Posso beber minha própria urina?

Por mais nojento que pareça, pode. A urina já foi considerada uma bebida saudável e da moda por diferentes civilizações, durante séculos.

Celtas na Península Ibérica faziam gargarejos com xixi para branquear os dentes cerca de 50 anos antes de Cristo.

“Amaroli” é uma palavra vinda do sânscrito, que se refere à urinoterapia, que é a prática antiga de ingerir o líquido amarelado logo pela manhã, como se fosse um remédio matinal.

O famoso escritor JD Salinger era conhecido pela sua obra “O Apanhador no Campo de Centeio” e por beber seu próprio xixi, ato compartilhado pelo ex-primeiro ministro da Índia, Morarji Desai, que até fez uma aparição especial no canal de TV estadunidense CBS para defender o seu hábito.

Ainda assim, beber sua urina não traz nenhum benefício conhecido para a saúde. O xixi é composto por pelo menos 95% de água. Os 5% restantes não são muito bons para você, tendo em vista que seu corpo está querendo se livrando deles.

Ele transporta o excesso de eletrólitos, como sódio, cloreto e potássio. A urina também carrega traços pequenos do excesso de toxinas na forma de ácidos a partir de seu rim, mas você precisa beber muito para fazer estragos.

Os eletrólitos permitiem que algumas das nossas células conduza eletricidade, porém muito sódio extrai água de nossas células, desidratando-nos. Muito potássio, por sua vez, pode levar a um ataque cardíaco.

“Pense nisso como beber água do oceano”, compara Jeff Giullian, nefrologista da Associação de Nefrologia de Denver, Colorado, EUA. “Vai desidratá-lo e causar mais danos do que benefícios”.

Dan Woolley discordaria. Ele passou 65 horas preso sob os escombros do Hotel Montana no Haiti após o terremoto do ano passado e atribui sua sobrevivência parcialmente ao fato de ter bebido sua própria urina.

Especialistas em sobrevivência, entretanto, têm opiniões conflitantes. Bear Grylls, apresentador do programa de TV “Man vs Wild” (Homem vs Natureza Selvagem), aconselha a prática – Woolley conta que foi o próprio Grylls que lhe ensinou o truque -, enquanto Les Stroud, apresentador do programa “Survivorman”, do canal Discovery, não acredita nos poderes da urina, mesmo em situações extremas como a de Woolley.

O Manual de Sobrevivência do Exército dos Estados Unidos inclui urina na lista de “não beba”. No entanto, Aron Ralston, um aventureiro que ficou com seu braço preso sob uma rocha e foi obrigado inclusive a cortá-lo para se livrar, também ingeriu seu xixi – e sobreviveu. A história foi retratada no filme “127 Horas”.

Cada caso é um caso, mas de uma forma geral beber urina para sobreviver é ainda mais prejudicial, pois a desidratação a torna menos diluída e os eletrólitos e os ácidos estão presentes em maior concentração, fazendo uma má situação ficar ainda pior.

E é nojento. [PopSci]

30 respostas para “Posso beber minha própria urina?”

  1. Esse artigo é um pouco estranho pela seguinte frase: O Manual de Sobrevivência do Exército dos Estados Unidos inclui urina na lista de “não beba” … Sendo que os médicos do Exercito Americano do grupo ” Boinas Verdes ” aconselha que a urina tenha sais minerais… e em caso de falta de água beba própria urina…

  2. Na verdade somente quem experimentou é que sabe o gosto e seus benefícios.
    Eu mesmo sempre uso e tomo vários copos por dia, uma maravilha!
    Você tem uma melhor relação com seu corpo,conhece-o muito bem.Somente os que não concebem a verdade é que relutam em compreende-la.
    Erto, a Ciência é feita de 3 elementos básicos: Observações,anotações e experimentação,logo, qualquer assunto que tenha pelo menos estes 3 elementos citados acima pode ser considerado uma ciência.De nada adianta querer que ninguém aceite a verdade se não está pronto!Também importa-nos dizer que se você não acreditar por exemplo na existência do sol,ele não deixará de existir , ninguém fará de uma verdade uma mentira nem de uma mentira uma verdade ,portanto importa-nos pesquisar e nos esforçar para encontrarmos a verdade sem bandeiras ,apenas a pura verdade e isto somente poderemos fazer com um estudo sério e dedicado. Um abraço a todos!

  3. Quero agradecer aos especialistas a respeito do problema de tomar urina como fonte de saude. Uma emissora de televisão, que discutia os TATUS. Mostrou dois irmão tomando urina e dizendo publicamente que essa atitude é saudavel. Busquei através de vocês e descobri o mau que este ato pode trazer a saude. O triste é saber que os meio de comunicação não avaliam seus programas e os danos que podem trazer aos individuos que acreditam em qualquer fala ou conversa.
    Obrigado pelo exclarecimento no assunto de beber urina.

  4. Ézio
    Você não tem obrigação de saber, mas o feto fica muitissimo bem protegido dentro da bolsa, herméticamente fechada, cheia de líquido amniótico, liquido este que serve de amortecedor para o bebê. E ele, o bebe não precisa engolir nada, pois a nutrição é feita atravéz do cordão umbilical, que sai do bebê e se conecta com a placenta, blá, blá, blá, cansei. Veja algo sobre desenvolvimento fetal, tá.
    Fui,

    • O excesso de cultura deixa as pessoas meio fora do senso de humor ou talvez seja o isolamento físico que a internet causa atualmente na sociedade. Nota-se no que eu escrví foi apenas deboche da falta conhecimento do internauta Junior.

  5. NÃO SOMOS ANIMAIS QUE AGEM POR EXTINTO.SE URINA FOSSE
    ALGO PROVEITOSO NOSSO CORPO INVÉS DE ILIMINAR, ACUMULAVA.
    AGORA CADA LOUCO COM SUA MANIA, EU PESSOALMENTE TENHO NOJO .

    • Quando buscamos conhecimento sobre algo saímos da ignorância. Portanto, para se manifestar a respeito sobre a utilização da urina devemos ter conhecimento a respeito da mesma, principalmente a própria.
      Penso que é mais saudável do que algumas atitudes do ser humano.

    • ninguem deveria ter nojo da propria urina,pois quando vc esta no utero e da propia urina que vc bebe.

    • Junior;
      Só se naquela hora do vamos que vamos com barriga e tudo o pai ou o ricardo der uma mijada no útero durante a penetração; o que eu acho muito difícil, pois, durante uma ereção o canal do pênis não deixa a urina passar.
      Também, pode ser que alguns seja gerado na bexiga. Pode acontecer (sic).

  6. Este artigo está MUITO tendencioso. Possui ‘vícios’ graves de pensamentos.
    “beber sua urina não traz nenhum benefício conhecido para a saúde”. Frase infeliz e equivocada. Sim, a urinoterapia existe e é defendida por muitos pelos benefícios q pode vir a realizar. Oq acontece é o seguinte, é um tratamento natural e GRÁTIS, sem lucros, ou seja, contra o sistema. É isso mesmo. Laboratórios trabalham com oq? Lucros!

  7. Tomei urina durante 2 anos intercalando os períodos, notei uma tenue expiritualização e tranquilização dos pensamentos e sentidos, porém estava em práticas de hatha yoga constantes. Depois de um determinado tempo tive cálculos renais, o qual minha pesquisa demonstrou que a uréia da urina retornava ao corpo pois não parei de ingerir carne, o qual é indispensável para a prática. Não existe nenhuma repulsa na atitude pois você deve ingerir a urina ainda morna recém estraída e a mais concentrada (a primeira da manhã). A urina ainda é muito eficaz na cicatrização epidérmica de qualquer ferimento. Um santo e incrível remédio para frieira, pé de atleta etc. Existem pelo menos 2 livros bons sobre o assunto: Urinoterapia Xixi – Ticumagawa Iroshi – A Água da Vida, ambos da edt. Madras – A antiga medicina Ayrvédica da Índia possui muito conhecimento sobre a utilização da urina nas terapias medicinais e inclusive se produzem refrigerante com urina de vacas neste país.

    • Além da ampla utilização da urina em diversas terapias Ayurvédicas na Índia é muito utilizada no cabelo, revitalizando-o. É evidente que as medicinas tradicionais antigas não tem destaque no mundo atual pois são terapias não intervencionistas e não geram lucros para a indústria química farmaceutica. É ironico pensar que a medicina teve origem nos últimos 100 anos com Galeno ou outros pceudomédicos voltados para o materialismo e bloqueados, impedidos por crênças religiosas. A medicina é uma ciência muito antiga e não pertence aos médicos. É um direito de cada um de nós procurarmos a cura para nossas próprias patologias, e isto é livre e um fundamental intercursso pelo auto-conhecimento.
      A medicina Tibetana utiliza urina nas práticas e sabe-se que a urina do cavalo é usada também para cura, isto é uma descoberta indígena. Abram os ólhos do conhecimento e superem os interesses materialistas, que tudo se resolve.

  8. Realmente é de acreditar em certos efeitos terapeuticos da urina, porquanto ela já em caso de aflição conseguiu servir de remédio santo, tal como curar feridas, aliviar a dor de dente e outros efeitos positivos que resultam da sua injestão. Recordo que não é o mais ideal mas excepccionalmente pode salvar vidas.

  9. A maior aplicação da urinoterapia ocorre em situações de pavor intenso.
    Uma pessoa pode ficar psiquicamente traumatizada se passar por um sequestro, ou assalto, mas se logo a seguir tomar a própria urina, as chances de recuperação serão extremamente boas.
    Isto ocorre porque nestas situações eliminamos hormônios e certos neurotransmissores na urina e que se não forem recuperados desta forma, trarão outras consequências mais graves.

    • Nunca passei por uma das situações q vc citou, mas te digo que a pratica da urinoterapia é excelente. Cada um tem de fazer sua própria experiencia.

  10. Ezio Jose, você consegue tirar a água do ouvido sem precisar de urina, use água morna (pode ser do chuveiro) e faça o mesmo procedimento: balançar a cabeça com vontade.

    Uma outra coisa, tem diferença entre adotar o hábito de beber urina e beber urina em um caso de emergência.

  11. Daquí alguns dias aparecerá alguém dizendo que fezes é um alimento que não faz mal tanto quanto os lights e diets, ou também, carnes vermelhas, gorduras animal e etc.
    De uma coisa eu sei; a urina é excelente para retirar água que entre nos ouvidos quando mergulhamos ou nadamos de mal jeito. É só colocar urina no ouvido e virar de repente para derramá-la que sai toda a água.
    Também, a urina é útil para curar frieira. Basta, para isto, colocá-la numa vasilha que não seja de metal e deixar por uns três à quatro dias tampada parcialmente. Depois é só colocar a parte afetada pela frieira no líquido podre por alguns cinco minutos. Repetir essa ação por três dias consecutivos uma vez à cada dia.

  12. Se fosse necessário eu ainda beberia.

    Todos os casos registrados de pessoas que passaram por dificuldade extremas e beberam sua urina para sobreviver, informam que essas pessoas não sofreram danos por isso.

    Se eu estou passando por desidratação, seria melhor que repusesse toda água possível, mesmo que seja poluída a pouca porcentagem, como na urina.

    • Eu preferia saltar do prédio mais alto do mundo de que beber a minha própria urina

Deixe uma resposta