Prazeres saudáveis: 10 vícios que fazem bem

Nós sabemos que certos hábitos não são exatamente saudáveis. Ainda assim, nem sequer tentamos interrompê-los, certo? Agora você pode parar de se sentir culpado: confira essa lista com 10 vícios os quais você tem permissão para manter. Saiba que eles podem inclusive ser benéficos, combatendo depressão e outras doenças:

1) Tirar uma soneca

Unanimidade entre os especialistas, o sono é gratuito e praticamente não tem inconvenientes à saúde. Esse tempo de descanso dá energia, fortalece o sistema imunológico, aumenta a sua memória e até mesmo ajuda a manter a forma. Sem uma boa noite de sono, fica mais difícil tomar decisões e aumenta o risco de ansiedade e depressão. Falta de sono também tem sido associada com hipertensão, intolerância à glicose e gordura na barriga – todos fatores de risco para doença cardíaca. Estudos mostram que sete a oito horas de sono por noite é o ideal. Se você tiver problemas em dormir, ou parece não conseguir sair da cama, converse com seu médico sobre possíveis causas, tais como ansiedade ou apnéia.

2) Matar aula

Estudos confirmam que um tempinho fora – seja fazendo uma viagem ou sumindo por 24 horas – alivia o estresse, diminuindo a pressão arterial e o risco de doença cardíaca. Também promove o pensamento criativo. Uma pesquisa provou que mulheres que tiraram duas ou mais férias por ano eram menos propensas a terem depressão do que mulheres que tiraram férias uma vez a cada dois anos. Não importa o tempo que você passe fora, o importante é dar uma “fugidinha”. Além do mais, estudos mostram que a maior emoção vem antes das férias. Então melhor ter mais de uma, né?

3) Sexo

O sexo é a forma mais prazerosa de atividade física que existe. O ato libera endorfinas que lhe fazem se sentir bem e oxitocina, um hormônio que promove afeto, “ligação”. Esse componente de sentir-se ligado a outra pessoa realmente tem benefícios para a saúde mental. Outra vantagem: quem faz sexo uma ou duas vezes por semana tem níveis mais elevados de anticorpos da imunoglobulina A, que protege contra resfriados e outras infecções.

4) Comer chocolate todos os dias

Você pode comer chocolate todos os dias, desde que em quantidades pequenas do tipo amargo, para minimizar a ingestão de açúcar e gordura e maximizar os benefícios. Chocolate amargo e cacau podem ajudar a baixar a pressão arterial, reduzir o risco de derrame, e proporcionar outros benefícios cardiovasculares. Também pode servir para levantar seu astral quando você está chateado. Um estudo publicado no ano passado descobriu que comer 40 gramas de chocolate escuro por dia por duas semanas reduziu hormônios de estresse em pessoas altamente ansiosas. Verifique se há pelo menos 75% de cacau no seu chocolate.

5) Sair com os amigos

Segundo estudos, os amigos e a família têm um enorme impacto sobre o nosso comportamento, desde o que bebemos e comemos até o quanto pesamos. Mas há pouca dúvida de que fortes laços sociais podem trazer uma série de benefícios: menos resfriados, melhor saúde do cérebro, e uma vida mais longa, para citar alguns. Sair só com os amigos lhe faz muito bem, contanto que você saia só com pessoas com quem têm uma relação equilibrada.

6) Comida gordurosa

Não há necessidade de privar-se dos alimentos cheios de gordura, que não só têm um gosto melhor, mas também servem a um propósito real para a saúde, desde que você obtenha as quantidades corretas dos tipos corretos. Ingira diariamente pelo menos 10% de gorduras monosaturadas (encontradas em óleos vegetais, abacate, nozes e sementes). Essas gorduras reduzem os riscos de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Os ácidos graxos ômega-3 (encontrados em peixes como salmão e atum, e em semente de linhaça e nozes) também apresentam menor risco de doença cardíaca e podem ajudar a diminuir os sintomas da depressão, artrite reumatóide e outras doenças. Além disso, quando você tem uma refeição que inclui um pouco de gordura, você tende a se sentir mais satisfeito, por isso você come menos. Ainda assim, sua ingestão de gordura diária não deve ser superior a 30%.

7) Tomar café

Muitas pesquisas sugerem que o café, além de te ajudar a acordar, luta contra doenças cardíacas e alguns cânceres. Também lhe dá mais energia para se exercitar. Beber café moderadamente na meia-idade tem sido associado com menor risco de demência e Alzheimer. E uma revisão de 2009 constatou que para cada xícara de café adicional que você bebe todos os dias – de alta octanagem ou descafeinado – o risco de desenvolver diabetes tipo 2 reduz em 7%, possivelmente porque os produtos químicos na bebida melhoram a sensibilidade do seu corpo à insulina e aumentam o metabolismo. Desfrute de até dois copos por dia; mais do que isso pode deixá-lo nervoso ou roubar-lhe seu precioso prazer número um – o sono.

8 ) Receber uma massagem

Em geral, as pessoas que são tocadas regularmente são mais saudáveis. E se o seu orçamento não inclui serviços de spa, considere receber massagens do seu amor. Mulheres em um estudo de 2008 registram menos dor, depressão, ansiedade e raiva quando foram massageadas duas vezes por semana por seus parceiros e (bônus!) eles relataram uma melhor saúde mental também.

9) Tomar sol

Dias ensolarados realmente melhoram o nosso humor – o sol é o melhor antidepressivo natural, provocando o nosso corpo a produzir o hormônio melatonina, por isso ficamos alerta, energizados e prontos para enfrentar o dia. Expor a pele ao sol também provoca a síntese da vitamina D, um hormônio que pode reduzir os riscos de câncer, doenças cardíacas, ossos frágeis, e outros problemas. Porém, deve-se sempre usar sempre protetor solar e tomar um suplemento D se os seus níveis de vitamina são baixos. Consulte seu médico para descobrir.

10) Vinho no jantar

O vinho tem propriedades saudáveis para o coração, embora os investigadores não saibam direito como elas funcionam. Seus antioxidantes podem manter os vasos sanguíneos flexíveis, ou o álcool pode aumentar o HDL (bom colesterol). De qualquer maneira, a chave é a moderação: um copo por dia. Mais do que isso pode elevar a pressão arterial e lhe fazer acumular alguns quilos. Mulheres que bebem muito também têm taxas mais altas de câncer de mama. Não gosta muito de vinho? Não há problema: você pode obter benefícios similares de uma bebida de licor ou uma cerveja por dia. Vá em frente e brinde pelos prazeres da vida saudável! [CNN]

45 respostas para “Prazeres saudáveis: 10 vícios que fazem bem”

  1. Gostaria de dizer para a Solange que a postagem dela, a respeito das palestras de Bill Gates, vai ajudar o meu filho adolescente, de 17 anos, a crescer. Ele é fã “DA FORTUNA” do Bill Gates. Agora, espero, vai aprender como se chega lá… e como é difícil a vida…

  2. Muitos dos meus alunos da faculdade matam aula para sair com os amigos, tomar uma bebida qualquer ou uma cerveja para ficar de boa, fazer sexo, tirar uma soneca e depois passam no mac para comer um hamburgão e repor as energias. Quer coisa melhor do que esta? E os pais dando duro para pagar as mensalidades caras, nem sonham que seus rebentos estão dando um duro danado pra colocar em prática todos esses “10 vícios que fazem bem”. Inversão de valores total que a mídia promove e que Bill Gates devidamente explora em sua palestra:

    11 Coisas que a escola não ensina

    01: A vida não é fácil, acostume-se com isso.
    02: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima, ele espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
    03: Você não ganhará $20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
    04: Se você acha seu professor rude, espere até ter um CHEFE. Ele não terá pena de você.
    05: Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
    06: Se você fracassar não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
    07: Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
    08: Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isso não parece absolutamente NADA com a vida real. Se pisar na bola está perdido, RUA!!! Faça certo da primeira vez.
    09: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir as suas tarefas nos fim de cada período.
    10: Televisão NÃO é vida real. Na vida real as pessoas têm de deixar o barzinho e ir TRABALHAR.
    11: Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles

  3. “Quem avisa, amigo é”. Um aviso para o proprietário desse site: você tem que eliminar os comentários que foram feitos em relação à maconha (cannabis sativa). Esses comentários são uma APOLOGIA AO CRIME. Consulte um advogado e comprove que eu estou certo.


    Prezado Everton
    Comentários que DENIGREM chefes dos 3 Poderes, das Forças Armadas, a democracia; calunias, difamações,injúrias, obscenidades, preconceitos, criticas aos direitos humanos, crenças religiosas,convicção filosófica, ou politica, são sistemáticamente removidos.
    Porém o artigo 5°, § IV da Constituição Federal , garante a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. O site possui o enderêço dos seus leitores, caso o Sistema Judiciário se interesse por algum dos comentários. Nossa intenção é deixar o leitor a vontade para expressar sua opinião , dentro dos limites da moralidade consoantes com os costumes da nossa sociedade.
    Importante frizar que os leitores são pessoas maduras, responsáveis por seus atos. Compete aos responsáveis dos incapazes , fiscalizar o produto de seus acessos a WEB e a outras mídias como a televisiva, a escrita, etc.
    Agradecemos seu interêsse, tenha bons momentos no site.

  4. Parabéns Everton,definiu claramente a palavra ‘vício’;quanto a matar aulas,péssimo conselho,comida gordurosa,todos sabem que é nocivo à saúde e o sexo tem que ser seguro não dá pra descuidar;tudo tem que sr feito com moderação e responsabilidade.

  5. Devemos ter cuidado com o uso e o sentido das palavras. Olhem só o que significa a palavra vício: Costume ou hábito nocivo de que uma pessoa tem dificuldade de se privar.

  6. Matar aula é um disparate sem tamanho. Existem os finais de semana para relaxar. Tomar banho de sol, deve-se ter cuidado com o horário. O sol das 10 horas da manhã até às 4 horas da tarde causa câncer de pele. Se a pessoa não quizer tomar vinho, pode tomar suco de uva, porque os benefícios são os mesmos.

  7. um outro “conceito” dificil alem dos já relatados é o caso do chocolate de 70 % ou mais… ISSO NÃO EXISTE NOS CHOCOLATES BRASILEIROS, portanto muito cuidado, eles vem com muito açucar e fazem MAL Por isso.
    talvez os importados não sei ?!?
    apenas fazendo caseiro com cacau puro se tem isso !

    e no mais moderação em tudo é melhor.

  8. Não trabalhar é vicio,vagabundagem,ficar sem pagar as contas,caloteiro, fumar crac,vender as coisas de casa p/ alimentar a dependencia…pô há inumeras coisas iguais a esses vicios descritos aquí que tornariam nossa vida num inferno…já disse Roberto Carlos”…tudo q eu gosto é ilegal é imoral ou engorda”.

  9. aaaa nada a ver isso aí neh?
    Quem terá massagem como vício?? Vício pra mim é algo que não se pode viver sem…
    Sem falar que faz-se associações muito doidas nessa reportagem e confunde as pessoas menos informadas.

  10. Gostei muito do comentáio de Mrcelo L. comentário este digno de uma pessoa madura e prudente, que vê naquilo que aparenta ser uma brincadeira uma realidade totalmente seria, merecedora de uma análise mais acurada. Parabéns.

  11. Não existe vício que faça bem a saúde.

    Ao mesmo tempo que pedem moderação em vários itens, colocam vício no título. Ora, vício é prática frequente, incontrolada, um hábito nocivo.

    Vicie-se em todos os dez itens e a vida será um inferno de amargura, tristeza e doenças físicas e mentais.

  12. Pronto!!! Sem culpa agora!! Vou comer ”sandubão’, tomar vinho, batatas fritas( q alegria!)e claro cometer o melhor pecado capital a ”preguiça’, afinal ela em impede de cometer os outros 6!!! bjinsssssssssssssss

  13. Pegou mal a foto do hamburguer com fritas e maionese.Acho que deveriam colocar castanhas, peixes,azeite de oliva, etc.
    Tem pessoas que leem a chamada,olham a foto e não tiram tempo para ler o texto, então continuam mal informados a respeito de qual é a gordura benéfica.

  14. Há duas correcções importantes a fazer.
    As gorduras boas não são as monosaturadas (saturadas), mas as insaturadas (mono e poli). E a ilustração também não é a mais conveniente, já que a figura associa-se é a gorduras saturadas e mau colesterol.
    É completamente disparatado afirmar que os benefícios dos anti-oxidantes do vinho, que deve ser tinto, podem ser adquiridos através da ingestão de cerveja e (barbaridade) licor. Os antioxidantes do vinho tinto são especialmente antocianinas (associadas à coloração)e polifenóis. A cerveja não tem antocianinas e tem cerca de 1/4 dos polifenóis do vinho. Já a maioria dos licores são compostos por água, álcool, açúcar, corantes e aromatizantes, isto é calorias e venenos que sobrecarregam o fígado e os rins.

  15. Uma longa conferência médica (médica de verdade) me fez resumir uma coisa, café só é bom sem açúcar.
    Maconha diminui a memória e faz você ver o mundo real/espiritual desde uma vitrine. Não permite experimentar-lho realmente.

  16. Aí, o fininho não faltou não, é que voces não prestaram atenção no morgado da foto “matar aula”… ele está lá, todo largado na escadaria, olhar distraído, distante, bem em paz…
    he, he, he fumou um cigarrinho da paz.

Deixe uma resposta