Quantos dados os seres humanos vão criar e armazenar em 2011?

Publicado em 29.06.2011

Você já reparou na quantidade de novas informações que surgem no seu Facebook ou Twitter? Só nessas redes sociais, o número de novos dados criados e compartilhados é imenso. Acompanhar tudo é uma tarefa humanamente impossível. Com tantos novos dados produzidos e compartilhados, fica difícil visualizar a quantidade de informações que circulam.

Só neste ano, 1,8 zettabytes (ZB) de informações serão criadas e compartilhadas – número que dobra a cada dois anos, de acordo com um estudo recente. Para se ter uma ideia do que isso significa, podemos conectar esse número com objetos próximos de nosso cotidiano.

Para armazenar 1,8 ZB de dados, seriam necessários 57,5 bilhões de iPads de 32 GB. Quanto custaria isso? 53 trilhões de reais, o equivalente ao PIB dos Estados Unidos, Japão, China, Alemanha, França, Reino Unido e Itália juntos. Tudo isso apenas com os dados que vamos criar este ano.

Abaixo, confira mais algumas comparações para ajudar você a encontrar sentido no gigantesco volume de 1,8 ZB. Eles equivaleriam a:

• Todas as pessoas dos Estados Unidos escrevendo três tweets por minuto, o que daria 4.320 tweets por dia. Isso por 26.976 anos, sem parar.

• Mais de 200 bilhões de filmes em HD com duas horas de duração. Uma pessoa demoraria 47 milhões de anos para assistir todos esses filmes.

• Com 57,5 bilhões de iPads, número que seria necessário para armazenar 1,8 ZB de informações, seria possível construir uma montanha 25 vezes mais alta do que o Monte Fuji, no Japão.[Mashable]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

17 Comentários

  1. Na verdade, com a Internet, compartilhar informações tornou-se extremamente fácil. No entanto, de toda essa grande quantidade de informações, a maior parte é lixo completamente descartável. É preciso, hoje, fazer uma triagem rigorosa do que se vai ler/ver, para que não se perca tempo com bobagens.

    Thumb up 0
  2. Ah, só isso? daqui há algum tempo irão de haver os chamados “pen drive” chegando perto dessa quantidade de armazenamento. Isso é, se o mundo não acabar em 2012

    Thumb up 1
    • KKK, antes dos pen drives chegarem perto dessa quantidade de memória ninguém mais vai usar. É a mesma coisa que dizer que vai ter CDs com 250TB, nunca, é desnecessário.

      E viva o Wi-Fi e o Streaming \o/.

      Thumb up 0
    • O que seria providencial, isto é, que o mundo acabasse em 2012.

      Thumb up 0
  3. Eu nem vou fazer a conta de quantos SDC de 128mh isso da.
    já faz um bom tempo que minha digital veio com esse catão, eu achava um absurdo de espaço. O que vira depois do yottabyte????

    Thumb up 0
  4. Tecnologia ineficiente. Gasta-se muito material e energia para armazenar só isso de dados.

    A falta de investimentos em tecnologias mais verdes é uma perda tamanha, sem dimensão para humanidade.

    Anos atrás, pesquisadores alemães estavam gravando dados por meio de holografia em cristais de quartzo. Essa tecnologia tem muitas vantagens sobre essa tecnologia de armazenamento magnético em relação ao quesito capacidade.

    Com um cristal do tamanho da sua unha do dedo mindinho é possível armazenar mais de 200 filmes em HD. Isso é tem mais densidade do que qualquer disco rígido da atualidade.

    Thumb up 6
  5. Comparar com o preço do Ipad realmente é querendo assustar quem lê. Consideram quase mil reais por 32Gb, sendo que uma HD portátil de 1tb (30x mais) custa R$350,00 (3x menos), R$50,00 se for “made in china”.

    Thumb up 5
    • 2 tera la fora custa 73 dolares.

      1 tera aki no brasil custa 190 reais.

      falaram de ipad porque adoram um hype.. mas é o meio mais caro de armazenar qualquer coisa atualmente (tendo em mente o uso final de somente armazenamento)

      Thumb up 2
  6. Acho que este numero tá muito errado.

    Vamos multiplicar o IPAD 32gb por 10 seria igual a um HD de 320GB.

    Vamos dividir os 57 bilhoes de ipads por 10 daria 5,7 bilhoes.

    Então seria um HD de 320GB por pessoa por ano.

    Tenho um HD de 360GB a mais de 5 anos e num ocupei nem 100GB.

    Neste caso estou incluindo mais 3 filhos e esposa que compartilham o mesmo micro. ( acho que estou na média da população )

    Isso daria 100gb / 5 anos / 5 pessoas isso daria 4GB por pessoa por anos certa de 1,2% do que propoe a reportagem.

    É sempre bom fazer conta e não acreditar em tudo que se lê. O mesmo serve para o aquecimento global, hehe , adoro pegar no pé de ecochato. haha

    Thumb up 2
    • Pensa um pouco e imagina o tamanho do espaço que uma empresa do tipo facebook precisa pra armazenar tanta informação ? E todas as empresas do mundo ? Pensa que inumeras empresas tem PIBs maiores do que muitos paises, por qts pessoas vc acha que eles valem ? e agora chega a conclusão de como a sua comparação foi ridicula e sem nexo algum

      Abraço

      Thumb up 5
    • E você acha que em um ano você utilizou apenas 4 gb?
      Essa quantidade de dados que você calculou se refere ao armazenamento de dados final, mas e o tráfego de dados? Você certamente excluiu, copiou, moveu arquivos e logicamente utilizou muito mais do que apenas 4 gigabytes em um ano.

      Thumb up 2
    • Apenas faças as contas , inclua tembem o que você tem online, no face , youtube etc, num vai chegar a 10%

      Thumb up 0
    • Concordo com você Denis, mas estamos falando de armazenamento e não de trafego de dados, se incluirmos o trafego acho que vai ser ao contrario deve dar uma 100 vezes o que eles falaram .

      Thumb up 0
    • errado….

      você nao esta considerando sua twittadas.. orkuteadas.. navegadas (cache, cookies, etc)

      e c vc nao ocupou 320 com 4 pessoas é porque seu uso é bem pequeno.

      aqui eu baixo 10gb por semana… meu hd de 2 tera só tem 300gb livre q vai lotar até final do ano

      Thumb up 0
    • Comparação extremamante pobre… você está apenas contabilizando o volume de pessoa física, esquecendo os grandes volumes de dados trafegados por empresas que superam muitas vezes.

      Grandes empresas possuem bancos de dados gigantescos que também devem entrar nesse cálculo.

      Thumb up 1
    • Também pense que existem usuários como eu que lotam HDs de 500 GB em albuns meses e compensam usuários como você =P
      Isso sem contar minha mãe e minha irmã com seus computadores aqui em casa.

      É tudo uma questão de médias, sempre existem os valores meio discrepantes na tabela se você levar em consideração os valores isolados, mas lembre que existem discrepância para menos mas também para mais (e essas nesse caso, como já mencionado, é que vão jogar os valores lá pra cima).

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
nick+pitbull
Homem salva cachorro graças ao Facebook

O "Urgent Dogs" é um...

Fechar