,com um pouco mais de altruísmo da parte das pessoas.O QUE DIABOS CUSTA DOAR A DROGA DE UM ORGÃO DEPOIS QUE UMA PESSOA MORRE?ISSO POR ACASO É PENSAR NO PRÓXIMO?
    E ainda vão aumentar uma demanda de criação de porcos porque a maioria da população não mexe um dedo para doar orgãos.
    Sério essa humanidade é muito triste e esta chegando ao ponto de não valer mais a pena.

    Thumb up 2
  3. Antes de tudo :O porquinho da foto é lindo de morrer.

    não sejamos hipócritas :Isso é sim um avanço e precisa dar certo.
    Mas também devemos ficar de olho com maus tratos…
    Que tudo dê certo !

    Thumb up 1
  4. Artigo tímido, pouco comentário e, talvez ele até passe despercebido e depois esquecido, porque? Talvez ele assuste, incomode, ou sei lá… cada um tem um motivo.
    Como diz no artigo, a partir do ANO QUE VEM (2012), pacientes em qualquer parte JÁ poderão receber estes orgãos, logo:
    – Estes porcos geneticamente modificados NÂO estão sendo desenvolvidos e SIM, ja foram pois para realizar fazer transplantação em massa, isso ja foi feito, testado e comprovado a tempos. Ja existe pessoas com orgãos suinos em seus corpos e por ética médica claro, isso não é informado
    – Por outro lado, presumo que pessoas (talvez não as transplantadas pois terão suas vidas salvas) ficarão um pouco tímidas ou constrangidas em dizer que tem um orgão de Porco dentro de seu Corpo afinal, psicologicamente comprovado, a maioria dos seres humanos se “projeta” em animais dóceis, limpos, brincalhões etc… ninguem se “projeta” num Porco, numa Vaca, numa Iguana e outros mais, muito pelo contrario, causa uma certa estranheza alguem ter um Porco de Estimação.

    Já um lado cômico…rs. A Feijoada que te entope as arterias e te causam males, um dia poderá te dar uma Vida Novinha-em-Folha.

    Thumb up 5

Envie um comentário