Por que nós temos 10 dedos?

Publicado em 19.05.2010

Um pesquisador desenvolveu uma teoria interessante sobre a quantidade de membros que devemos ter. A ideia mistura enunciados de teorias da evolução, tanto de Lamarck (que diz que os membros se modificam ao longo do tempo para se adaptar ao ambiente) quanto de Darwin (que enuncia a seleção natural, onde aqueles já bem adaptados procriam, e os não adaptados desaparecem). Em determinado ponto da pesquisa, ele se perguntou: porque nós temos 10 dedos?

Ele partiu do princípio que o sistema decimal talvez não fosse mais adequado para a nossa espécie, que oito dedos (quatro em cada mão) já seriam suficientes para o homo sapiens, como em Os Simpsons. A ideia era demonstrar matematicamente o motivo pelo qual nós temos 10 dedos. Ele usou uma fórmula baseada em uma constante que ele criou em um estudo anterior, no qual enunciou a “Lei dos membros”.

O cálculo, basicamente, é o seguinte. Os dedos devem ter um comprimento mínimo. Esse “comprimento exigido” é igual ao diâmetro da palma. Ele usou o cálculo geométrico que converte diâmetro em circunferência (isso porque ele considerou como seria se a mão, sem o braço, daria uma volta de 360 graus), para saber que distância teria uma circunferência em torno da mão. Esse cálculo se utiliza do número π (Pi, aproximadamente 3,14), e o resultado é que caberiam 9,42 dedos nessa circunferência. Mas como essa circunferência é “aberta” em apenas um dos lados (no outro, temos o pulso, ligado ao resto braço), deve-se considerar apenas meia circunferência. Aí, cabem 4,71 dedos, ou seja, quase cinco por mão. [Scientific Blogging]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

26 Comentários

  1. É simples: os dedos da mão são divididos no Ternário que são os três mundos do polegar – ou o iode cabalista -, o Quaternário ou Cruz com os outros quatro dedos e o Duodenário no Quaternário, ou as doze falanges dos três mundos de cada um dos dedos.

    O indicador é Júpiter, o dedo médio é Saturno, o anular é Apolo (ou Sol), e o mindinho é Mercúrio. Essa quantidade de dedos serve para recebermos as influências dos astros que nós necessitamos para trilhar nosso caminho como microcosmos Homem dentro do macrocosmos Sistema Solar. É tudo numerologia e estudo dos arcanos.

    Mas a conclusão desse cara não faz sentido. Ele diz que quatro dedos seriam suficientes, mas nas contas dele couberíam 4,71 dedos. Arredondando prá cima, que é o correto nesse caso, dá cinco.

    Thumb up 4
    • Ola Glauco. Sua resposta foi excelente e muito me intrigou. Pois desde 6 anos de idade eu tinha a seguinte percepçao: Nosso corpo é um Universo (literalmente), dentro do nosso corpo existem mundos diversos. com sistemas diversos, Igualzinho com acontece no macro universo. Onde existem orgãos (planetas) que fazem parte de um sistema( nosso sistema planetario) de de um corpo (nosso universo), sendo que existem varios Universos. Todo esse gigantismo, acaba de certa forma voltando para o micro…Muito loco essa minha teoria, mas cada vez mais acho que faz mais sentido….Gostaria de saber onde vc aprendeu sobre o que escreveu? Gostaria de refinar minha teoria, pois acredito que é por ae…ta tudo conectado e fazendo parte de um todo infinito, onde cada parte conta! Abraço (mossoliveira@yahoo.com.au)

      Thumb up 0
  2. pow mais que bestera é essa meu ,o mundo ta perdido e a terra será invadida por zumbis em 2012

    Thumb up 0
  3. Design inteligente? Que besteira é esta? Se fosse alguma coisa projetada, precisaríamos de 5 dedos em cada mão? Não serviriam 4 dedos? Por que seríamos “projetados” a ter 5 dedos? Para contar até 10?

    Que besteira tremenda… O “design (des)inteligente” afirma que certas estruturas não podem ter surgido por evolução (mutação aleatória e seleção natural), por que, segundo aqueles panacas, estruturas intermediárias não teriam função e seriam eliminadas pela seleção natural, mas os 5 dedos em cada mão não podem ter surgido por evolução? Quer dizer, uma mão com 5 dedos tem que ter surgido pronta, senão a seleção natural teria desfavorecido quem tivesse dedos a mais ou a menos?

    Explica melhor…

    Thumb up 8
    • Discordo do que vc disse , caro cético!… pois a teoria de Darwin é uma teoria velha de um cara que nada sabia e obsoleto.. pois não existe evolução e sim adaptação… o que vocês supõem hoje como evoluido não seria superior a seres unicelures, pois segundo a teoria (burra)de Darwin os seres mais fortes (que são os Unicelulares) teriam evoluido para algo pior…(que diabos de evolução é essa?)
      a teoria dele é confusa e idiota..
      Na verdade os Darwinistas como vc escondem informações verídicas como dos gigantes do Norte dos Estados Unidos e outros achados que provam que havia vida inteligente na terra a 120 milhoes de anos ( como a pedra de Dashka, dentre outros)
      Nós aqui apenas somos o que sobrou daquela época (ou animais treinados por eles ) e nossa suposta evolução nada tem haver com essa besteirada que voces ensinam para tornar as pessoas desinformadas…
      na verdade o Cetisismo ja é a nova versão da Igreja católica da idade media , pois tenta esconder a verdade e cria um mundo mentiroso que ilude um bando de frustrados que culpam a Deus pelo seu proprio fracasso..
      Vão procurar se informar , fazendo pesquisas, achados arqueológicos que provam o que vocês dizem (apesar que hoje são tantas provas que vcs tção errados..), ao invés de ficarem nas salas de aulas como preguiçosos! bando de panacas!

      Thumb up 2
  4. Tanta matemática para os dedos, imagine o restante do corpo!
    Ainda sim, tudo isso é dito ser efeito casual em nome da evolução!
    Eta nós! Tanto marabalismo para negar o Design Inteligente!
    Né mesmo?

    Thumb up 1
  5. Caber por caber, cabia um, na posição oposta ao polegar…-_-
    mas eu não queria não…=S

    Thumb up 1
  6. Com o dedo mínimo também podemos limpar o nariz…
    Uma ex namorada nasceu com 6 dedos na mão direita, no mesmo momento os médicos tiraram o sexto dedo.

    Thumb up 0
  7. Ingrid, o dedo indicador tem vários usos, entre eles proporcionar os prazeres da rinotilexomania, por exemplo. O mindinho serve para limpar o ouvido, ou “os prazeres proibidos da ototilexomania”.

    Sério mesmo, a explicação para termos 5 dedos nas mãos vem de muito tempo atrás, do Devoniano Tardio (cerca de 375 milhões de anos atrás), quando os primeiros peixes estavam arriscando os primeiros passos em terra firme. É a época do Tiktaalik. Temos 5 dedos em cada mão por causa da estrutura da barbatana anterior dorsal que aqueles peixes usaram para se arrastar no solo. Esta estrutura gerou animais com até 8 dedos por membro. A evolução acabou podando os dedos a mais, e estamos com 5.

    Entretanto, existem pessoas com polidactilia e mesmo gatos. É um problema genético, mas nos gatos parece que ter a pata maior dá mais vantagem na hora de caçar. Mas entre as pessoas, um dedo a mais dá alguma vantagem?

    Thumb up 2
    • No caso de um pianista daria SIIIIIIIIM!

      Thumb up 1
  8. Cada dedo tem sua função:
    polegar: indicar ok
    indicador: direção
    dedo médio: xingar
    dedo anelar: casar
    dedo mínimo: …hm, não sei.

    Thumb up 1
    • HAAA TÁ, se vc come ou coça o ouvido com o pé o lance é só teu!

      Thumb up 0

Envie um comentário