Estalar os dedos engrossa as articulações?

Publicado em 31.05.2008

Revista HypeScience

O corpo de algumas pessoas toca uma sinfonia de percussão de rangidos e estalos, graças à grande orquestra barulhenta das juntas humanas. Mas o que está por trás disso?

O concerto ocorre por causa de bolhas de gás que escapam das juntas, tendões e ligamentos estalantes, e fracas juntas artríticas.

Gás liberado

Um fluido protetor amortece a maioria das juntas em nossos corpos.

Dentro da cápsula que protege os ossos conectados por uma junta o líquido sinovial mantém a cartilagem, tecidos e músculos lubrificados e bem nutridos. O líquido possui nutrientes e gases como oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono.

Quando você dobra os dedos a cápsula da junta se estica. Para que a expansão tenha espaço, são liberados gases para fora do fluído. Os estalos dos dedos são o som do gás que é liberado em forma de bolhas do líquido sinovial, dizem os cientistas. Antes que o dedo estale novamente o líquido deve reabsorver o gás.

Outras causas

Tendões e ligamentos estalam alto também.

Tendões são como elásticos esticados sobre as juntas que mantém os músculos ligados aos ossos. De maneira similar os ligamentos se estendem para conectar ossos a outros ossos. Algumas vezes os tendões e os ligamentos deslizam das suas posições nas juntas e então, rapidamente, estalam para voltar ao lugar. Continua…

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

61 Comentários

  1. E outra coisa…
    Queria saber porque, pelo menos pra mim, quando estalo o pescoço, as costas, a coluna, os pés, os joelhos ou os ombros -principalmente depois de sentar ou deitar “torto” por um longo tempo- me dá a sensação de alivio e conforto e ainda é gostoso!!!
    Pelo menos quando eu estalava frequentemente o ombro á 4 anos atrás, ele passou a incomodar e doer após um estalo… quando disseram que poderia estar “gastando” os ossos, cartilagem e as juntas parei imediatamente e não incomodou mais. Só que atualmente as vezes ainda o estalo… hehe

    Thumb up 7
  2. Quando eu jogava Handball, me diziam pra estralar os dedos pois fortalecia, os alongava e ajudava a evitar uma contusão.
    Depois quando comecei a tocar Guitarra me disseram para parar de estralar pois deixava os dedos mais fracos, faria perder a agilidade nos movimentos deles a ainda por que “gasta” os ossos e as juntas!!
    Ainda, segundo o textos e algumas pessoas dizem que isso não afeta nada… CARA parei de estralar pra não correr o risco de me prejudicar com a Guitarra… mas e ai? Correria esse risco mesmo???

    Thumb up 2
  3. ah quando ando de salto minha coluna no final estalan sinto desconforto porque sinto estalandro .dai saio com os ossos como todos estalando ao subir escada subo eos ossos tac ,tac. os meus tornozelos são que mais estalam não posso me mexer que ja faz tac e é alto . isso me encomoda. dizem pra me ver que poderia ter probelma nos ossos mas tarde. vou andando na rua e meus pes ai queraiva viu ajude me a decifrar esse problema ,se é que seje problema nao sei;agradeço

    Thumb up 24
  4. olá bom dia. gostaria de saber porque meus ossos estalam tanto , ao andar ossos dos meus pes , tornozelo , as pessoas ficam até assutados .morro de vergonha com isso. ao me levantar meus pes estalam minhas costas ,meus braços , estalo por inteira . alguem pode me dizer oq é isso ja me mandaram procurar um ortopedista. não sinto nada . la uma vez que sinto dor no corpo.

    Thumb up 38
  5. Gostava de saber pq q a minha coluna estala toda, até quando inspoiro sinto os ossos da coluna a estalar, é normal? :s

    Thumb up 0
    • Pois o seu estalar não deve ser oriundo do escapamento de gases, e sim pelo atrito de algum tendão resvalando em um osso, podendo causar tendinite.Para ter certeza disso,tente estalar os dedos antes do intervalo de 30 min, se conseguir, será esse o problema!

      Thumb up 1
  6. Galera, se o teu osso da mão engrosso por causa do habito de ficar estalando… Relaxe! Ele não voltara nunca mais ao normal :)

    DASODASOHDASODSAJOPDSAJ
    Quem tem esse hábito, é melhor começarem a tentar parar
    pois estalar desgasta a cartilagem “a almofada que fica entre os ossos” e pode até que, numa estalada errada, o osso fique na posição errada e de uma futura artrite.

    Como diz a minha vó: “Esses barulhos não são estalos, é porque eu to crocante”
    HASUHASUHASUHAS
    abrass !

    Thumb up 2
  7. saudacoes a um certo tempo comecou me doer todo meu corpo,mas sinto que esta piorando,quando fico perto da mestruacao entao,piora mais ainda,mas por esyes tempo se limpo a casa por ex. ,derrepente sinto que meu corpo todo se trava,e uma reacao estranha ,como se fosse uma maquina que derrepente se para, e todas minhas juntas do corpo me doe ate os ossos do meu pe me doe,quando ando,isto esta acabando comigo,oque fazer me ajudem e desde ja obrigado,gostaria de receber resposta no meu emel sitado a cima ,obrigado desde ja

    Thumb up 2
  8. Meu problema é que as partes do meu corpo ficam estalando toda vez que faço qualquer movimento.Já fui em vários ortopedistas,só passam anti-inflamátorio e fisioterapia mas não melhoro. Me ajude.

    Thumb up 14
    • se vc ainda não teve resultados , tente fazer a auto- hemoterapia ,que é retirar sangue da veia e aplicar no seu próprio músculo, vc usará seu sangue para se curar, faça isso a cada 7 dias sem parar e verá os resultados, pesquise mais sobre a auto-hemoterapia no site Amigos da Cura, lá o doutor Luiz Moura, explica em um vídeo como vc deve fazer a aplicação corretamente, e para o que serve a auto-hemoterapia.

      Thumb up 5
  9. legal saber o pq pois eu tenho 1 enorme problema desse nos joelhos..+é todo tempo mesmo..é legal procurar 1 ortorpedista ou isso é normal!as vezes eu penso q vou desmontar!kkkkbjoss

    Thumb up 10
  10. OI! PORQUE TODAS AS JUNTAS DO MEU CORPO ESTALA O MEU PESCOÇO PARECE QUE TEM AREIA E NORMAL ISSO?

    Thumb up 24
    • OI! PORQUE TODAS AS JUNTAS DO MEU CORPO ESTALA E NORMAL ISSO?

      POIS ESTOU PREOCUPADA POIS TENHO 56 ANOS .

      Thumb up 12
    • Alguém me ajude. Minhas juntas vivem estalando, estou muuito preocupado com isto. Tenho 74 anos.

      Thumb up 1
    • oi ,caso voce saiba algo sobre estralos no pescoço me de alguma informaçao pois meu pescoço nao para de estralar.obrigada

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
body-painting-1
Impressionantes pinturas corporais

Você já quis se tran...

Fechar