NUNCA VISTO ANTES: Assista ao vivo aqui nosso primeiro pouso em um cometa a 500 milhões de km de distância

Por , em 11.11.2014

ATUALIZAÇÃO 3: Veja fotos do pouso da Philae no cometa 67p.

ATUALIZAÇÃO 2: O pouso parece ter sido um sucesso. Fique ligado pela nossa página do Facebook ou por email que logo publicaremos as incríveis imagens que a nova sonda está fazendo do cometa a 500 milhões de km de distância da Terra.

ATUALIZAÇÃO 1: A separação foi efetuada com sucesso! e foi uma grande comemoração. A Philae lander já separou-se de Rosetta. Ela começou sua descida histórica ao cometa e lançará seus arpões para se fixar no cometa nas próximas horas (13h35min). Continue ligado.

Cometas são como cápsulas do tempo que acumulam informações preciosas sobre o sistema solar, a água em nosso planeta e, talvez as origens da vida como conhecemos. É por isso que esta missão espacial especial deve prender a atenção do mundo inteiro.

Chegou ao clímax da missão lançada ao espaço a mais de 10 anos, uma corrida de mais de 6 bilhões de km pelo Sistema Solar, na caça de um cometa. A sonda espacial Rosetta, viajando a 65 mil km/h, está para lançar a sonda Philae (assista cima ao vivo) em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko às 6h35min (horário de Brasília), e o mesmo pousará na superfície do cometa sete horas depois, às 13h35min.

philae

É a primeira vez que a composição de um cometa será analisada no próprio núcleo do cometa, até agora as análises foram todas indiretas, seja pela análise da coma, seja pelo lançamento da sonda de impacto Deep Impact (que atingiu o cometa Tempel 1) e análise do material levantado no impacto.

Logo depois do impacto do Philae no núcleo do cometa, na área de pouso conhecida como Agilkia, novo nome para o “local J”, dois arpões foram lançados para ancorar o Philae, já que a gravidade do cometa é muito baixa. Além dos arpões, cada um dos pés tem uma broca com a finalidade de ajudar a fixar a sonda ao cometa.

Já descobrimos que o cometa, além de ter dunas como aqui na Terra, é intensamente fedorento. Mas nos próximos meses, o Philae vai conduzir exames da composição elemental, isotópica, molecular e mineralógica. Além disso, o Philae pretende estudar o comportamento do cometa à medida que se aproxima do periélio, o ponto mais próximo ao Sol da órbita do cometa. As informações serão repassadas à espaçonave Rosetta, que continuará acompanhando o cometa, e vai repassar a comunicação do Philae para a Terra.

A missão da espaçonave Rosetta e da sonda Philae vão perdurar até dezembro de 2015, quando o cometa já estará a caminho do espaço profundo novamente. [Esa, 2]

Mais detalhes sobre a Philae, suas habilidades e instrumentos (em inglês):

6 comentários

  • etelvino porto:

    Maravilhoso. A Ciência é uma das maiores dádivas da humanidade. Se a humanidade rumasse sempre para o progresso benéfico ao universo.

  • Cesar Grossmann:

    Confirmado o pouso do Philae sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

  • Daniel Vieira Carneiro:

    Estamos chegando próximo aos minutos de terror onde os 28 minutos de delay nas comunicações entre a rosetta e a Terra.

    • Daniel Vieira Carneiro:

      Prevejo momentos de tensão !!

  • Christofer Castro:

    Será que a aproximação será transmitida online, na medida do possível?

  • Lucio Flavio:

    Aguardando ansiosamente!

Deixe seu comentário!