Quando uma dor de cabeça é realmente um tumor no cérebro?

Por , em 10.04.2011

Tornou-se uma situação corriqueira: Você tem uma dor de cabeça e depois de pesquisar no Google, descobre que pode ser um sintoma de tumor cerebral.

Se você correr para o pronto-socorro com a suspeita de que tem um tumor ou alguma outra coisa muito séria, as chances são grandes de você estar sendo paranóico. Às vezes, porém, não se trata de paranoia, mas sim da triste realidade.

Foi o que aconteceu com Debbie Tonich quando a cefaleia de seu filho John, diagnosticada inicialmente como desidratação ou gripe forte, era na verdade um tumor maligno no cérebro. Neste caso, a paranoia – conhecido também por “intuição de mãe” – valeu a pena. “Acho que salvei sua vida”, resume Debbie.

Um domingo de fevereiro, logo após uma competição de luta, John Tonich, 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio, começou a ter picos de dor de cabeça aguda.

“Eles duravam apenas dez segundos, mas eu precisava me sentar ou me apoiar em alguma coisa de tão forte que eram”, lembra John. “Eu tinha três ou quatro deles por dia.”

No início, seus pais pensaram que era apenas um efeito das várias quedas que ele havia sofrido mais cedo naquele dia durante as lutas. Dois dias depois, tendo em vista que a dor de cabeça não ia embora, eles levaram John para ver a médica da família em Parma Heights, Ohio. Ela diagnosticou desidratação, o que fazia sentido para a família uma vez que John estava bebendo menos líquido para poder se encaixar em uma categoria de luta mais leve. Ela coletou um pouco de sangue de John e lhe disse para beber Gatorade.

Mais dois dias se passaram e as dores de cabeça desapareceram, mas John estava se sentindo enjoado. Debbie levou-o novamente no médico e perguntou se não seria uma concussão (machucado na cabeça devido a um forte impacto). John questionou sobre aneurisma. Entretando, outra vez, a médica descartou problemas mais graves e lhes disse que era provavelmente alguma virose que ataca o estômago.

“Quando estávamos indo embora, ela nos entregou uma requisição para uma tomografia computadorizada e falou: ‘Só por precaução’”, conta Debbie.

“O pior tumor possível no pior lugar possível”

A requisição nunca precisou ser usada.

No dia seguinte à segunda visita à médica, John avisou sua mãe que se sentia tonto. Ela o apanhou e foram direto para a sala de emergência.

“O médico chegou e disse que John tinha o pior tipo possível de câncer no pior lugar possível, e que ele teria um ano para viver, no máximo dois”, lembra seu pai, Joe. “Chegamos pensando que ele tinha uma pequena contusão e saímos de lá com uma sentença de morte”.

John foi imediatamente transferido para um hostipal melhor equipado, a Clínica de Cleveland, onde se descobriu que a situação não era tão terrível quanto o médico do pronto-socorro pensava. Ele tinha um meduloblastoma, tumor diagnosticado em apenas mil pessoas em todo Estados Unidos a cada ano, de acordo com a Associação Americana de Tumor Cerebral.

Quando a dor de cabeça é tumor no cérebro?

Cerca de 50% a 60% das crianças com o mesmo tipo de meduloblastoma de John ainda estão vivas cinco anos após o diagnóstico. No caso de John, foi possível remover o tumor inteiro por meio de uma cirurgia. Agora ele faz tratamento com radioterapia e quimioterapia.

A família não culpa a médica por não descobrir o tumor no cérebro de John antes, já que dores de cabeça podem significar muitas coisas diferentes. Porém, Debbie alerta que quando você desconfia que há algo de errado, o melhor é persistir, mesmo que o primeiro diagnóstico que receber diga que não há problema algum. “Se algo não lhe parece bem, procure outras opiniões, outros exames. Não deixe para lá”, aconselha.

Naturalmente, a história de John é bastante incomum, já que a grande maioria das pessoas que têm dores de cabeça não possuem tumores cerebrais.

“Em mais de 99% das vezes, dor de cabeça não é câncer,” diz Gene Barnett, diretor do tumor cerebral Centro de Neuro-Oncologia e Tumor Cerebral da Clínica de Cleveland, Estados Unidos. “A maioria dos casos são apenas dor de cabeça de estresse, enxaqueca, sinusite ou algo mais benigno”.

Para cada 4 mil crianças que têm dores de cabeça, apenas uma tem tumor no cérebro, segundo o Santiago Medina, co-diretor do Departamento de Radiologia da Divisão de Neurorradiologia no Hospital Infantil de Miami.

Não há maneira simples de saber se a sua dor de cabeça é um tumor cerebral, mas os médicos têm algumas dicas de sinais indicativos. Antes de lê-los, porém, é preciso saber que de 50% a 60% de todas as pessoas com tumores cerebrais simplesmente não têm dores de cabeça, afirma Barnett.

Além disso, sua dor de cabeça pode se encaixar em todas as categorias a seguir e, ainda assim, é possível que você não tenha um tumor no cérebro. Por último, você pode não apresentar nenhum desses sinais, e mesmo assim ter câncer.

Sinal 1 – Estas cefaleias são uma novidade para você

Se você não costuma ter dores de cabeça, ou se esse é um tipo diferente de dor de cabeça do que você normalmente tem, é um sinal de alerta, diz Medina.

Sinal 2 – Suas dores de cabeça são acompanhadas de outros sintomas

Barnett conta que raramente vê um paciente com tumor cerebral cujo único sintoma é dor de cabeça. Na maioria das vezes, a pessoa também apresenta outros males como náusea, tontura ou vômitos. Às vezes os sinais são ainda mais óbvias como convulsões, dificuldade para falar, fraqueza nos membros ou problemas com a visão periférica.

Sinal 3 – Suas dores de cabeça começam logo quando você acorda

Normalmente, quando alguém tem um tumor no cérebro, as dores de cabeça começam pela manhã, muitas vezes acompanhada de náuseas e vômitos e melhoram no decorrer do dia, diz Barnett.

“Dores de cabeça que aparecem durante o dia e pioram à noite não são tipicamente associados a tumores cerebrais”, acrescenta. “Eles estão mais ligados ao estresse da vida diária”.

Sinal 4 – Suas dores de cabeça pioram ao longo do tempo

Se a sua cabeça pioram ao longo de um período de dias, semanas ou meses, trata-se de outro sinal de alerta, conta Barnett.

Sinal 5 – Algo parece estar errado

Se aquela sua voz interior – ou a voz de sua mãe, como foi o caso de John Tonich – diz que algo está seriamente errado, é melhor ouvi-la.

“Esses sinais são apenas orientações”, lembra Medina. “Há casos em que a mãe olha para o filho e simplesmente sente que não está tudo certo. Mesmo que a primeira opinião médica não concorde com a afirmação, meus anos de experiência me ensinaram que é melhor acreditar nesse ‘sexto-sentido maternal’”, finaliza.

[CNN]

56 comentários

  • Francisco John:

    estou sentindo dores no meio da cabeça umas pontadas de vez em quanto e vem também com dores nos dentes será o que pode ser?

    • Cesar Grossmann:

      Francisco, é uma algia. Procura um médico, que ele pode investigar a causa e talvez prescrever um tratamento que cure ou controle este fenômeno.

  • Mayna Ramalho:

    Meu nome é Mayna tenho 19 anos , quando era pequena (baby) tive dois cisto no celebro , minha mãe disse que desapareceu , ultimamente estou sentindo muita dor de cabeça , tomo remédio passa, só que depois volta … sinto muito dor , que as vezes penso que se um carro por cima da minha cabeça ia ser melhor , fica dando pontada , tenho que ficar apertando em um quarto escuro não posso ouvir nenhum barulho , e depois que tenho dor de cabeça fica dolorida minha cabeça … de manhã já acordo com dor de cabeça

  • Adilson Loureiro de Mello:

    Tenho fortes dores de cabeça principalmente ao longo do dia , mais também de manhã sinto enjoou mais nunca consigo vomitar ou algo parecido. . No meu caso não é de hoje o problema a muito tempo atras sinto isso só agora estou resolvendo buscar ajuda …

  • Matheus Cardoso:

    Estou sentindo uma dor de cabeça muito forte, tem mais de 4 semanas… É uma dor insuportável, e também estou com muito enjoô e nausêas constantes.. Depois de ver esse site, realmente acho que devo estar com um tumor cerebral.. Nunca vi exames nem nada, porque os médicos acham que não precisa… Alguém poderia me indicar um médico especialista nessa aréa no Rio de Janeiro? Obrigado!

  • Pablo Marcos:

    eu tenho 16 anos, eu tenho tido fortes dores de cabeça já há alguns anos. eu notei isso a pouco tempo, mas elas são periodicas, tenho um dia inteiro de dor de cabeça a cada 8 dias, se eu fico parado, não dói muito, mas qdo u faço um movimento com a cabeça dá pontadas fortes, eu até fecho o olho. estou tendo hoje, tive dia 27/04, e 19/04. estou com medo do que pode ser.

  • Karoline Araujo:

    Nossa de uns 4 meses pra ca venho sentindo dores isuportaveis na cabeça do lado esquerdo uma sensação muito estranha fico enjuada tenho tontura e vou no medico sempre a mesma coisa soro na veia e flanax (remedio) durante 7 diias nunca passa é uma dor muito fora do comum … estou com medo de fazer os exames e ser o que ja veio pensando ser a diias ..

    • hebert souza esilva:

      querida caroline NAO DEIXE PARA AMANHA O QUE TEM DE SER FEITO HJ NAO SEI O DIA QUE POSTOU SEUS SINTOMAS ENTAO MINHA QUERIDA CORRA QUANTO MAIS CEDO MELHOR E MAIS TEMPO DA PARA DIAGNOSTICAR.ESPERO QUE JA TENHA IDO AO MEDICO

  • Cintia Birkheuer:

    olá, tenho 21 anos, e a 2 anos venho tendo fortes dores de cabeça no lado posterior da cabeça. Começou com dores de cabeça normais agora no ultimos meses tem aumentado muito.
    As vezes tenho febre também, nauseas mas como tenho gastrite fico achando que é relativo as náuseas.
    Fui atras de vários médicos, tirei raio x da coluna cervical, da parte frontal da cabeça, mais como nao tenho desvil na coluna e nem cenusite não deu em nada.
    Então enfim procurei um neurologista que me passou varios exames de sangue incluindo hemocultura.
    Quando retornei ao consultório descobrei que os exames eram pra reumatismo, o médico me falou que bom você não tem reumatismo, me passou um antidepressivo e um remedio pra dores.
    O que eu faço tododos os medicos que eu fui trataram minhas dores como se fossem causadas po estress.
    E elas continuam todos os dias.

    • André Vicente Dário:

      Vá a outro medico e exija exames para se verificar se você tem o tumor na cabeça

  • Ricardo Monteiro de Carvalho:

    Olá. Eu tenho 27 anos e no fim do ano passado, eu tive uma enxaqueca muito forte e duradoura, cerca de 12 dias. Desde então, eu passei a sofrer com umas pontadas no lado da cabeça, o mesmo lado da enxaqueca, também tenho umas contrações nos músculos do rosto. Marquei uma consulta no oftalmologista essa semana, mas eu agradeço se me ajudar com alguma informação. Grato.

  • Maria Vanessa Cacau:

    Eu queria saber porque eu sinto dor de cabeça do nada por 2 segundos, e é uma dor muito forte, muito mesmo, as vezes eu fico tonta e tenho que me sentar e acontece 3 vezes no dia no máximo, mas tem vezes que acontece só uma vez no dia,e ja fui no médico tres vezes e ele disse que sou muito nova pra ter alguma coisa na cabeça, tenho 15 anos, responde por favor.

    • Thauany de Souza:

      eu sinto uma dor por uns 10 segundos ou menos atrás da orelha, ou também na testa que dura mais, e ás vezes (principalmente de noite) sinto tontura e hoje de manhã fraqueza nas pernas. Vou no médico semana que vem mas tenho medo que piore até lá. Também tenho 15 anos, por isso minha mãe acha que não é nada e não tem pressa pra marcar consulta. Ter 15 anos é difícil, ninguém acredita que a gente pode ter alguma coisa séria.

  • Alina Fernandes:

    Hoje me levantei com uma dor de cabeça muito forte, quando me mexo ou me levando ou falo ou esculto qualquer coisa doí muito o lóbulo temporal esquerdo ou frontal (porque doem os olhos), tomei Novadol, mas sequer amenizou a dor, fiquei preocupada, mas não fui ao medico porque ontem entrei de ferias e estou entrando no 3 ano de medicina, ou seja eu bebi, e pelo pouco que sei, o neuro vai falar que estou de ressaca, mas creio que não porque tomei 2 dedos de vodca em um copo com 500 mls de refrigerante, e isso não provoca tal sintoma, e outra conheço dor de ressaca, o que me preocupou mesmo foi que me lembrei de que quando eu era criança (10 á 16 anos) eu tive essa mesma dor de cabeça (detalhe eu não bebia), e elas duravam cerca de 5 dias, eu não podia me mexer, sentia meus batimentos cardíacos no cérebro, e minha mãe achava que era exagero ou desculpa para não ir a escola, mas não (logo eu que amo estudar). Enfim, como eu não estou afim de ouvir esporro de neurologista vou esperar passar.
    Detalhe, mulher mulata, tenho 20 anos, com inúmeros cálculos vesiculares móveis de 2mm cada, IMC +- 30, e duas pequenas varizes na perna direita, histórico familiar de hipertensão, diabetes e cardíacos, exames sanguíneos em ordem. (Algum aluno de medicina do 5 ou internato online?, algum diagnostico?) Thanks! (Creio que Freud estava certo, todos somos neuróticos!)

  • Ana Gabriela Teixeira:

    Já faz quase um mês que perdi meu namorado para um câncer testicular, que se espalhou para todo o corpo. Todo o corpo mesmo…
    Ele sempre teve todos os sintomas mas o medico não teve conhecimento do caso e disse que era apenas uma infecção de urina…
    Então descobrimos o câncer na segunda, e na quarta ele teve morte cerebral…
    Agora estou sentindo umas dores de cabeça muito forte, que me deixa tonta. Começa logo pela manha e fica o dia todo…
    As vezes para, e volta bem fraquinha, mas depois vem muito forte…
    Não estou entendendo nada…
    Vou ao medico…
    Preciso descobrir o que é isso…
    As minha dores são bem parecidas com a moça que foi a primeira a comentar…
    Sinto dores na lateral e na frente de minha cabeça…
    Na região da testa e dos olhos…
    Estou bastante preocupada…
    🙁

    • Alexandre Baptistella:

      Oi Ana, sinto pelo seu namorado. Sei exatamente como se sente pois eu perdi minha noiva. Sofremos pelos que perdemos mas sofremos mais ainda pelo nosso psicológico. Cuidado com seu emocional pois o câncer é considerada uma doença psicossomática e nosso organismo reage muito mal com as perdas. Menos de um mês do ocorrido eu sofri um AVC, por sorte não fiquei com sequelas e todos os exames e tratamentos indicaram ser emocional. Hoje estou fazendo acompanhamento com neurologista pois a cerca de uns 15 dias venho tendo fortes dores do lado esquerdo da cabeça e há suspeita de um aneurisma. Portanto não espere, corre atrás de especialistas o quanto antes. Boa sorte

  • Roberta Bittar:

    Há mais ou menos um mês ando tendo dores de cabeça constantemente… Não são absurdamente forte, mas mesmo assis a intensidade e a frequência estão começando a me assustar. Procurei um médico e ele pediu uma radiografia dos seios da face. Não deu em nada. Estou começando a ficar preocupada, pois nunca tive dores de cabeça, muito menos com essa intensidade… A dor fica mais nas laterais e um pouco na frente… não sei mais o que pensar… Vou ao médico de novo para ver se realmente não é nada…

  • natália dias:

    Faz uns 3 anos que sinto uma dor estranha. Uma ou duas vezes perdidas no mês, uma dor aguda, só me faz segurar a cabeça e fechar os olhos, eu sempre penso que não vai aparecer mais, por isso nunca fui no neuro, daí eu acabei de sentir duas vezes seguidas, vim pesquisar sobre, e achei essa matéria. Eu vou ao neuro sim, e tomara que seja uma besteira.

    • Lia Vieira:

      Comigo acontece a mesma coisa.. sinto essa dor aguda fecho os olhos e seguro a cabeça é muito forte mesmo, mas ainda bem que dura apenas alguns segundos e não tem hora para aparecer as vezes fico meses sem senti-la. Vou no médico segunda fazer minha consulta pré natal.. vou aproveitar e já falar isso pro médico.

  • Carlos:

    Estou tendo dores de cabeça todos os dias por parte da tarde, onde atinge os olhos, eu tomo uns comprimidos e logo passa, pode ser sinusite mais depois que li este site fiquei meio paranoico e como as dores começou essa semana vou logo a medico ver oque pode ser, estou com muito medo. e tenho apenas 17 anos.

  • Lucilene:

    Eu desde pequena sinto muita dor de cabeça*as vezes penso que tenho um tumor cerebral :b mais talvez só estou com paranoia*_*sempre tive medo de fazer exames pra saber se tenho ou não*_*mais tenho muito medo#_#;D

  • Margarete Nunes:

    Cristiane querida… como é difícil passar por td isso.. as coisas acontecem derrepente e não dá para acreditar q um dia antes estava td bem . Como eu disse, meu filho era saudável uma criança normal, inteligente, esperto .. e do nada ele começou a vomitar e não parava o vomito, fui a varios hospitais e diagnosticaram como virose e gastrite. Ele começou a para de falar e andar e novamente levei ele na emergencia e a medica resolveu fazer uma Tomografia e veio o diagnostico TUMOR CEREBRAL + HODROCEFALIA, meu filho foi direto para o Centro cirurgico. No meu depoimento do ano passado meu filho estava internado na UTI, agora ele esta em casa, fala , anda, esta estudando graças a Deus. Mas tivemos momentos ruins, pois ele não fazia nada disso, ele ficou 1 mes dormindo sem estar em coma. Foi Deus q trouxe o meu filho de volta. Ele ficou com sequelas da cirurgia (perdeu a visao e problemas hormonais) mas ele esta se superando a cada dia.. agradeço a Deus pois meu filho esta vivo. Se quiser conversar mais me adicione no Facebok Margarete Nunes, sou do Rio de janeiro. Um grande beijo e q Deus te abençoe muito.

    • aline pollmeier:

      ola meu nome a aline , e hoje tivemos o diagnostico , meu irmao de 30anos tem um tumor no cerebro e tem que ser operado com urgencia ,, estou deseperada

  • Manu:

    Eu tenho tido crises de dor de cabeça diariamente, umas 8 vezes por dia. Duram de 5 a 10 minutos e passam, me deixando de ressaca. De noite, eu acordo por causa da dor, duas ou tres vezes, toda noite. Tontura e sensibilidade a barulho, claridade e até mesmo cheiros costumam aparecer também. Tento evitar tomar analgésicos, para não viciar o organismo e piorar a situação. Já fiz tudo quanto foi exame, nada foi encontrado… 🙁

    • cristiane aparecida da silva:

      minha querida vai atras dessa dor, pois eu sentia os mesmos sintomas e deu no q deu, vou relatar a minha historia p vc: Ola meu nome e Cristiane tenho 40 anos e fui diagnosticada com meningioma no tronco cerebral ano passado, no dia 10/05/2011 fui operada, qdo o medico abriu minha cabeça nao tinha nada do q parecia na ressonancia pois nela tinha o tamanho de um limão e qdo abriu seu tamanho era de uma laranja, não tirei tudo pois minha cirurgia durou 14 hs e o restante estou tentando a radiocirurgia. Fiquei c algumas seqüelas como ando c ajuda da bengala, meu rosto ficou c paralisia meu olho direito não fecha tenho q pingar colírio o tempo todo, minha boca e torta, não escuto do ouvido direito, minha Mao não obedece por isso q estou escrevendo c a esquerda,mas tudo bem já foi bem pior no começo eu não falava, tinha sonda(onde eu comia so liquido e vomitava mto) não andava, usava fralda, depois coloquei a sonda gastro e tudo começou a melhorar, comecei a comer(pastoso), a andar, a falar grosso mas tudo bem, faço fisioterapia e fono toda semana. Hoje eu preciso da ajuda das pessoas p tudo pois ainda sou dependente, mas tenho mto q agradecer a minha família (mãe e Irma) q me ajudaram mto e a meu marido q esta comigo. Tenho fé q vou melhor, por isso não perca jamais a fé. bjs

  • Elizabeth:

    Muito tenso, tenho dores de cabeça muitas fortes que não passam com remédios depois de ler esse artigo fiquei mais neurótica d que já sou shshsh’

  • Gabriel:

    É gente dor de cabeça isso já não é mais novidade pra mim, pra ser sincero novidade seria se eu tivesse um dia sem dor de cabeça, isso eu já tenho desde muito criança já fiz alguns exames mas nunca deu nada,eu já estou de saco cheio de ir em médico de ficar trocando de remédio pra ver qual da resultado. Já faz anos que abandonei meu tratamento, pois não me traziam beneficio nenhum,é sempre a dor de cabeça o dia todo até nos dias de hoje. Atualmente eu só estou tomando amitriptilina mas não resolve por isso se alguém puder me orientar ficaria grato!

  • maria fernanda:

    tenho fortes dores de cabeça cerca de 1 a 2 vezes por semana que sempre passa com comprimidos. mas a alguns meses venho sentido a visão turva,os olhos parecem que ficam embaralhados e umas dores em cima da cabeça. tenho medo de procurar um especialista e descobrir o pior, não sei se vou aguentar tenho uma filha de 9 meses e quero muito acompanhar seu crescimento. me ajudem o que faço com essa duvida? tenho muito medo.

    • sah.:

      -tenho 18 anos e quero ser Oncologa Pediatrica, penso que o quanto mais cedo melhor.Tudo é possivel, creio que a cura vai além da medicina, depende de varios fatores e Deus seria o principal de toda ela!!!(Sua filha vaai querer ter um pai saudavel rsrs.) Oque tiver de ser será não podemos fugir disto, assim só adiaremos um problema e poderemos complicar a solução! Obrigado.

    • cristiane aparecida da silva:

      maria fernanda procure um medico, faça exames mais precisos (tipo a ressonancia c contrate), pois se vc realmente quer ver a fofura decsua filha crescer vc tem q se cuidar pois pode ser algo grave e vc nao sabe ou esta deixando passar pois eu fui a um otorrino e ele disse q estava estressada,me deu um remedio e alta dizendo q iria melhorar e deu q depois dec tudo continuou e comecei a ter uma visao dupla, depois paraleisia no rosto e procurei um neuro q pediu esse exame e fui diagnosticada c meningioma. se eu tivesse descoberto antes hoje eu ja estaria curada, nao goto nem de lembrar o q ja passei, se vc quiser saber a minha historia depois eu te conto… mas o melhor mesmo e se cuidar… bjs

    • Suzane Nascimento de Melo:

      Ola cristiane,tenho 19anos ha 08 meses venho sofrendo com sintomas iguais aos seus e as vezes ate pior os medicos so me dizem que e enxaqueca ja nao sei mais o que faco tenho uma filha se 08 meses super linda e as vezes nao tenho condiccoes para curti ela e ate mesmo cuidar dela,eu. vou mudar de medico essa semana pois nao aguento mais sofrer com tanta dor.Me responda por favor estou oarndo por vc Jesus te ama e eu tambem
      Suane Manaus Amazonas

    • Lila Algarve:

      Maria Fernanda, não tenha medo, teu nome é Maria, Marias são poderosas… tenha fé vai em frente e enfrenta o que vier, e não pensa nunca no pior… mesmo que possa ser, tenha sempre fé… Eu fui diagnosticada com um tumor aos 17 anos, acordava por causa da dor, já meio enjoada, até que vomitava e então melhorava, com menos de um mês decorrente disto comecei a ter visão dupla, fui ao neuro e fiz os exames era um ependimoma, fiz duas cirurgias e radioterapia… hj tenho 27 anos, algumas sequelas mínimas em relação ao valor que tenho à vida… Força Maria, vai fazer esses exames… a tua filha tbm quer estar ao teu lado então te cuida! bj.

  • Margarete:

    Angelita minha querida amiga…

    Meu filho operou tumor cerebral em março/11 e esta em casa ha 6 meses. Ao total foram 6 cirurgias, pois teve q colocar válvula no cerebro e teve algumas intercorrencias. Ele tem 6 anos… Ele teve algumas sequelas, pois o local q estava o tumor era a hipofise, quiasma, hipotalamo… mas tenho fé q Deus vai curar o meu filho.. Confia em Deus amiga q a cirurgia do seu filho será ótima..
    Se quiser conversar anote o meu e-mail [email protected] (esse é tb orkut).
    Beijoss

    • cristiane aparecida da silva:

      margarete seu filho ira se recuperar tenha fé q as coisas irao melhorar, de mto apoio a ele pois e disso q ele precisa agora. vou contar a vc um pouco da minha historia:Ola meu nome e Cristiane tenho 40 anos e fui diagnosticada com meningioma no tronco cerebral ano passado, no dia 10/05/2011 fui operada, qdo o medico abriu minha cabeça nao tinha nada do q parecia na ressonancia pois nela tinha o tamanho de um limão e qdo abriu seu tamanho era de uma laranja, não tirei tudo pois minha cirurgia durou 14 hs e o restante estou tentando a radiocirurgia. Fiquei c algumas seqüelas como ando c ajuda da bengala, meu rosto ficou c paralisia meu olho direito não fecha tenho q pingar colírio o tempo todo, minha boca e torta, não escuto do ouvido direito, minha Mao não obedece por isso q estou escrevendo c a esquerda,mas tudo bem já foi bem pior no começo eu não falava, tinha sonda(onde eu comia so liquido e vomitava mto) não andava, usava fralda, depois coloquei a sonda gastro e tudo começou a melhorar, comecei a comer(pastoso), a andar, a falar grosso mas tudo bem, faço fisioterapia e fono toda semana. Hoje eu preciso da ajuda das pessoas p tudo pois ainda sou dependente, mas tenho mto q agradecer a minha família (mãe e Irma) q me ajudaram mto e a meu marido q esta comigo. Tenho fé q vou melhor, por isso não perca jamais a fé. bjs

  • angelita:

    Confio em Deus que tdo vai dar certo pra tdos que estao ali…dependendo de um medico de um hospital de uma vaga eu rezo pra que Deus que é medico dos medicos estar presente em nossas vidas e operar meu filho a cirurgia dele ta marcada pra janeiro,as vezes bate um medo ,insegurança,mas tenho muita fé que dara certo e Deus somente Deus dara a vitoria!!!

  • angelita:

    tenho muita vontade de chorar as vezes o faço as vezes tenho que me conter,tenho o Guel meu unico filho de 21 anos com diagnostico de um tumor cerebral de dificil acesso para cirurgia ,procuro alguem para nao me sentir sozinha no assunto m…uma pessoa que entenda o quanto eu preciso falar sobre isso ,pois aqui em casa eu nem posso ficar abatida ou mostrar que sou fraca,eles dependem de mim pra ser fortes ….entendem?me ajudem obrigada

    • cristiane aparecida da silva:

      angelita meu comentario esta aqui leia e se vc qiuser pode me escrever q vou te responder pois estamos juntas nesse barco de dificil navegaçao…. bjs

    • Lila Algarve:

      Angelita, fui diagnosticada com um tumor no cérebro, quando eu tinha 17 anos, imagino que meus pais tenham passado por este aperto que tu está sentindo tbm… eu tive um ependimoma… quando eu fui para a primeira cirurgia, o neurocirurgião disse a eles que se despedissem de mim, pois se eu retornasse seria em coma, ou incomunicável. Eles mantiveram segredo a respeito disso, fui saber desse pré-laudo desastroso há uns dois anos atras… e isso me ajudou muito, é muito importante essa tua força, é muito importante que ele tenha fé, ele precisa crer que pode se curar… e vcs família amigos podem ajudar ele a ter fé… entra em contato comigo tbm… abraços! e força amiga!!

  • RaissaOliveira ;g:

    Bom, eu estava assistindo malhação e o “Gabriel” disse que esta com um tumor maligno, então resolvi pesquisar para saber mais sobre ele e à quanto tempo mata. Daí achei este site que por sinal é muito bom, e só comentei para saber qual imagem louca dessas iria aparecer no meu comentário! rsrsrs

  • Hermenegildo Silva:

    Olá! Numa tarde em meados do ano de 2005, acordei meio estranho. Era como se as coisas todas tivessem mudado pra mim, como se tivesse algo a mais em minha cabeça, e até hoje me sinto assim. As vezes doi muiito a cabeça mas so dum lado, quando baixo ao levantar é uma autentica tontura que nem consigo seguar, muitas das vezes nao consigo controlar os meus movimentos e nem mesmo a fala…parece que está tudo fora de mim, vcs têm como me ajudar?

    • Lila Algarve:

      Oi Hermenegildo, acho que quem pode te ajudar mesmo é um neurologista, mas está reportagem fala de uns sintomas bem clássicos mesmo e concordo pq infelizmente senti essas dores quando tive um tumor no cérebro, tipo acordar por causa da dor, ou desenvolver essa dor logo cedo, náuseas, vômitos, visão dupla… um exame que eu lembro que o neurologista me fez e que me auto-aplico para mera averiguação da minha saúde era de ficar em pé com os pés levemente afastados, coluna ereta, braços ao longo do corpo e fechar os olhos, quando eu tinha o tumor eu caia como um pêndulo na pra alguma lateral, hoje graças a Deus eu me faço esse exame só pra alivio da consciência e nada acontece, é normal oscilar de uma lado para outro mas não despencar. Também um exame de visão periférica, lembro de não enxergar ou não perceber nada ao meu lado, era como um cavalo com uma viseira, sabe são alguns sintomas acredito mais comuns, mas o mais correto é procurar um neurologista e fazer exame de Ressonância Magnética. Até

  • Vanessa:

    Olá boa tarde!!!! Nos mês de Dezembro de 2010 sentir uma dor de cabeça de 8 dias,passou,este ano dia 29/03 comecei a sentir dor de cabeça dinovo e dai nao parou mas,tomei varios medicamentos e nada, ja vai completar 4 meses de dor de cabeça,sinto dores no corpo todo,formigamentos,olhos doendo ouvido tbm,ja fui ao neuro ele me disse q era stress passou um remedio chamado amitripilina de 25 mg e ate agora nao vi resultado nenhum.Estou mto aflita com medo de estar com um tumor cerebral,me ajudem!!!!

  • vanessa:

    ola sou vanessa meu namorado sente forte dores de cabeça nao frenquentemente mais todo mes na parte de traz da cabeça ele sente nauseas tontura e ate desmaiou e saiu sangue pelo nariz
    VC ACHAM QUE PODE SER UM TUMOR ???

  • MARIA HADDAD:

    Tenho um sobrinho que operou a cabeça faz um mês e fizeram a biópsa, acusou astrocitoma II grau. Me disseram que a sobrevida é só de 2 anos. Poderiam me informar se isso é verdade ?
    Grata
    Maria Haddad, São Carlos, 29 de junho de 2.011

  • luciana:

    Andréa
    Não sei o que te dizer, pois sei que nada irá te consolar . Nenhuma mãe deveria ter que enterrar um filho. É brutal.
    É desumano. Estou chorando por você.

  • andréa:

    meu filho faleceu com 16 anos no dia 6 de abril de 2011 com tumor cerebral … só descobrimos no dia 02/03 e ele permaneceu no hospital, o pior é saber que levei em varios medicos com dor de cabeça e vomito e cada um deles falava algo diferente mas nenhum pediu tomografia, vi meu filho morrer a cada dia sem poder fazer nada por ele a naum ser pedir muito a Deus.. hoje 47 dias sem meu Gabriel, hoje eu naum tenho mais vida eu tenho uma sobrevida…Se alguma mae que esteja passando por isso tb quiser me add [email protected]

    • cristiane aparecida da silva:

      andrea sinto mto pelo seu filho, sei q so o tempo e q vai amenizar a sua dor, sabe eu pacei por algo parecido a unica diferença e q comigo deu tempo de ser diagnosticada e ser operada, passei por uma cirurgia (meu relato esta no blog) a unica diferença e q estou viva! sei q e dificil p mim, pois cada dia e uma aprovaçao pelas dificuldades e sei q p vc tbm e dificil mas Deus esta presente em sua casa e vou orar mto por vc… bjs

  • LUZENILDA:

    meu esposo ha 5 anos operou de um tumor por nome de meningioma, depois de 2 anos descobrimos q novamente havia um novo tumor, fez uma nova cirurgia, comprometendo parte dwe sua memoria, fez 30 dias de radiot. e depois de 30 dias fazendo novo exame foi constatado 2 tumores, estamnos esperando na misericordia de Deus, ja faz 6 meses q ele fez radiot. agora em julho de 2011 ele vai fazer um novo exame e espero em Deus q n~de mais nada.

    22/05/2011

  • Margarete Nunes:

    Descobri que meu filho Jhean estava com tumor cerebral em jan/11, ele nao apresentou o quadro de dor de cabeça e sim vômitos. A principio os medicos de vários hopitais disseram que era problema de estômago e em nenhum momento foi indicada uma tomografia. O tumor é um Astrocitoma grau 2, ele operou em 02/03/11, e esta na Uti em recuperação. Este tumor estava na região da Hipófise e Hipotálomo regiões nobres da cabeça. Contuto, tenho fé e esperança que meu filho sairá deste hospital bem em nome de Jesus, deixo aqui o meu e-mail se caso alguem esteja passando por esta situação ou já passou, para mim é muito importante conversar neste momento difícil da minha vida. e-mail; [email protected]

  • branca:

    meu filho tinha dores de cabeça nada muito forte tirou raio x nao
    deu nada,um dia ele acordou com um olho arregalado ai foi só piorando fez tomografia e nao souberam interpretar elas vcs acreditam nisso!!!fomos pra campinas e la no hospital encaminharam ele para o hosp Boldrine la sim descobriram que era um tumor de orbita no olho,fez 1 ano quimio 4 meses radio e se curou.faz 10 anos isso até hoje faz acompanhamento e esta tudo muito bem.cm a graça de DEUS!!!

    • Lila Algarve:

      Opa!!! Parabéns pra vcs! Dez anos sem retorno do tumor é pq está curado meu neuro disse!! Eu vou completar 10 anos sem tumor no cérebro no fim desse ano! Com a graça de Deus tbm!! hihi

  • Mario:

    vamos tomar um cafezinho.

  • Nelson Sheine:

    Tive uma amiga que apresentou uma dor dessas, bem comum, como não passava com aqueles comprimidos que se usa sempre, procurou um médico. Somente depois de um mês veio o diagnóstico. Era tarde. Morreu com 26 anos.

  • BiiaCX:

    *Aquele momento tenso quando os 5 sintomas dão positivo e você reza pra ser uma dessas exceções que os sintomas podem ser outra coisa* =O

    Eu tenho dores de cabeça estranhas, principalmente na parte de trás da cabeça, uns 5-6 centímetros para o sul do topo dela. Me dá tonturas ás vezes, náuseas… Mas não é todos os dias, me dizem que pode ser enxaqueca também. Depois dessa, com certeza vou dar uma olhada no médico. Como disse essa mãe, uma dor de cabeça pode ser mil coisas, é sempre bom ir ver mesmo =D

  • Hugo:

    Alguém mais ficou com vontade de fazer uma tomografia o mais rápido possível?

    • Ayeka:

      Estou partilhando da mesma sensação que você e estou pensando tomara que seja apenas mais uma dessas milhares de exceções.

Deixe seu comentário!