Quanto tempo alguém sobrevive sob escombros de terremotos?

Publicado em 3.11.2011

Quando um terremoto atinge países em desenvolvimento, onde as cidades geralmente estão despreparadas para uma catástrofe natural, as maiores perdas humanas não acontecem durante o desastre. O grande problema vem depois, quando as equipes de salvamento levam muito tempo para poder resgatar vítimas presas sob escombros. Mas quanto tempo elas conseguem resistir?

Na última semana, um tremor na Turquia matou 461 pessoas na hora. Milhares de vítimas, no entanto, correram contra o tempo para serem encontradas sob os detritos de construções, antes que tal local se tornasse um túmulo para elas. A sobrevivência nessas situações extremas depende de vários fatores.

Para começo de conversa, é preciso que uma pessoa saia da tragédia relativamente ilesa, sem ferimentos muito graves ou traumatismos. É preciso que haja ar o suficiente sob os escombros para que ela não fique sem oxigênio em pouco tempo. Havendo essas duas condições, tudo depende da resistência humana à falta de água e comida.

Sem comida, o tempo de sobrevida depende de fatores como metabolismo, quantidade de gordura de reserva, além da temperatura corporal durante o período. Um corpo humano saudável, nessa eventualidade, pode sobreviver além de oito semanas. Até a morte por inanição, os órgãos vão deixando de funcionar, um a um, até que o corpo se desliga por não poder sustentar suas funções vitais básicas.

Se a ausência de comida pode ser combatida com vida por até dois meses, não ter água é algo muito pior. Os recordes de sobrevivência sem hidratação ficam na margem de oito a dez dias. No Haiti, um homem sobreviveu duas semanas tendo apenas seis litros de água.

Um ser humano comum, no entanto, pode não conseguir chegar a cinco dias a seco. A partir do terceiro dia, a situação já se torna crítica. O organismo não consegue digerir e absorver comida se não houver água. Logo, é viável sobreviver algum tempo sem comida e com água, mas o inverso é praticamente impossível. [Life'sLittleMysteries]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

5 Comentários

  1. parece que é o melhor modo de se eliminar a vida. sem beber água por três dias ou um pouco mais. assim não há aspecto de violência, como tiros na cabeça, enforcamentos e outros. tem hora que os dissabores fazem pensar nisso.

    Thumb up 0
  2. Na China, penso que na década de 90, houve um homem ou mulher, também já não me lembro muito bem, que sobreviveu 15 dias sem comer, e só sobreviveu graças à água que escorria pelos escombros.
    (Vi num documentário)

    Thumb up 0
  3. Houve um caso, no terremoto que aconteceu no Haiti, um homem ficou soterrado por 27 dias no mercado onde vendia arroz.
    Sobreviveu.

    Thumb up 8
    • Só comendo arroz né.

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
_56332181_5601799610_1e4d02bec1_b
Satélite climático multifuncional é lançado

Desde a última sexta...

Fechar