Quantas horas de sono você realmente precisa?

Muitas perguntas já foram formuladas sobre o sono: Porque precisamos dormir? Porque pode ser difícil dormir? Como o sono afeta nossos ganhos e nosso desempenho atlético? Mas uma pesquisa procurou a resposta para a pergunta mais importante de todas sobre o sono.

Em 2002 Daniel Kripke comparou as taxas de óbitos entre um milhão de adultos dos EUA que, como parte de um estudo sobre prevenção do câncer, reportaram sua média de sono durante a noite. Para muitos estes resultados foram surpreendentes, mas eles foram corroborados por estudos similares na Europa e na Ásia.

Qual a quantidade ideal de sono?

Estudos mostram que pessoas que dormem entre 6,5 e 7,5 horas por noite, como elas mesmas reportaram, vivem mais tempo. E as pessoas que dormem 8 horas ou mais, ou menos de 6,5 horas, não vivem tanto tempo quanto aquelas. Há tanto risco associado com o fato de dormir pouco quando ao fato de dormir muito. A grande surpresa está no fato de que os sonos mais longos começam com 8 horas e dormir 8,5 horas pode ser um pouco pior do que dormir apenas 5 horas. 10 Fatos extraordinários sobre os sonhos

O fato de dormir muito ou pouco está associado a muitas doenças (depressão, obesidade, etc.) e, conseqüentemente, com doenças cardíacas. Mas a quantidade ideal de sono muda para diferentes medidas de saúde. O pior está entre as 7 ou 8 horas, mas há desvantagens também com 6 e até 9 horas. Daniel pensa que para diabéticos é melhor dormir 7 horas. Mas estas medidas não estão tão claras quanto os dados de mortalidade. Continua…

Por: Alessandra NogueiraEm: 14.06.2008 | Em Bem-estar, Mistérios, Principal  | Tags:  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)
Curta no Facebook:

28 respostas para “Quantas horas de sono você realmente precisa?”

  1. Acredito que a quantidade de horas de sono ideais variam de organismo, e de ritmo de vida.E acredito que se você gasta mais energia em um determinado dia seu corpo precisa descansar mais na noite posterior.Então concluindo, ninguém faz as mesmas atividades e tem todos os dias iguais uns aos outros, portanto a quantidade de horas de sono ideais variam a cada dia.Deixe que seu corpo te diga o quanto deve dormir.Infelizmente no ritmo de vida atual nos impomos muito trabalho ao nosso corpo e não deixamos ele se recuperar como deveria, por isso mais e mais pessoas se sentem cansadas e indispostas durante o dia.Caso seja possível, se você acordar cansado volte a dormir até quando seu corpo acordar disposto.Não siga regras feitas para todos, seu corpo é único, respeite o!

  2. Á materia nao é muito boa, porque ela nao é conclusiva, eu lir e relir e ainda nao tirei minha duvidas, á duvida é
    QUANTAS HORAS DE SONO DEVEMOS DORMI? desculpa mais este texo nao responde à pergunta, el da algumas explicações rodeia sobre o assunto mais nao da à resposta, como falei no inicio nao é conclusiva, baseando nas informações deste site, tiro à conclusao que 8horas seria o ideal.

    mais valew mesmo assim, nao deixa de ser uma materia importante!

  3. P/ Teófilo
    Beijamin Franklin falou por ele mesmo. Ele dormia 3 horas por dia e acordava elétrico. Mas nem todo mundo é assim. Cada pessoa tem uma necessidade natural de sono diferente. Há pessoas que, precisam de 9-10 horas de sono senão passam o dia no maior “caco”. Já me irrita o fato de não dormir o adequado quando isso acontece, ainda mais quando há preconceito do tipo: a pessoa não é esforçada. E assim anda a sociedade, as pessoas trabalhando e estudando feitos doidos, forçosamente dormindo pouco. Quando chega a aposentadoria gasta grande parte da renda com remédios e médicos, por causa das consequências de uma vida desequilibrada. Por isso as pessoas devem no meu ver organizar a vida, e impor condições nas relações de trabalho. Dormir pouco, viver no sedentarismo, cigarro, bebida em excesso, doenças, ninguém merece.

    • Pensa bem quem a corda cedo e dorme tarde vive mais porque o tempo de vida e maior pensa bem uma pessoa que dorme 00:00 e acorda 07:00 e uma que dorme 10:00 e acorda 11:00 que dia dura mais e essa a questao!

  4. Não sei se tal estudo é realmente sério, mas vale lembrar que a quantidade de horas de sono que cada um precisa é um indíce metabólico, variando, assim, de pessoa para pessoa.

    Vale ainda lembrarmos de Beijamin Franklin que certa cez disse, “dormir mais de 3h por noite é perca de tempo”. Pessoalmente, ratifico suas palavras, durmo entre 3 e 4 horas por dia e estou muito bem óbrigado.

  5. eu fico ate 3:00 da manha acordado e acordo 11 horas da tarde
    tem algun ploblema eu se eu fico ate essa hora acordado isso
    pode me afetar tenho 14 anos quando tiver 28 isso pode ser prejudicial
    a mim?

  6. Há artigos científicos que dizem que quem dormir mais de 8 horas por dia envelhecerá rápido, em quem dormir menos de 8 horas pordia também envelhecerá rápido . Então a solução ,para não envelhecer tanto é dormir, quase que , exatas 8 horas,para que o corpo não oxide intensamente. Incrível? Não?

  7. Tenho o que dizem ser um mal hábito, gosto de ficar acordado.Como trabalho no horário das 4:42 às 14:00, costumo dormir a tarde +- 2 horas e a noite +- 4 horas, isto já por muitos anos. Será que meu organismo se acostumou? Sei lá, mas como disse no início é um hábito. Espero que meu corpo não cobre o tributo devido.

  8. Minha opinião é que devemos dormir o tempo necessário para nos satisfazer. Cada um sabe se dormiu bem ou não, isso é o que importa: dormir bem. Se viver mais ou menos dependesse só do sono a vida ficaria muito mais fácil, mas a vida não é fácil.
    A dica de sair da cama quando não houver sono é boa! Pelo menos pra quem não é preguiçoso que nem eu e adora ficar deitado… Hehehe.

  9. Incrível!

    Sem dúvida de que o último conselho me ajudará bastante!

    Sempre me questionei o porque, mas nunca parei para pensar em uma solução.

    Felizmente o problema acabou, mas é sempre bom adquirir novos conhecimentos.

    Parabéns ao site!

Deixe uma resposta