Tente desvendar a causa deste brilho misterioso que apareceu no céu russo

Por , em 30.11.2014

[three_fourth_last]brilho-no-ceu-da-russia

As câmeras de painel dos russos continuam dando assunto para especulações mil. Desta vez, um enorme brilho foi registrado na região de Sverdlovsk, na Rússia.

Na tarde da sexta feira, dia 14 de novembro, os moradores viram um enorme flash de luz laranja, sem nenhum culpado óbvio, como no caso do asteroide sobre Chelyabinsk. O que seria, um outro asteroide? Um meteoro? Explosão de uma arma?

Veja se você consegue adivinhar a causa:

A primeira hipótese foi de que os militares estavam destruindo munição e explosivos, algo de rotina. O problema é que não há bases militares próximas do local em que foi feito o vídeo, e um representante dos militares afirmou que eles não estavam envolvidos.

O próximo suspeito, ou a hipótese seguinte, era de um bólido, afinal de contas a chuva de meteoros Leonídeos estava no seu pico por aqueles dias. Só que se fosse este o caso, a cor estava errada. Bólidos normalmente são brancos, azulados ou até verdes, por conta da temperatura.

A cor poderia ser alterada pelas condições meteorológicas, mas mesmo assim, a luz não parece ter uma trajetória de acordo com o que se espera que um meteoro tenha. Na verdade, ela parece não ester se movendo.

Sem outros elementos para prosseguir a investigação, o mistério parecia sem solução, quando novo vídeo foi apresentado, onde a luz é registrada a partir de outro ponto. Neste vídeo, a luz aparece não só no céu, mas também no solo. Você pode conferir, aos 20 segundos, ao longo do horizonte, uma luz mais à esquerda.

Ainda não se sabe exatamente o que é que originou esta luz, mas dá para ter quase certeza que é algo feito no solo, e a luz no céu é só o reflexo. Alguns levantaram a suspeita de um lançamento de foguete, mas o cosmódromo de Plesetsk não tinha nenhum lançamento na agenda.

Talvez com algum novo vídeo seja possível identificar a causa desta explosão no solo, que causou esta luz brilhante no céu. [io9, IFLScience, Bad Astronomy]

Deixe seu comentário!