Professores sofrem cada vez mais violências nas escolas

Por , em 29.09.2008

Não são apenas os alunos que são vítimas de crimes nas escolas, inclusive os professores são o alvo de violência e furtos nas escolas de todo o mundo.

Alunos agredindo e ameaçando professores nas escolas é um fato cada vez mais comum pelo Brasil. O medo dos professores inibe as denúncias.

Além das dificuldades pessoais causadas pela violência, os professores que se preocupam com a sua segurança podem ter dificuldade em ensinar e também podem abandonar profissão, indicam estudos.

Alguns professores estão sob maior risco de se tornarem vítimas. Nos EUA professores homens têm o dobro de chance de serem vítimas de crimes violentos e aqueles que ensinam jovens que estão no final do primeiro grau e durante o segundo grau também correm maior risco. Professores de escolas situadas em áreas urbanas também possuem maior risco.

Algumas vezes a agressão é moral ou psicológica com ameaças de violência, ofensas ou até humilhação pública através de sites de redes sociais como o Orkut.

Em alguns casos professores processaram a família do adolescente por danos morais e ganharam indenizações que ficam entre R$ 15 mil e R$ 31 mil. [IES, Fantástico]

8 comentários

  • andressa:

    atualmente noso mundo esta sendo muito violento; nas escolas
    principalmente;omotivo de tanta violencia e o bullyng;
    as agrevisidades com ser humano;com por exemplo:vocÊ e bicha;gordinho;magro isso e um tipo de agrevicidade que afeta muitas pessoas ou adolescentes;isso faz as pessoas afastar umas das outras algumas guardam para sim mesmo e isso vai se tornando uma raiva;por isso que acontece ese tipo de violencias nas escolas; no entanto esse weellegtom menezes de oliveira ele era muito zonbado pelos alunos por isso que ele chegou aquele ponto de mantar as crianças que via pela frente ;violencias nas escolas raramente acontece por causa dos alunos mesmo.

  • Andresa:

    muito daora esse comentarios kkk

  • Carlos H. S. Carlão:

    Meus caros amigos; Isto tudo se resume em uma única frase: Falta respeito e dignidade humana por parte de todos nós. Pedimos por mudanças e liberdades de expressões, porem não libertinagem. Temos uma exelente Lei denominada ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) porem só é aplicado os direitos destas crianças e jovens e não são aplicados os deveres para com a sociedade. Por “n” motivos políticos, psicológicos ou outros motivos adjacentes os governantes rogam por uma exelente qualidade de ensino, mas não dão condições de trabalho ao professor no que se diz respeito da autonomia e autoridade máxima dentro de uma sala de aula ou instituição de ensino neste País. Em fim o que falta é uma outra simples frase, “O direito de um termina quando começa o direito do outro”. A Educação de qualidade não se resume tão somente na qualificação profissional do Educador mas também no prazer deste Mestre ministrar suas aulas. As autoridades e Secretarias de Educação bem como o Ministério da Educação deveria voltar seu olhares para esta questão. Prezer no que se faz mesmo que seja no ensino também é qualidade ao meu modo de ver.

  • Andre:

    O Colega João Alves disse tudo ! Está mais que certo! Hoje em dia nas escolas encontramos muitos vagabundos que desrespeitam professor e ainda são ditos como certos. Os direitos humanos estão aí para proteger bandido! E as drogas estão tomando conta das escolas! Não sabemos qual será o destino disso tudo!

  • PATTRICIA:

    Estou pesquisando sobre o assunto: Violência na sala de aula. Gostaria de trabalhar esse projeto com monitores que trabalham com adolescentes em conflito com a lei. Gostaria de receber informações sobre esse tipo de assunto.

  • clóvis alves de oliveira:

    É difícil acreditar que homens de bem sintam saudades do tempo da palmatória !!! Onde foram parar os nossos conceitos !!! pois é caro colega João Alves … talvez isso seja um grito de desespero a tudo que esta ai hoje…
    entendo seu apelo …nossa geração achava ruim esse esquema de ensino …cade os intelequituais que lutavam por uma libertade de expressão cultural onde pregavam a igualdade social e intelectual …talvez eles estejam se revirando dentro dos seus caixões funebres vendo todo esse idealismo ser naufragado pela ganancia humana ou politíca de nossos governantes…estamos criando zumbis interativios sem capacidade de raciocínio levados por uma midia ditatorial !! onde prega a falta de respeito aos mais velhos ,onde humilhar o proximo ,ser um pixador , ser um “BAD BOY” ou uma “CACHORRA”é ser popular ! Entendo que esse nosso sistema educacional ele segrega … e no futuro irá produzir um imenso exercito para o crime…estamos virando uma classe de virus talvez a mais mortal!

  • OSVALDO RODRIGUES ALVES:

    Prezados Amigos e também João P.Alves,
    Pasmem, mas o nosso Governador José Serra e a Secretaria da Educação Maria Helena G.Castro, tem a solução nas suas respectivas mesas, através de um dossie chamado PROJETO GENOMA, uma aplicação belissima que os respectivos citados acima, simplesmemte tem medo, limitação e não tem a minima iniciativa de resolver esta problematica na educacao. São lentos, lerdos, comodos e eu já avisei aonde poderá explodir esta bomba e continuam não fazendo a mínima.
    O PROVIEW já chegou, a Lei 5622/05 e a Lei 9394/96(LDB) estão aí a nossa disposição para dar continuidade e reformar totalmente o ensino.
    O tópico de Soluções é extenso, mas posso lhe assegurar e adiantar que mais cedo ou mais tarde esses maus governantes terá que usar a caneta e a tinta para assinar a homolação desta medida.
    Medida pronta, inédita, revolucionária, polemica, transformadora, reformadora, mas é preciso coragem.
    Estou a disposição para abrir esta Caixa Preta e é a mesma que esta na mesa do Governador e da Secretaria da Educacao, etc…
    SP.-30/09/2008 – OSVALDO RODRIGUES ALVES

  • João P. Alves:

    Atualmente a situação das escolas em muitas periferias está assim: graças ao estatuto do adolescente, professor não tem mais autoridade nenhuma na sala. É um zero à esquerda, ninguém dá a mínima atenção. A baderna é tanta que quem vai para estudar simplesmente não consegue. Os baderneiros vão apenas para ganhar presença, pois estudar que é bom não querem. E o agarra-agarra corre solto, pois as meninas em muitos casos são piores do que muitos meninos. Gravidez na adolescência já virou uma epidemia nacional… Fora isso, quem manda na escola e nas salas de aula são os traficantes. Virou coisa comum alunos se drogando nos banheiros, que fedem a maconha a quilômetros de distância… E coitado do professor que tentar fazer alguma coisa para mudar esse quadro. Corre o risco de amanhecer com a boca cheia de formiga… Cadê a polícia que não faz nada? Deveria haver dois guardas fortemente armados na porta de cada escola desse país! Cada aluno deveria ser revistado na entrada e quem não quisesse estudar, deveria ser posto de castigo na frente de todo mundo, para aprender a ser gente. E o pior é que quando esse “aluno” chega ao fim do ano sem saber coisa alguma, os pais desses pivetes ainda obrigam os professores a darem nota e passá-los de ano… Sinceramente, o que será dessa geração? Será que pensam que um simples boletim com notas forjadas irá lhes garantir um futuro, um bom emprego, uma vida decente? São esses o futuro do nosso país? Pobre Brasil… Se continuar do jeito que está, daqui a uns anos será um Deus nos acuda! Que saudades do tempo da palmatória, onde as escolas formavam homens de verdade e mulheres responsáveis. A verdade é que nossos governantes nunca estiveram interessados em investir na educação, pois não interessa a eles educarem a população, que sendo burra e analfabeta, continuará votando nos mesmos políticos egoístas de sempre… Acorda Brasil!

Deixe seu comentário!