Que estranho veículo voador é este?

Por , em 7.01.2013

É um zepelim? É um avião? Não, mas essa aeronave bizarra provavelmente irá revolucionar o modo como fazemos transporte aéreo. O dirigível Aeroscraft, apelidado de “Pelicano”, lembra um zepelim e voa como um avião, mas é um veículo completamente diferente dos meios de transporte que conhecemos.

Essa estranha aeronave está sendo construída pela empresa norte-americana Aeros, financiada pela Nasa e pelo Pentágono. Tem 70 metros de comprimento e mais de 16 toneladas. O gigantesco Aeroscraft sobe aos ares com bolsões de hélio, e voa de maneira semelhante a um avião devido ao seu formato.

Essa aeronave poderá mudar totalmente o modo como são feitas viagens de carga. Ela pode carregar três vezes mais carga que os maiores aviões da atualidade, e poderá transportar pelos céus o que normalmente é entregue pela terra a partir de trens, navios e caminhões. Além disso, também poderá ser usada para fins militares e turísticos.

Veja esse gigante em movimento no vídeo abaixo:

Esse protótipo é gigantesco, mas é apenas uma palhinha do que está vindo por aí: a Aeros vai construir uma versão completa e ainda maior. Os primeiros testes de voo da aeronave começam nesta semana nos Estados Unidos. De acordo com o CEO da Aeros, Igor Pasternak, a aeronave está em estágio final de desenvolvimento, e deve ficar pronta em até três anos.

A nave é controlada a distância e não precisa de pessoas em terra ou de uma pista de pouso, pois decola na vertical. A versão final deve transportar até 66 toneladas a mais de 220 km/h. Impressionante! [Gizmodo/Aeroscraft]

11 comentários

  • Helder Mafra:

    Formidável avanço da aviação…espero que este veículo aéreo evite voar sobre áreas povoadas devido ao seu tamanho e tipo de navegação exercida. E, por mais, vamos ver como será operada.

  • Alberto Campos:

    Quem sabe se não foram usadas naves deste tipo para transportar enormes pedras para construírem as pirâmides. Este tipo de transporte pode muito bem ter sido conhecido a muitos séculos atrás e podiam ser puxados por cordas até o local desejado.

    • Keven bressan:

      como não pensamos nisto antes! claro que os egípcios tinham hélio, e também os equipamentos para montagem dos veículos.

  • Francisco Assis Gurgel Gurgel:

    é só que vão ter o máximo de cuidado pra não pegar fogo que nem o zepelim

    • Rodrigo Rodrigues:

      O Hindenburg usava Hidrogênio, Hélio é muito mais seguro.

  • Frank Oddermayer:

    Os militares americanos capturam naves e seres extraterrestres que caem em solo terrestre. Os aliens capturados estão repassando lentamente a tecnologia que eles usam. Virá muita coisa revolucionária por aí. O problema ainda é a comunicação entre os militares terrestres e os viajantes espaciais. Idiomas difíceis.

  • Ewerton Conde Da Matta Machado:

    E daí? Não vi novidade alguma…

  • Ewerton Conde Da Matta Machado:

    Muito bonito e impressionante, mas qual a novidade real? Um dirigível rígido. E daí? Ouvi algo como ‘levitação eletrostática’. Do que se trata? O que é isso? Esta matéria não fala nada….

  • Maria Nia:

    Ô loco.., isso é estupendo!!! Magnífico!!! E nós vamos poder voar nessas aeronavas?

  • Marte:

    Caramba! É o Thunderbird 2 (do Resgate Internacional)!!!

  • Hugo:

    Já tem um bom tempo que li que a Lockheed Martin estava desenvolvendo uma aeronave similar. Se não me engano, fizeram teste já lá para 2005-2007.

Deixe seu comentário!