Estalar os dedos engrossa as articulações?

Publicado em 31.05.2008

Revista HypeScience

O corpo de algumas pessoas toca uma sinfonia de percussão de rangidos e estalos, graças à grande orquestra barulhenta das juntas humanas. Mas o que está por trás disso?

O concerto ocorre por causa de bolhas de gás que escapam das juntas, tendões e ligamentos estalantes, e fracas juntas artríticas.

Gás liberado

Um fluido protetor amortece a maioria das juntas em nossos corpos.

Dentro da cápsula que protege os ossos conectados por uma junta o líquido sinovial mantém a cartilagem, tecidos e músculos lubrificados e bem nutridos. O líquido possui nutrientes e gases como oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono.

Quando você dobra os dedos a cápsula da junta se estica. Para que a expansão tenha espaço, são liberados gases para fora do fluído. Os estalos dos dedos são o som do gás que é liberado em forma de bolhas do líquido sinovial, dizem os cientistas. Antes que o dedo estale novamente o líquido deve reabsorver o gás.

Outras causas

Tendões e ligamentos estalam alto também.

Tendões são como elásticos esticados sobre as juntas que mantém os músculos ligados aos ossos. De maneira similar os ligamentos se estendem para conectar ossos a outros ossos. Algumas vezes os tendões e os ligamentos deslizam das suas posições nas juntas e então, rapidamente, estalam para voltar ao lugar. Continua…

Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

61 Comentários

  1. E outra coisa…
    Queria saber porque, pelo menos pra mim, quando estalo o pescoço, as costas, a coluna, os pés, os joelhos ou os ombros -principalmente depois de sentar ou deitar “torto” por um longo tempo- me dá a sensação de alivio e conforto e ainda é gostoso!!!
    Pelo menos quando eu estalava frequentemente o ombro á 4 anos atrás, ele passou a incomodar e doer após um estalo… quando disseram que poderia estar “gastando” os ossos, cartilagem e as juntas parei imediatamente e não incomodou mais. Só que atualmente as vezes ainda o estalo… hehe

  2. Quando eu jogava Handball, me diziam pra estralar os dedos pois fortalecia, os alongava e ajudava a evitar uma contusão.
    Depois quando comecei a tocar Guitarra me disseram para parar de estralar pois deixava os dedos mais fracos, faria perder a agilidade nos movimentos deles a ainda por que “gasta” os ossos e as juntas!!
    Ainda, segundo o textos e algumas pessoas dizem que isso não afeta nada… CARA parei de estralar pra não correr o risco de me prejudicar com a Guitarra… mas e ai? Correria esse risco mesmo???

  3. ah quando ando de salto minha coluna no final estalan sinto desconforto porque sinto estalandro .dai saio com os ossos como todos estalando ao subir escada subo eos ossos tac ,tac. os meus tornozelos são que mais estalam não posso me mexer que ja faz tac e é alto . isso me encomoda. dizem pra me ver que poderia ter probelma nos ossos mas tarde. vou andando na rua e meus pes ai queraiva viu ajude me a decifrar esse problema ,se é que seje problema nao sei;agradeço

  4. olá bom dia. gostaria de saber porque meus ossos estalam tanto , ao andar ossos dos meus pes , tornozelo , as pessoas ficam até assutados .morro de vergonha com isso. ao me levantar meus pes estalam minhas costas ,meus braços , estalo por inteira . alguem pode me dizer oq é isso ja me mandaram procurar um ortopedista. não sinto nada . la uma vez que sinto dor no corpo.

  5. Gostava de saber pq q a minha coluna estala toda, até quando inspoiro sinto os ossos da coluna a estalar, é normal? :s

    • Pois o seu estalar não deve ser oriundo do escapamento de gases, e sim pelo atrito de algum tendão resvalando em um osso, podendo causar tendinite.Para ter certeza disso,tente estalar os dedos antes do intervalo de 30 min, se conseguir, será esse o problema!

  6. Galera, se o teu osso da mão engrosso por causa do habito de ficar estalando… Relaxe! Ele não voltara nunca mais ao normal 🙂

    DASODASOHDASODSAJOPDSAJ
    Quem tem esse hábito, é melhor começarem a tentar parar
    pois estalar desgasta a cartilagem “a almofada que fica entre os ossos” e pode até que, numa estalada errada, o osso fique na posição errada e de uma futura artrite.

    Como diz a minha vó: “Esses barulhos não são estalos, é porque eu to crocante”
    HASUHASUHASUHAS
    abrass !

  7. saudacoes a um certo tempo comecou me doer todo meu corpo,mas sinto que esta piorando,quando fico perto da mestruacao entao,piora mais ainda,mas por esyes tempo se limpo a casa por ex. ,derrepente sinto que meu corpo todo se trava,e uma reacao estranha ,como se fosse uma maquina que derrepente se para, e todas minhas juntas do corpo me doe ate os ossos do meu pe me doe,quando ando,isto esta acabando comigo,oque fazer me ajudem e desde ja obrigado,gostaria de receber resposta no meu emel sitado a cima ,obrigado desde ja

  8. Meu problema é que as partes do meu corpo ficam estalando toda vez que faço qualquer movimento.Já fui em vários ortopedistas,só passam anti-inflamátorio e fisioterapia mas não melhoro. Me ajude.

    • se vc ainda não teve resultados , tente fazer a auto- hemoterapia ,que é retirar sangue da veia e aplicar no seu próprio músculo, vc usará seu sangue para se curar, faça isso a cada 7 dias sem parar e verá os resultados, pesquise mais sobre a auto-hemoterapia no site Amigos da Cura, lá o doutor Luiz Moura, explica em um vídeo como vc deve fazer a aplicação corretamente, e para o que serve a auto-hemoterapia.

  9. legal saber o pq pois eu tenho 1 enorme problema desse nos joelhos..+é todo tempo mesmo..é legal procurar 1 ortorpedista ou isso é normal!as vezes eu penso q vou desmontar!kkkkbjoss

  10. OI! PORQUE TODAS AS JUNTAS DO MEU CORPO ESTALA O MEU PESCOÇO PARECE QUE TEM AREIA E NORMAL ISSO?

    • OI! PORQUE TODAS AS JUNTAS DO MEU CORPO ESTALA E NORMAL ISSO?

      POIS ESTOU PREOCUPADA POIS TENHO 56 ANOS .

    • Alguém me ajude. Minhas juntas vivem estalando, estou muuito preocupado com isto. Tenho 74 anos.

    • oi ,caso voce saiba algo sobre estralos no pescoço me de alguma informaçao pois meu pescoço nao para de estralar.obrigada

  11. Essa matéria me tranquilizou, pois há mais ou menos três meses percebi estalos, principalmente nos joelhos e já estava ficando preocupada.

  12. Oi, tenho problemas na coluna na região lombar, radiculopatia; protusão discal, discopatias degenerativas e sinais de espandiloartrose, hj estou bem, pois não radia p/ o ciatico, mas qualquer movimento que faço como muito tempo de pé; sentado;caminhando;deitado etc, tenho um incomodo na coluna, aí faço a mesma estralar e consequentemente me dá um alívio, porque isso está acontecendo?abrçs. Ah tenho 37 anos, tenho 1,80 e 82 kg.

  13. oi eu estralo os dedos todos os dias (viciei) eles estão com a junta grossa e eu queria saber se ele pode voltar ao normal ou vai ficar assim para sempre?

    • isso tbm acontece cmg.. quero saber se volta ao normal ne pq ta mtu feio as juntas grossas

  14. Eu tenho uma mania de estalar os dedos e gostaria de saber se as juntas ficam grossas mesmo. Eu percebi que elas estão mais grossas, mais não sei se é porque eu as estalo.

    Obrigada !

  15. OLÁ, QUANDO ESTOU SENTADA OU DEITADA E ME LEVANTO OS OSSOS DE MEUS QUADRIS ESTALAM TÃO ALTO QUE MESMO HÁ 02 METROS DE DISTÂNCIA AS PESSOAS PODEM OUVIR. SERÁ QUE ESTE PROBLEMA SE ENQUADRA NA EXPLICAÇÃO ACIMA?

  16. Olá, meus pulsos, cotovelos estalam muito, quando estou dormindo e viro na cama parece uma sinfonia, começa e não para até eu ficar quieta.Gostaria de saber se isso realmente é normal, já que nunca tive esse sintoma antes, e do quem esses estalos, preciso procurar um médico????

  17. ao andar eu estalo o femur ou a bacia, sei lá oque é isso, e isso incomoda muito. é normal que nem estalar de proposito?

  18. oi!
    eu sinto dores no joelho, ele estala muito as vezes eu nem consigo dançar correr q ele estala muito e doe.
    o q será q pode ser isso ja tem uns 5 meses q está assim e começou quando eu estava trabalhando ficava o dia todo em pé as 8 as 9 da noite pode ser isso ficar mem pé d+.
    o q eu faço fui um ortopedista e ele disse q era tendão inflamado me passou um anti-inflamtório mas nem pediu pra tirar raio x e nem nada.
    o q eu faço? o q pode ser?

    grata!

    • Olá,

      Eu sinto dores nos joelhos quando fico muito tempo em movimento, já passei por varios ortopedista e sempre me passam anti-inflamatórios, já fiz uma Resonancia Magnetica e foi comprovado que a cartilagem de ambos joelhos não existem mais, provocando a inflamação nos mesmos. Gostaria de poder resolver este problema ou de como lidar.
      Agradeço atenção e aguardo retorno.

  19. Olá, sou prof. de educãção física( personal trainer) sempre sou indagado sobre o porque as juntas eatalam e sempre perguntei a médicos “alunos” mas agora estou satisfeito com essa resposta, obrigado

  20. e eu q achava q era a unica no mundo q se estalava toda.ate o meus es namorado me dizia q ia compra oleo de carro para passar nas minhas juntas.estou muito feliz em saber q e normal.pois eu me estalo toda mais de 200 vezes por dia sem exagero…bjos para todos…

  21. Olá,

    Eu tinha o costume de estalar meus dedos da mão, várias vezes no dia. Depois de um tempo não consegui mais estalar mais um dedo pressionando para dentro da palma da mão so esticando esse dedo. Sinto muita dor nesse dedo, hoje ele tá inchado e bem mais dolorido até mesmo quando vou realizar movimentos para fechar a mão. Estou colocando gelo a noite, percebo melhora as vezes mas não fico boa. As vezes penso que pode ser algum problema em algum nervo do meu dedo, ou que posso ter quebrado, ou acabou alguma coisa no meu dedo que permitia que ele fosse estalado, ou ainda que posso ter contraido uma doença como por ex artrite…
    Alguem pode comentar a respeito?ja tiveram conhecimento de algo semelhante?
    Grata.

  22. OI Sandra Carvalho. MInha filhatem 8 meses e há cerca de um mês notei que as articulações dela também estalam e se deslocam involuntariamente. Fiquei bastante preocupada o pediatra dela disse se tratar de afrouxamento ligamentar que seria normal em crianças que serão adultos bem altos.. ainda não estou convencida e vou procurar outro especialista.

  23. Olá Nininha!
    Críticas ou sugestões a termos utilizados nas mais diversas áreas do saber devem ser criteriosamente analisadas e na maioria das vezes não vale a pena abrir espaço para discussões.
    “Junta” significa qualquer ponto de união ou junção de objetos contíguos e podem ser fixas ou articuladas. Nosso corpo possui sim, juntas que em sua maioria são articuladas embora existam algumas fixas como por exemplo nossa caixa craniana. Resumindo, juntas “articuladas” ou articulações dá no mesmo… E à propósito, nosso corpo pode ser considerado uma máquina. Uma fantástica máquina orgânica capaz de executar inúmeras tarefas.
    Aprendi muito com este artigo. Parabéns aos elaboradores e abraços a todos, especialmente a Nininha!
    Dica: Consultem quando possível um quiroprata credenciado! Curei-me de alguns problemas originados na espinha dorsal através da quiropraxia!

  24. QUANDO A MINHA FILHA ERA BEBE ELA DESLOCAVA AS JUNTAS INVOLUNTARIAMENTE POR TODO O CORPO,FIQUEI ATÉ PREOCUPADA LEVEI EM VÁRIOS ESPECIALISTA NINGUÉM SOUBE ME ESPLICAR PORQUE ISSO ACONTENCIA,HOJE ELA ESTA COM CINCO ANOS ELA TEM MUITA FACILIDADE PARA ESTALA TODO O CORPO AINDA TENHO MEDO QUE ISSO POSSA PREJUDICA-LA ALGUM DIA.SERÁ QUE TENHA ALGUÉM QUE POSSA EXPLICAR PORQUE ISTO ACONTECE,DESDE JÁ AGREDEÇO.

  25. Meu filho tem 8 anos e tem reclamado demais de dores nas articulçoes dos braços e costas e elas têm estalado bastante principlamente qdo ela pratica natação,isso é serio,ele esta com algum problema que eu deva procurar um especialista,me ajude por favor!!!

  26. Instalo meu dedos das mãos a 3 anos e com isso minha junta fico mais grossa sera que tem algum tipo de cirugiar ou alguma coisa que diminua por que hoje tenho vergonha de mostrar meus dedos pelo fato deles estarem totalmente feios tem alguma solução ?

  27. Estalo os dedos da mão com frequência. Procurei informações na internet porque hoje, quando estalei meus dedos, minha chefe quase teve um troço. Pensei que poderia representar uma ofensa às mulheres ou a alguma religião. Não encontrei nada sobre isso mas aprendi que é um hábito (quase) inofensivo.

  28. Gostei muito do artigo,parabens.Meus ombros(toda a articulação incluindo a pá)estalam quase toda vez que os movimento que chgão a ouvir bem alto.Já até falei com o ortopedista,fez um raio X,mas estava tudo normal,ele me encaminhou pra um fisioterapeuta,mas tambem não teve melhoras.Tem alguem que possa me ajudar?obg.

  29. Minhas articulações sempre estalaram desde criança, agora que estou com 30 anos aumentou ainda mais(pulsos, dedos, joelhos, pescoço, pés) e ando sentindo dores nas articulações das mãos. Fiquei preocupada porque minha mãe tem artrite, no entanto os exames que fiz não acusaram a doença. Trabalho muito sentada, digitando. Algupem pode me dar uma opinião sobre tudo isso????

  30. Excelente a informação. Me preocupava , pois desde criança minhas articulações estalavam.perguntava a minha mãe e ela dizia que era porque estava crescendo. e agora já bem adulta ainda continam a estalar. Quando levanto, meu marido diz que vai começar o pagode. fico mais tranquila após ler a matéria. bjs

  31. Olá!!
    Quando acordo sinto uma dor terrível no pescoço, na coluna nos dedos…. somente quando são estalados que essa dor passa, será que estão acostumados? tem algum problema estala-los com tanta frequencia? se eu não estalar mais para de doer?
    Obrigada !!!!
    bjOcas!

  32. Estalo meus dedos, joelhos, tornoselos, cotovelos e coluna, e se não estalo a coluna pelo menos uma vez por dia começa a doer, dai eh soh estalar q passa =D

  33. ola.. sou fisioterapeuta e li a materia muitas pessoas falaram que ficaram felizes que nao tem problema.. importante salientar que os estalos feitos de forma exorbitante podem levar a uma artrose.. que seria um desgaste da articulaçao.. na minha opinao realizar isso de forma continua a ao longo do tempo nao é benefico ok??? abraço a todos..

  34. realmente esta descoberta me alivou muito,
    meus braços estralam, pulsos, dedos, pés, joelhos principalmente, mas nunca senti dor alguma,
    tenho grande interesse sobre a área da saúde
    e pretendo fazer fisioterapia,
    mas confesso que este fato de ter juntas que fazem “barulho,’
    me incomodavam bastante.
    Espero ler mais sobre este fatos importantissímos,
    Um braço, leitora.

  35. Outro dia eu fui estalar os dedos e alguma coisa deu errado. Consegui estalar todos, porém o anelar não estalou. Deu um mal jeito no meu dedo e ele ta doendo até agora. Será que alguém pode me dizer oque pode ter acontecido?

  36. Nossa! que interessante! Gosto muito de estalar meus dedos e, por sinal! Depois desse conteúdo irei reduzir o numero de estalos, realmente as juntas dos dedos engrossam! sauahuashau…

    Brigadu pela informação!!

  37. Nossa fiquei leve com essa notícia, pensei que eu ia desmontar tudo fica estalando kkkk, dedo, joelhos, tornoselos, mãos e até o pescoço kkkk, 10 a matéria de vocês>>>>>> João Pessoa-PB, 17 de Junho de 2008

  38. Muito interessante esta matéria sobre os estalos das JUNTAS.
    Parabéns !!!
    Saudações.

  39. Nossa!!! Adorei…. matéria interessantíssima!
    Assim como todas divulgadas pela HypeScience!

  40. Em coro com o Admin. Junta, está na “nomina anatomica”. Quando estudei anatomia durante a faculdade de medicina li por diversas vezes o termo “junta” no meu livro de anatomia descritiva… apesar de realmente achar que “articulação” cai muito melhor do que junta…
    Além do mais; “dor nas junta” é uma queixa muito comum em medicina.

  41. Estalar…rsrs
    Meu pescoço …a coluna entao nem se fale …se vc for falar comigo e eu tiver q virar pra tras primeiro vc vai ouvir um traaaaa e depois minha voz, meu marido chega ate ficar com medo . É joelho , tornozelo, pulso, dedos , bacia, coluna, pescoço…..td q tem liquido sinovial em mim estala ….e o medico….disse q é normal, é fogo.

  42. Isso me parece um fator ligado a idade. Quando criança, minhas articulações estavam com muita facilidade. Hoje em dia, só se eu força-las.

  43. adorei o meu marido e a minha filha estalam o tempo todo eu ficava preocupada com isso bom saber que nao é tao serio.valeuuuuuuu

  44. JUNTA
    Rubrica: anatomia geral.
    o conjunto das superfícies e dos ligamentos que articulam dois ossos entre si; articulação, juntura

    Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 1.0

  45. SOCORROOOOOOO!!!!
    “junta”???? isso é peça de máquina, automóvel!!!
    O corpo humano tem “articulações” !!!
    No mais, até que o artigo é legalzinho…

  46. Qnd criança meu pai estalava meus dedos das maos. Hoje, com 26 anos, consigo estalar os dedos, o pulso, o cotovelo e o joelhos. O pulso e o cotovelo estalam naturalmente, agora os dedos e os joelhos só fazendo de propósito. Eu particulamente, até o momento, nunca tive qualquer problema.

  47. Que legal!!!

    Mas dá medo, já imaginou se minha mãos ficarem mesmo mais fracas e incharem?
    Já tenhos as mãos gordinhas…imagine só!!

    huashsahusahusa

Envie um comentário