Possível objeto não identificado é visto em Mercúrio

Publicado em 12.12.2011

Em outubro de 2006, a NASA lançou ao espaço a sonda STEREO (sigla em inglês para “Observatório de relações solares e terrestres”), com a missão de monitorar o sol. Mas a câmera instalada no veículo espacial acabou captando algo inusitado: no último dia 1º, um objeto não identificado foi registrado passando sobre Mercúrio.

No vídeo captado pelo equipamento da agência, o que se observa é uma onda luminosa, de material eletricamente carregado, explodindo e incidindo sobre o planeta mercúrio visto do espaço. O nome atribuído a visões de fenômenos como esse é “Ejeção de massa coronal” (CME, na sigla em inglês), e está relacionado a atividades na superfície do sol.

Mas as CME, em geral, apenas incidem luminosidade sobre determinado ponto como um flash, único e sem interferências. Nesta filmagem, contudo, o espectador pode ver claramente que a tal emissão de energia parece explodir e pegar fogo, o que dá a ideia de que se choca com um corpo espacial aparentemente invisível.

Não há nenhum indício firme de que houve realmente colisão entre uma onda energética e um pedaço de matéria. Mas as teorias de que poderia se tratar de uma nave espacial, por exemplo, já começaram a fervilhar. A explosão, que aparece em tamanho real no vídeo, praticamente se equipara ao tamanho de Mercúrio. Se houve realmente um objeto em questão, ele seria enorme, comparável a um planeta.

Existem certos cálculos, baseados na intensidade da luz e outros indicadores visíveis no vídeo, que podem dar uma pista sobre o fenômeno, ainda que seja impossível chegar a uma resposta definitiva nesse momento.

A própria análise minuciosa das imagens, com detalhes dos pixels, pode fornecer aos pesquisadores uma ideia mais aproximada. Ufologistas que analisaram a filmagem não descartam, logo de início, a teoria de que pode se tratar de algo “banal”, como a explosão de poeira espacial. O vídeo, no entanto, continua sendo assistido e debatido com intensidade. [Life’sLittleMysteries]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

71 Comentários

  1. Depois de tantos meses de observação essa sonda capta a imagem de um objeto que estava invisível e foi revelado por ondas elétricas emanadas do sol. A sonda japonesa SOHO que estuda o sol também já captou objetos não terrestres rondando o astro-rei. Nada mais lógico e justo imaginar ou admitir que outras vidas desfrutem da energia dessa estrela que está bem acompanhada de tantos planetinhas, já que ele nasceu para todos…

    Thumb up 7
  2. Correção: na verdade, é uma Ave-de-Rapina ROMULANA, e não Klingon, como eu disse anteriormente. Procurem no google “Romulan Bird-of-Prey” e confiram os 2 designs.

    Thumb up 3
  3. Na minha opinião não foi nada que explodiu.
    É bem provável que ali havia uma nave espacial que estava camuflada e foi mostrada quando a onda de luz bateu sobre ela.

    Thumb up 6
    • Quem ia pilotando? Jesus? :)
      Quem é que fazia uma viagem de centenas ou milhares de anos-luz para visitar Mercúrio? Ainda por cima escolhia uma trajectória bem perto do Sol? Já sei, foi Satanás, ele gosta de calor, kkkkkk…..

      Thumb up 3
  4. “Paz e amor” aê. Pô, os caras da nasa tão cheirando alguma coisa e confudiram o trenó do papai noel com um objeto não indentificado, eles não se tocam que tamo perto do natal… “Fiquem na paz…”

    Thumb up 2
  5. Pode ser apenas um efeito de imagem… Mas o fato do núcleo mais claro ter uma forma geométrica bem definida é no mínimo… Curioso.

    Thumb up 8
  6. Na verdade, é uma Ave-de-Rapina Klingon capturada, voltando no tempo para o ano de 1986 para pegar duas baleias jubarte e volta para o ano de 2286.

    Thumb up 12
    • Voltando de onde? Ele estava de férias intergalácticas? rs

      Thumb up 3
  7. É claro que isso é um cometa em plena descarga elétrica. E, pelo que dizem na matéria, parece ter sido um dos grandes!

    Thumb up 4
  8. Tenho tres teorias :
    1ª= Osama Bin Laden soltando bombinhas na eternidade !
    2ª= A nave Enterprise em velocidade de dobra com o capitão James T. Kirk explorando novos mundos !
    3ª= Uma nave espacial brasileira montada na China com o motor tentando pegar no tranco pois o combustivel (àlcool)estava batizado com àgua !

    Thumb up 37
  9. é verdade.tem aquela vez que um cara fez uma pipa com led e soltou a noite.ela tinha um formato circular com os leds distribuidos na circunferencia, e eles ficavam girando, dando a impressaode ser um disco voador.o povo ficou bem assustado.

    Thumb up 7
  10. Se até atirando um prato pra cima já rende sensacionalismos de adoradores de UFOs, imaginem um vídeo desses. Até concordo com a Nasa ao ocultar informações, o povo é doido.

    Thumb up 17
  11. Devo ser muito loira mesmo , estou olhando a tempos pra esse video e até agora nao vi nada….nem possivel objeto, nem ovni , nadinha de nada… nao entendo todo esse barulho p causa de uma sombra que provavelmente nao é nada..

    Thumb up 3
  12. o YAMATO tá passando perto de Mercúrio!!!
    Não perca o próximoepisódio de Star Blazer [patrulha estelar]!!! KKKKKKKKKKKK

    Thumb up 1
  13. O Cardoso do site Meio Bit também escreveu um artigo a respeito; e tudo indica que foi um erro de algoritmo mesmo (conforme comentou o Cesar), onde a imagem que aparece é o próprio planeta Mercúrio na posição do dia anterior. Aliás, se repararmos bem, a trajetória do planeta é exatamente a mesma!

    “…Segundo pesquisadores do laboratório que analisa as imagens do STEREO/SECCHI, a anomalia é Mercúrio.

    As nuvens de plasma são bem menos brilhantes do que aparentam, para isso precisam usar as câmeras em alta sensibilidade. Como elas seriam cegadas pela iluminação das estrelas e de Mercúrio, um algoritmo é usado para remover esses pixels mais brilhantes, sem afetar o plasma. Isso é feito comparando a imagem com uma feita no dia anterior. Se um pixel estava nos dois lugares nos dois dias, é removido.

    O problema é que Mercúrio se move muito mais rápido que as estrelas, não está no mesmo ponto. O algoritmo simples se confunde, remove pixels de menos e faz com que parte do planeta “apareça” onde estava no dia anterior, gerando a anomalia…”

    (Fonte: Meio Bit – ‘Aquilo perto de Mercúrio? não é uma Lua, é uma Estação Espacial!’)

    Thumb up 9
    • tirem esse “parece”
      no final do link

      Thumb up 3
  14. Existe um segundo video onde aparece o planeta Marte na mesma imagen e o mesmo efeito pode ser observado, demonstrando que é um defeito do sensor das sondas.

    Thumb up 3
  15. Acho estranho a demora para divulgar o video…11 dias..enfim.
    Se alguém aí assiste Ficção, vai concordar comigo que realmente parece ser uma nave, no sentido de: claro que isso é em filmes, quando uma nave esta ‘invisivel’ e uma onde muito grande de energia se encontra com o escudo da nave, ela acaba ‘aparecendo’…vai disser que não parece isso?
    Porém… o formato da nave é estranho,claro, se for uma mesmo…reparem bem,é como se fosse um ‘A’ mas deitado…
    E seria coincidência uma coisa dessas aparecer uma ano antes do fim dos tempos dos Maias?Rs…bem todo o nosso contexto da humanidade e ações, realmente, parece ser o fim dos tempos….

    Thumb up 2
  16. A explicação é simples: Ocorre que a deflexão paranoidal causa projeções influxas na área contígua à zona de convergência energética, onde são gerados bilhões de fótons neutrônicos ambixais que se projetam em direção ao feixe de radiação solar, resultando num espectro hialurônico de mega dimensões, dando a ilusão de ser um objeto físico.

    Thumb up 0
  17. A explicação é mais trivial do que parece. Para filmar as descargas coronais, a sonda tem que apagar o fundo. Quando o planeta Mercúrio faz parte do fundo, o algoritmo que faz o apagamento do fundo se confunde.

    A prova de que não se trata de um objeto real é que a outra sonda também registrou uma imagem, mas em uma posição diferente. Ora, um objeto físico não pode estar em dois lugares diferentes ao mesmo tempo, e não pode estar em uma posição para um observador, e em outra posição para outro observador (descontadas as diferenças devido à projeção e perspectiva) ao mesmo tempo. Logo, trata-se de uma ilusão de óptica ou, como apontado pela NASA, um defeito na imagem causada pelo tratamento feito pelos programas que limpam a mesma.

    Claro que nenhum ufólatra que se presta vai se deixar convencer por uma explicação assim…

    Thumb up 15
    • Até os ufólogos mais razoáveis não desconsideram alguma falha operacional. É que as pessoas sempre têm um desejo profundo de ver OVNIs e todas as anomalias que aparecerem serão expedições de Grays indo pra área 51.

      Thumb up 8
  18. Cometas podem ter em seu interior materiais que poderiam reagir durante a passagem da tempestade solar, causando uma grande explosão que destroçaria o objeto. É uma idéia.

    Thumb up 4
  19. O que vejo é algo reagindo de alguma forma com o campo magnético de mercúrio. O objeto invisível seria o campo magnético bloqueando a passagem de algo, poeira, sei lá….

    Thumb up 2
  20. Afffffff É SO UMA ESTRELA EXPLODINDO… CONFESSO QUE NÃO VI NADA D+, ESSE POVO QUE CRIOU A IDEIA QUE OS OVNI´s SÃO PARECIDOS COM O PLANETA SATURNO! FALA SERIO. ATE O OBJETO ESCURO QUE APARECEU AQUI NO CEU EM FRENTE MINHA CASA PELO GOOGLE MAPS É MAIS SINISTRO

    Thumb up 1
    • naum tem nenhuma estrela explodindo nesse video…

      Thumb up 0
  21. Este é o planeta Nibiru, que vai chegar no final de 2012 na órbita da Terra, conforme estudos do Prof. McDonalds.
    Vou ter que aumentar o estoque de cannabis, antes que o mundo acabe…

    Thumb up 14
  22. Gte é aqele planeta(Nibiru) qe o Glauco ficava falando dele, ele bateu no planeta errado, ainda bem né.

    Thumb up 4
  23. aqulilo poderia ser sido apenas poeira estelar
    ao receber uma onda do sol riagiu
    seu tivesse uma nave espacial eu ficaria é lonnge do sol
    receber uma carga daquela seria a morte
    eu ficaria pra la de plutao

    Thumb up 1
  24. As vezes a gente faz de tudo pra crer no improvável (aliens), e as vezes faz de tudo pra buscar uma solução lógica para o que não tem !!! Pra falar a verdade o ser humano conhece muito pouco dele mesmo e do próprio universo , e nesse caso eu não descreio no fato de ser algo artificial alienígena , ou ser algo explicável e natural , mas pelo que li e pesquisei os cientistas ainda não acharam uma solução lógica pra isso , então…..!!!!

    Thumb up 8
    • O que aparece na imagem é a “sombra” do lugar onde Mercúrio estava no dia anteriror.
      Esta artefato foi criado pelo jeito que o telescópio processa dos dados que recebe, para gerar as imagens o mais nítido possível, os cientistas tem que tirar o brilho da radiação de fundo. Isso é feito verificando a quantidade de luz que entrou pela camera no dia da Ejeção de Massa Coronal (ECM) e no dia anterior. Assim, a luz que aparece nos dois dias é excluida da gravação do ECM, e a luz que sobra é intensificada.
      Esse processo é eficaz quando se trata de estrelas, que não se mechem muito em relação ao Sol, Mas fica mais complicado quando se trata de planetas.

      Leia mais sobre esse assunto em (inglês):http://www.space.com/13835-cloaked-mothership-mercury-ufo.html

      Thumb up 2
    • Possivelmente se trata de uma rosquinha…q-q

      Thumb up 12
  25. “a teoria de que pode se tratar de algo “banal”, como a explosão de poeira espacial”

    teoria ridícula: o objeto tem formas geométricas e secas (e em ambos os lados). Não creio que tal teoria tenha sido expostas por ufólogos, geralmente gente inteligente. Nenhuma das teorias levantadas até agora explicam o ocorrido, e a que chegava mais próxima de uma explicação caiu por terra bonito.

    E como é grande esse troço!

    Sim, não estamos sós.

    Thumb up 4
    • Não necessariamente eu concordo. Mas pelo menos foi inteligente nas colocações e observações. Eu tinha visto o mesmo, mas fiquei quieto. Afinal, não sei como massas de poeira se comportam no espaço.

      Thumb up 1
    • a era dos saiya-jins ja não acabou na 2 temporada de dragom boll Z??

      kkk bom lembrar

      Thumb up 3
  26. Parece que ja tinha algo ali e apenas acendeu devido as radiações solares, algo “estacionado” muito estranho

    Thumb up 14
  27. Seres de pouca Fé eu sei o que é isso. Esta nas escrituras. Jesus Cristo esta Voltando para chutar os traseiros dos Hindus, budistas, macumbeiros e os outros seguidores dos falsos deuses, e usando apenas seus poderes psíquicos ele esta trazendo o planeta Nibiru que é duas vezes maior que Júpiter. Por isso, arrependa-se! Aceite Jesus como seu mestre supremo e salvador e sejam salvos.

    Thumb up 0
  28. 1 – Nave alienígena gigante.

    2 – Uma lua desconhecida de Mercúrio.

    3 – Cometa gigante vindo pelo outro lado do Sol.

    4 – Erro de distância, e o objeto seria uma supernova distante.

    5 – Falha de sistema operacional.

    6 – O Primeiro asteróide vulcano – um suposto cinturão de asteróides interior à órbita de Mercúrio.

    Até que se confirme o que é, ou foi, o objeto em questão, algumas teorias científicas e muitas pseudocientíficas surgiram para tentar explica-lo.

    Em minha teoria acredito que seja um grande cometa errante que não foi visto antes porque veio da direção oposta do Sol, onde os telescópios não puderam flagra-lo. Ao ser atingido pela explosão solar, o cometa se despedaçou e explodiu, devido a bolsas de compostos voláteis e hidrogênio em seu interior. Por estar perto de Mercúrio, seus restos mortais e suas caudas e coma caíram sobre o Planeta. Seja o que for, talvez a sonda Messenger nos mostre algo em sua próxima passagem por Mercúrio.

    Thumb up 1
    • PQ a moderação ainda não excluiu essa pessoa?

      Thumb up 6
    • Olhe os monstrinhos de avatar desses alteregos cômicos de Glaucos, são todos diferentes, possivelmente o autor está usando vários endereços de email para fujir do controle de usuários.

      Thumb up 5
  29. Logo vão ferver comentários como este: ” Uma nave espacial gigantesca e invisível e com campo de força foi atingida pela EMC. E explodiu,”( não acredito nisso ) O mais provável é que um meteoro foi atingido por uma EMC descomunal e por estar próximo de Mercúrio e conseqüentemente do Sol, foi ” fritado “!

    Thumb up 12
    • Não te entendi como meteoro foi atingido sem a sonda ter o visto que vejo na foto é que objeto só apareceu logo apos ser atingindo por EMC por isso é um milhão de vezes mais possivel que foi explosão de poeira espacial porque é um gas muito menos visivel até a ideia que de uma nave espacial com escudo invisivel eu acho que é mais provavel…

      Thumb up 16
  30. “Possível objeto não identificado é visto em Mercúrio”

    Ou o objeto é identificado, ou não é, como pode ser um “possível” objeto não identificado?

    Thumb up 24
    • João,

      Objeto não identificado (OVNI ou UFO, em inglês) significa qualquer fenômeno voador real ou aparente que pode ser avistado por um observador que após uma investigação científica e criteriosa, o fenômeno permanece como desconhecido. Quando ele é reconhecido, quando é descoberta a sua causa/origem (avião, balão, helicóptero, astros, etc) ele deixa de ser um OVNI e passa a ser um objeto identificado.

      Thumb up 20
    • Eu sei disso, neste caso como o objeto “voador” não é identificado, não existe a necessidade do “possível”. Ou ele é identificado, ou não é.

      Thumb up 14
    • Provável então que a Sra. Stephanie D’ornelas esteja em dúvida quanto a veracidade do arquivo que ela copiou pro HypeScience.

      NO artigo original, o redator não parece ter o mesmo ceticismo dela, já que o título original é: “Mysterious Planet-Size Object Spotted Near Mercury”, em tradução livre, algo como “Objeto misterioso do tamanho de um planeta localizado próximo a Mércurio.”

      Thumb up 17
    • Comentário na moderação… :S

      Thumb up 6
    • Está correto sim. Não se sabe se o objeto existe mesmo, então é um possível objeto.

      Thumb up 5
    • seria porque ninguém sabe que tipo de objeto é este?

      Thumb up 2
    • Se ngm sabe o que tipo de objeto se trata, então, já se enquadra na definição de OVNI…

      Thumb up 9
    • Não exatamente, Ovni é objeto voador não identificado, visto no céu da Terra. Esse objeto em questão não é “voador”, já que pode ser um planeta, por exemplo. Seria um OENI, objeto espacial não identificado.

      Thumb up 15
    • Mas ninguém sabe se era voador ou não rs… nem sabem do que se trata o objeto, ou, se era mesmo um objeto… E a sigla OENI nem existe, apesar de fazer mais sentido, por ser genérica…

      Thumb up 12
  31. I’ve got a question: O que Urano está fazendo nessa imagem, próximo a Mércurio?

    Thumb up 7
    • aparentemente esta um ao lado do outro, mas urano esta beeem mais ao fundo. Da mesma forma que a lua em relação as estrelas no ceu noturno visto da terra.

      Thumb up 5
    • Não sei… me parece estranho… não seria mais provável que Vênus aparecesse na foto??? Urano está muito distante pra ter aparecido ali. Ainda não consegui entender a relação desse planeta na fotografia.

      Thumb up 3
    • Os planetas têm órbitas, cada um com sua velocidade de translação, e não giram alinhados… Em um círculo você vê Mercúrio próximo ao Sol e Urano ao fundo, muito distante. Possivelmente Vênus possa estar orbitando o Sol em seu lado direito, ou passando por trás do astro, o que, nesse caso, na imagem não apareceria.

      Thumb up 5
    • Verdade… thanks…

      Thumb up 3
    • Foi a primeira hipótese criada pela Nasa, porém ao se olhar o vídeo da segunda sonda, que está colocada no lado oposto do sol, observou-se o mesmo fenômeno, o que diminui a probabilidade de ser um reflexo da lente, embora não possa ser descartado.
      Com certeza um objeto desta magnitude já teria sido identificado, seja ele natural ou artificial, então é bom que os ufologistas de plantão não subam em palanques para não cairem de maduro.
      Deve existir (sempre existe) uma explicação lógica para o fenômeno que não envolva nada fora do normal. Vamos aguardar por mais informações.
      Paz e prosperidade!

      Thumb up 8
    • A NASA..rebate: “Não é um UFO…; é um balão atemosferico”

      Thumb up 0

Envie um comentário