“Primeira vez” pode prever satisfação no resto da sua vida sexual

Publicado em 29.01.2013

why_morning_sex_is_good_for_you

Uma pesquisa conduzida por Mateus Shaffer, estudante de doutorado em psicologia na Universidade do Tennesse e C. Veronica Smith, professora de psicologia na Universidade de Mississippi, ambas nos EUA, sugere que a primeira experiência sexual pode definir o “tom” do resto de sua vida sexual.

Isso significa que, se você teve uma boa experiência sexual na primeira vez, pode ter mais satisfação geral na sua vida sexual ao longo dos anos.

Virgindade e satisfação

O estudo, publicado no Journal of Sex and Marital Therapy, é o primeiro a examinar se as circunstâncias da perda de virgindade têm consequências duradouras.

“A perda da virgindade é muitas vezes vista como um marco importante no desenvolvimento humano, uma transição para a idade adulta”, disse Shaffer. “No entanto, nunca foi estudada nessa capacidade. Queríamos ver a influência que podia ter em relação ao desenvolvimento físico e emocional”.

Os pesquisadores descobriram que primeiras experiências sexuais positivas eram preditoras de satisfação física e emocional. Especificamente, aqueles que se sentiram amados e respeitados por seu parceiro na primeira vez descreveram suas experiências posteriores como mais emocionalmente satisfatórias.

O estudo

Os pesquisadores perguntaram a 331 homens e mulheres jovens como eles perderam a virgindade. Os participantes anônimos classificaram a experiência de acordo com emoções relacionadas à ansiedade, contentamento e arrependimento. Também responderam a perguntas sobre sua vida sexual medindo senso de controle, satisfação e bem-estar. Finalmente, os participantes preencheram um diário durante duas semanas, descrevendo cada experiência sexual que tinham.

Uma série de análises revelou que, aqueles que ficaram mais emocionalmente e fisicamente satisfeitos na sua primeira vez descreveram uma vida sexual mais satisfatória. Aqueles que relataram níveis mais elevados de ansiedade e negativismo na primeira vez demonstraram menor funcionamento sexual global.

“Embora este estudo não prove que uma boa primeira vez leva a uma melhor vida sexual, em geral, a experiência de uma pessoa em perder a virgindade pode definir o padrão para os próximos anos de vida sexual”, disse Shaffer.

Ou seja, se a primeira vez for considerada boa, pode criar um padrão positivo geral de pensamento e comportamento, que orienta as experiências sexuais e a compreensão de informações sobre a sexualidade.

Esperar para colher os frutos 

Esse não é o primeiro estudo que ligou a perda da virgindade à satisfação sexual. Uma pesquisa da Universidade do Texas em Austin (EUA) também concluiu que o momento da primeira relação sexual de uma pessoa pode influenciar sua vida romântica na idade adulta.

1.659 pares de irmãos do mesmo sexo foram seguidos da adolescência à idade adulta jovem, e os pesquisadores descobriram que os que tiveram uma primeira experiência sexual tardia foram associados com maior escolaridade e maior renda familiar na idade adulta, além de serem menos propensos a se casar e terem menos parceiros românticos.

Entre os participantes que eram casados ou viviam com um parceiro, a iniciação sexual mais tardia foi associada a níveis significativamente mais baixos de insatisfação no relacionamento na vida adulta.

Isso significa que o momento da primeira relação sexual pode predizer a qualidade e a estabilidade dos relacionamentos românticos na idade adulta e que, quanto mais tarde for esse momento, melhor pode ser para a pessoa.[ScienceDaily]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Espero que minha primeira vez seja uma porcaria, eu que não quero ficar viciado em uma porcaria de sexo.

    Thumb up 1
    • Não seja por isso, que a minha 1ª vez não foi lá muito agradável, mas adoro sexo. Não me considero viciado, mas gosto e muito

      Thumb up 2
  2. Cada pessoa é um universo em contante mudança. A interação entre dois universos diferentes produzirá resultados diferentes embora tendam para uma direção comum…
    O q pode ser um desastre com um , será incrível com outro…

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
lunch_time_1
O horário em que você come é importante para emagrecer?

Estudo afirma que, q...

Fechar