Possível objeto não identificado é visto em Mercúrio

Publicado em 12.12.2011

Em outubro de 2006, a NASA lançou ao espaço a sonda STEREO (sigla em inglês para “Observatório de relações solares e terrestres”), com a missão de monitorar o sol. Mas a câmera instalada no veículo espacial acabou captando algo inusitado: no último dia 1º, um objeto não identificado foi registrado passando sobre Mercúrio.

No vídeo captado pelo equipamento da agência, o que se observa é uma onda luminosa, de material eletricamente carregado, explodindo e incidindo sobre o planeta mercúrio visto do espaço. O nome atribuído a visões de fenômenos como esse é “Ejeção de massa coronal” (CME, na sigla em inglês), e está relacionado a atividades na superfície do sol.

Mas as CME, em geral, apenas incidem luminosidade sobre determinado ponto como um flash, único e sem interferências. Nesta filmagem, contudo, o espectador pode ver claramente que a tal emissão de energia parece explodir e pegar fogo, o que dá a ideia de que se choca com um corpo espacial aparentemente invisível.

Não há nenhum indício firme de que houve realmente colisão entre uma onda energética e um pedaço de matéria. Mas as teorias de que poderia se tratar de uma nave espacial, por exemplo, já começaram a fervilhar. A explosão, que aparece em tamanho real no vídeo, praticamente se equipara ao tamanho de Mercúrio. Se houve realmente um objeto em questão, ele seria enorme, comparável a um planeta.

Existem certos cálculos, baseados na intensidade da luz e outros indicadores visíveis no vídeo, que podem dar uma pista sobre o fenômeno, ainda que seja impossível chegar a uma resposta definitiva nesse momento.

A própria análise minuciosa das imagens, com detalhes dos pixels, pode fornecer aos pesquisadores uma ideia mais aproximada. Ufologistas que analisaram a filmagem não descartam, logo de início, a teoria de que pode se tratar de algo “banal”, como a explosão de poeira espacial. O vídeo, no entanto, continua sendo assistido e debatido com intensidade. [Life'sLittleMysteries]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

71 Comentários

  1. Depois de tantos meses de observação essa sonda capta a imagem de um objeto que estava invisível e foi revelado por ondas elétricas emanadas do sol. A sonda japonesa SOHO que estuda o sol também já captou objetos não terrestres rondando o astro-rei. Nada mais lógico e justo imaginar ou admitir que outras vidas desfrutem da energia dessa estrela que está bem acompanhada de tantos planetinhas, já que ele nasceu para todos…

    Thumb up 7
  2. Correção: na verdade, é uma Ave-de-Rapina ROMULANA, e não Klingon, como eu disse anteriormente. Procurem no google “Romulan Bird-of-Prey” e confiram os 2 designs.

    Thumb up 3
  3. Na minha opinião não foi nada que explodiu.
    É bem provável que ali havia uma nave espacial que estava camuflada e foi mostrada quando a onda de luz bateu sobre ela.

    Thumb up 6
    • Quem ia pilotando? Jesus? :)
      Quem é que fazia uma viagem de centenas ou milhares de anos-luz para visitar Mercúrio? Ainda por cima escolhia uma trajectória bem perto do Sol? Já sei, foi Satanás, ele gosta de calor, kkkkkk…..

      Thumb up 3
  4. “Paz e amor” aê. Pô, os caras da nasa tão cheirando alguma coisa e confudiram o trenó do papai noel com um objeto não indentificado, eles não se tocam que tamo perto do natal… “Fiquem na paz…”

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Lastel-hotel-550x400
Conheça o hotel japonês apenas para pessoas mortas

O Hotel Lastel parec...

Fechar