Protetor solar de coral: pílula pode nos proteger de raios ultravioleta

Por , em 1.09.2011

Uma descoberta interessante da natureza pode ser usada a nosso favor: a defesa natural dos corais contra os prejudiciais raios ultravioleta do sol pode se tornar uma pílula de proteção solar para os seres humanos.

Uma equipe de cientistas visitou a Grande Barreira de Corais da Austrália para entender os processos genéticos e bioquímicos por trás do dom inato do coral.

Ao estudar algumas amostras do coral Acropora, eles acreditam que podem sinteticamente replicar em laboratório os compostos principais responsáveis pela sua habilidade.

Antes de criar uma versão em pílula, a equipe planeja testar uma loção que contém os mesmos compostos que os encontrados em corais.

Para fazer isso, eles vão copiar o código genético que o coral usa para fazer os compostos e colocá-lo em bactérias em laboratório, que podem duplicar e produzir grandes quantidades do mesmo rapidamente. Os cientistas não usarão o coral em si, pois é uma espécie em extinção.

Pesquisadores sabiam há algum tempo que corais e algumas algas podem se proteger dos raios UV em climas tropicais, produzindo seus próprios protetores solares. No entanto, até agora, eles não sabiam como.

“O que descobrimos é que as algas que vivem dentro do coral fazem um composto que nós pensamos ser transportado para o coral que, em seguida, o modifica em um protetor solar para o benefício de ambos corais e algas”, diz Paul Long.

Não só o composto protege de danos UV, como os cientistas notaram que os peixes que se alimentam dos corais também se beneficiam da proteção solar, por isso ela é claramente passada na cadeia alimentar.

Isto pode significar que as pessoas serão capazes de obter proteção solar embutida na pele e nos olhos, tomando um comprimido contendo os compostos. Mas, por agora, a equipe está concentrando seus esforços em uma loção.

“Uma vez que recriarmos os compostos, podemos colocá-los em uma loção e testá-los nas peles descartadas após a cirurgia cosmética. Nós não saberemos o quanto de proteção contra o sol os compostos podem nos dar até os testarmos”, explica Long.

Além da necessidade de melhores protetores solares, outra meta de longo prazo da pesquisa é saber se os processos também poderiam ser usados para o desenvolvimento de agricultura sustentável no Terceiro Mundo.

Os compostos naturais encontrados em filtro solar de coral poderiam ser usados para produzir plantas de culturas tolerantes à UV, capazes de suportar a luz solar tropical.[BBC]

• Carlos Veiga:

Gostaria de entrar no restaurante e pedir uma salada mista ( ;?!”-!) bronzeada.
    Seria o máximo …, mas com essa injeção de preservativo UV, nunca mais!