O universo em um clique

Quantas horas de sono você realmente precisa?

Muitas perguntas já foram formuladas sobre o sono: Porque precisamos dormir? Porque pode ser difícil dormir? Como o sono afeta nossos ganhos e nosso desempenho atlético? Mas uma pesquisa procurou a resposta para a pergunta mais importante de todas sobre o sono.

Revista HypeScience

Em 2002 Daniel Kripke comparou as taxas de óbitos entre um milhão de adultos dos EUA que, como parte de um estudo sobre prevenção do câncer, reportaram sua média de sono durante a noite. Para muitos estes resultados foram surpreendentes, mas eles foram corroborados por estudos similares na Europa e na Ásia.

Qual a quantidade ideal de sono?

Estudos mostram que pessoas que dormem entre 6,5 e 7,5 horas por noite, como elas mesmas reportaram, vivem mais tempo. E as pessoas que dormem 8 horas ou mais, ou menos de 6,5 horas, não vivem tanto tempo quanto aquelas. Há tanto risco associado com o fato de dormir pouco quando ao fato de dormir muito. A grande surpresa está no fato de que os sonos mais longos começam com 8 horas e dormir 8,5 horas pode ser um pouco pior do que dormir apenas 5 horas. 10 Fatos extraordinários sobre os sonhos

O fato de dormir muito ou pouco está associado a muitas doenças (depressão, obesidade, etc.) e, conseqüentemente, com doenças cardíacas. Mas a quantidade ideal de sono muda para diferentes medidas de saúde. O pior está entre as 7 ou 8 horas, mas há desvantagens também com 6 e até 9 horas. Daniel pensa que para diabéticos é melhor dormir 7 horas. Mas estas medidas não estão tão claras quanto os dados de mortalidade. Continua…

Pages: 1 2

21 comentários

  1. alisson /

    eu durmo menos de cinco horas por dia o que a contese respondão porfavor quero fikar por dentro do asunto

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  2. olha eu durmo 5 hora por dia depois do almoço e acordo muito mau humorada brigada pelas dicas

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  3. tem uma coisa boae outra ruim do sono a boa é que faz bem dormi e a ruim é que vc perde um terço da sua vida.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10
  4. tem 1 coisa boa e outra ruim a boa é que dormi faz bem para a saude e a ruim é que emquanto vc dorme vc perde um 1 terço da sua vida.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  5. George /

    A reportagem original da qual esta foi plagiada está aqui: http://www.time.com/time/health/article/0,8599,1812420,00.html

    E esta completa.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  6. Miguel /

    Adorei ler isso! Odeio dormir!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  7. camila /

    Á materia nao é muito boa, porque ela nao é conclusiva, eu lir e relir e ainda nao tirei minha duvidas, á duvida é
    QUANTAS HORAS DE SONO DEVEMOS DORMI? desculpa mais este texo nao responde à pergunta, el da algumas explicações rodeia sobre o assunto mais nao da à resposta, como falei no inicio nao é conclusiva, baseando nas informações deste site, tiro à conclusao que 8horas seria o ideal.

    mais valew mesmo assim, nao deixa de ser uma materia importante!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  8. lais /

    oi munto legal

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 8
  9. Marcos T. /

    Faço uma ressalva no comentário anterior. Onde lê-se: impor condições, leia-se: negociar condições.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  10. Marcos T. /

    P/ Teófilo
    Beijamin Franklin falou por ele mesmo. Ele dormia 3 horas por dia e acordava elétrico. Mas nem todo mundo é assim. Cada pessoa tem uma necessidade natural de sono diferente. Há pessoas que, precisam de 9-10 horas de sono senão passam o dia no maior “caco”. Já me irrita o fato de não dormir o adequado quando isso acontece, ainda mais quando há preconceito do tipo: a pessoa não é esforçada. E assim anda a sociedade, as pessoas trabalhando e estudando feitos doidos, forçosamente dormindo pouco. Quando chega a aposentadoria gasta grande parte da renda com remédios e médicos, por causa das consequências de uma vida desequilibrada. Por isso as pessoas devem no meu ver organizar a vida, e impor condições nas relações de trabalho. Dormir pouco, viver no sedentarismo, cigarro, bebida em excesso, doenças, ninguém merece.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 26
  11. Teófilo /

    Não sei se tal estudo é realmente sério, mas vale lembrar que a quantidade de horas de sono que cada um precisa é um indíce metabólico, variando, assim, de pessoa para pessoa.

    Vale ainda lembrarmos de Beijamin Franklin que certa cez disse, “dormir mais de 3h por noite é perca de tempo”. Pessoalmente, ratifico suas palavras, durmo entre 3 e 4 horas por dia e estou muito bem óbrigado.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10
  12. Raissa /

    nossa muito bom… adorei… fala sobre praticamente tudo sobre o sono ne? muito interessante… adorei

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
  13. jair /

    eu fico ate 3:00 da manha acordado e acordo 11 horas da tarde
    tem algun ploblema eu se eu fico ate essa hora acordado isso
    pode me afetar tenho 14 anos quando tiver 28 isso pode ser prejudicial
    a mim?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  14. Mariana /

    ELRI do Wanderson huashuahsuha

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
  15. silva-tiger /

    Há artigos científicos que dizem que quem dormir mais de 8 horas por dia envelhecerá rápido, em quem dormir menos de 8 horas pordia também envelhecerá rápido . Então a solução ,para não envelhecer tanto é dormir, quase que , exatas 8 horas,para que o corpo não oxide intensamente. Incrível? Não?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  16. silva /

    Tenho o que dizem ser um mal hábito, gosto de ficar acordado.Como trabalho no horário das 4:42 às 14:00, costumo dormir a tarde +- 2 horas e a noite +- 4 horas, isto já por muitos anos. Será que meu organismo se acostumou? Sei lá, mas como disse no início é um hábito. Espero que meu corpo não cobre o tributo devido.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  17. Wanderson /

    Eu só tenho uma coisa a dizer sobre essa pesquisa;

    Na verdade eu acho que zzzZZZzzz…..

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6
  18. Douglas Miranda /

    Minha opinião é que devemos dormir o tempo necessário para nos satisfazer. Cada um sabe se dormiu bem ou não, isso é o que importa: dormir bem. Se viver mais ou menos dependesse só do sono a vida ficaria muito mais fácil, mas a vida não é fácil.
    A dica de sair da cama quando não houver sono é boa! Pelo menos pra quem não é preguiçoso que nem eu e adora ficar deitado… Hehehe.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
  19. Tainan /

    Incrível!

    Sem dúvida de que o último conselho me ajudará bastante!

    Sempre me questionei o porque, mas nunca parei para pensar em uma solução.

    Felizmente o problema acabou, mas é sempre bom adquirir novos conhecimentos.

    Parabéns ao site!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.

Comente usando seu Facebook