Quanto pesa a internet?

Por , em 8.11.2011

A internet abriga uma infinidade de informações de todo o mundo. Mesmo assim, a rede toda pesa tanto quanto um morango. Ou seja, mais ou menos 50 gramas de elétrons em movimento, apenas.

As informações do mundo online são armazenadas em código binário, sequências de 0 e 1 que representam todos os nossos dados. Essas informações existem porque os elétrons são arremessados através de transístores em placas de circuito, que escrevem os códigos sempre que fazemos download de fotos, filmes, ou clicamos em qualquer botão online.

Quando Eric Schmidt era diretor-executivo do Google, ele estimou que as informações na internet totalizam cerca de 5 milhões de terabytes. Como sabemos a massa dos elétrons, podemos calcular que a informação real – incluindo cada imagem, vídeo, email, site, etc – pesa coletivamente a massa do menor grão de areia. [Life’sLittleMysteries]

13 comentários

  • Rubinho Félix:

    Esse resultado ta contando com a Deep web?

  • Plínio:

    Besteira, pois os elétrons existem nos metais ou nos semi-condutores independentemente se estão ordenados ou se estão desordenados. A informação não tem peso.

    • Davidson Ogleari:

      Você escuta rádio e televisão somente via cabo metálico, fibra ótica não serve para você! Visto que na sua forma humilde de pensar os elétrons estão presos nos metais e semi-condutores.
      Pois bem, jovem cientista, os elétrons está presente em todos os elementos químicos da tabela periódica. Os elétrons podem viajar por metais ou pelo ar, ou por outros materiais. Logo se os elétrons tem massa é possível usar uma unidade de medida para determinar uma quantidade.

      O erro da matéria está no enunciado e no cálculo. pois onde a informações está armazenada, somente ocorre uma alteração no estado físico da matéria indicando zeros ou um, e este bit registrado não altera o peso da matéria.

      O Título desta reportagem deveria ser, quanto pesa a informação que circula na internet, pois o servidor ao ser requisitado, converte aquele registro de informação gravado em elétrons para viajar até seu computador. Estes elétrons podem viagem através de cabos metálicos, fibra ótica ou via satélite por ondas eletromagnéticas

      Estes elétrons tem massa e sabendo a quantidade de elétrons que viaja pela rede é possível quantificar o peso total da informação circulante.

  • ronald olivetto:

    dizer que as informações online totalizam 5 milhões de tera (5.120.000.000 de giga) é muita burrice Sr. diretor-executivo do Google.

  • Marte:

    Sou péssimo em matemática, mas meu achômetro indica que tem algo errado nesse cálculo. Sem falar que 5 milhões de terabytes é relativamente pouco, tem supercomputador que trata isso como cafézinho. Chama o jurídico!

  • Renys Kenys:

    e se eu segurasse uma coisa dessas o que aconteceria? Será que exploderia?

  • Anderea:

    daria pra botar tudo isso num celebro comum e ainda sobraria….

    • none:

      WTF is celebro?

    • Filipe Freitas:

      Thought controlling device of Xavier’s baby.

  • Utilidades Virtuais:

    “5 milhões de terabytes” ??? tem certeza disso?? achei pouco..

  • Ju:

    Pessoas descuidadas como eu podem perder.

    • Ian:

      ^^
      Somos dois então…

  • vicente:

    um prazer que da pra levar no bolso

Deixe seu comentário!