Qual a diferença entre sunitas e xiitas?

Publicado em 28.02.2011

Você ouve falar dos sunitas e xiitas, mas aposto que não faz ideia da diferença entre essas duas seitas da fé islâmica. E tome muito cuidado em generalizar: as diferenças entre estes dois grupos muçulmanos derivam de conflitos de crenças religiosas.

Uma coisa que sunitas e xiitas têm em comum é que eles são as duas maiores denominações da religião islâmica. Além disso, tanto sunitas quanto xiitas acreditam que o profeta Maomé estabeleceu a religião islã durante o século VII.

A cisma entre as duas seitas começou após a morte de Maomé, em 632 d.C., altura em que uma disputa sobre a identidade do sucessor de Maomé fez com que os seguidores do islã se dividissem em sunitas e xiitas.

Os sunitas acreditam que Maomé não tinha herdeiro legítimo, e que um líder religioso deveria ser eleito através de votação entre as pessoas da comunidade islâmica. Eles acreditam que os seguidores de Maomé escolheram Abu Bakr, amigo próximo e conselheiro do mesmo, como seu sucessor.

Os xiitas acreditam que somente Alá, o Deus da fé islã, poderia selecionar os líderes religiosos, e que, portanto, todos os sucessores devem ser descendentes diretos da família de Maomé. Eles sustentam que Ali, primo e genro de Maomé, era o legítimo herdeiro da liderança da religião islã após a sua morte.

Outra diferença de conteúdo religioso entre xiitas e sunitas é quanto ao Mahdi, árabe para “o guiado”. Os dois grupos vêem o Mahdi como o único governante da comunidade islâmica. Mas, enquanto os sunitas afirmam que o Mahdi ainda não nasceu e anteciparia sua chegada, os xiitas acreditam que o Mahdi nasceu em 869 d.C. e retornará à Terra sob as ordens de Alá.

A maioria dos muçulmanos é sunita. Da população muçulmana em todo o mundo islâmico, apenas 10% são xiitas. Os únicos países que têm uma maioria xiita no Oriente Médio são o Irã, o Iraque e o estado insular do Golfo do Barém.

O que leva a conflitos políticos que também separam os grupos: a Arábia Saudita, um país sunita, e o Irã xiita continuam a competir pela influência regional no mundo árabe. Em meio a protestos anti-governamentais e carros-bomba, os líderes sunitas na Arábia Saudita têm acusado as populações xiitas de lealdade para com o Irã. [LifesLittleMyteries]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

16 Comentários

  1. Todos os religiosos,, sejam monoteistas ou politeistas, praticam a maldade para impor as suas ideias religiosas. Eles tem as suas bíblias, tal como a maioria dos judeus e cristãos, nunca poem em prática o que está ali determinado seja pelo estado ( quem consideram sagrado) de Israel , como o que Cristo mandou. Não se dá para aquilitar o grau de maldade que estas doutrinas, , no auge do fanatismo, praticaram. Alguns fazem alguma coisa de bom e acham que fazem demais.

    Thumb up 0
  2. SEJAM QUEM FOREM QUERO DISTANCIA DOS DOIS LADOS.PESSOAS QUE ACHAM QUE AS MULHERES VALEM MENOS QUE BARATAS!E SÃO BARATAS MESMOS POIS RASTEJAM E SE ESCONDEM.OS HOMENS ANDAM DE MÃOS DADAS E TROCAM BEIJOCAS E AINDA POSAM DE MACHÕES.POR ISSO QUE ADORAM ANDAR ARMADOS E TACAR BOMBA NOS OUTROS.Lembram da música?-VOCE COM UM REVOLVER NA MÃO É UM BICHO FEROZ SEM ELE ANDA REBOLANDO E AINDA MUDA DE VOZ(melô do falecido Osama que um djin maligno o carregue)Pega êles Babaloo!!

    Thumb up 12
  3. O mais espantoso de tudo é a grande masssa humana de analfabetos e desinformados!!! Os homens bomba por exemplo acreditam que vão morar em palácio com 40 mulheres após a morte!!! Maomé deve ter estar muito triste com tudo isso!!! Edir Macedo tem um sonho: levar a ” universal ” ate eles!!! Será??

    Thumb up 10
  4. Costumo ver os xiitas como os mais radicais e os sunitas como os mais moderados. Ironicamente, Saddan Hussein era sunita.

    Thumb up 20
  5. Cesar, não sei se há um estudo sobre isso, mas as grandes organizações terroristas, os principais ataques suicidas, países problemáticos, tudo isso tem sempre uma grande participação xiita.

    De fato, os xiitas são famosos por serem mais radicais, e até agora estão provando que merecem esta reputação terrorista

    Thumb up 13
  6. Quanto ao nscimento do Mahdi: os sunitas estão para o judaísmo, assim como os xiitas para o cristianismo, com relação ao nascimento do Salvador.

    Os mais propensos a praticar atos irracionais dependerá mais da personalidade daqueles que cultuam cada uma das vertentes do Islã.

    Thumb up 15
  7. Quais são os mais propensos a apedrejar e praticar a infibulação em mulheres (cristãos africanos também praticam esta amputação nas mulhers), e quais são os mais propensos a matar ateus e a se explodirem em praças e mercados e ônibus cheios de crianças?

    Thumb up 24

Envie um comentário

Leia o post anterior:
mosquitomalaria
Para o mosquito, nós somos a espécie mais fedida

O cheiro do nosso su...

Fechar