Quantas calorias uma caminhada queima? Depende da sua altura!

Publicado em 14.11.2010

Cientistas criaram uma nova equação que prevê quantas calorias as pessoas gastam enquanto caminham – segundo eles o impacto corporal é importante para essa medida, então a altura das pessoas deve ser levada em consideração.

O peso corporal, como você pode imaginar, também é importante, já que influencia no impacto também. Essa nova equação poderá ser usada em aparelhos que medem as calorias por passo, como pedômetros. Mas, mais importante, mostra que aquelas tabelas que “generalizam” a quantidade de calorias que as pessoas queimariam em cada atividade física podem estar erradas.

O estudo mostrou que crianças e pessoas mais baixas gastam mais “energia por quilo” do que outras pessoas. Então os cientistas analisaram voluntários de 5 a 32 anos e pediram para que eles caminhassem em velocidades de 0,4 metros por segundo a 1,9 metros por segundo. O peso dos voluntários variava de 15 a 88 quilos e sua altura de 1,10 metros a 1,80.

Os resultados mostraram que cada passo fazia com que eles gastassem a mesma quantidade de energia. Mas como pessoas mais baixas e crianças precisam dar mais passos para cobrir a mesma distância do que pessoas altas, elas acabam queimando mais calorias “por quilo”. Em outras palavras, como pessoas mais altas dão menos passos, elas gastam menos energia para cada quilo do seu corpo.

No entanto, por mais que as pessoas altas dêem menos passos, como sua massa corporal normalmente é maior, elas gastam mais energia para “carregar” o peso extra. [LiveScience]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. não apareceu nenhuma equação ai mas a caminhada é muito importante para regular o peso

    Thumb up 7
  2. Gente, está bem claro…é questão de lógica.
    Claro, que é baixo, dá mais passos e dando mais passos gasta mais energia. Então, a solução é: quem é mais alto precisa andar uma distância maior…

    Thumb up 6
  3. Está parecendo que o estudo deve ser aprofundado. Os mais baixos dão mais passos, mas os mais altos carregam mais peso… isso me pareceu meio empatado no quesito gasto de energia.

    Thumb up 19
  4. Se é assim, o que me parece é que o que realmente diferencia a quantidade de calorias gasta é o tamanho do passo e não a altura da pessoa. Mas isso poderia significar que andar gasta mais caloria que correr, o que vai contra a os fatos. Acredito que esse estudo deva continuar e procurar investigar outros detalhes dessas afirmações. Por exemplo, as diferenças entre caminhar/correr numa esteira (casa ou academia) e caminhar/correr em uma pista. Acredito que outras questões com maior potencial revelador possam ser respondidas. As diferenças são gritantes no que se refere à atividade cerebral, o que certamente gera diferenças também nos gastos energéticos!

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
games1
10 casos de vício extremo em videogame

Heroína, álcool, cig...

Fechar