Quer ver um céu realmente estrelado? Visite as Cataratas do Iguaçú

Esta foto foi tirada no último dia 4 por um fotógrafo especializado. Olhando a imagem, a partir da esquerda, você observa os seguintes astros da Via Láctea: As estrelas Alfa e Beta Centauri, a Nebulosa Coalsack (“Saco de carvão”), o Cruzeiro do Sul, a Nebulosa Carina, e Sirius, na extrema direita, que é a estrela mais brilhante visível a olho nu da Terra.

Além destas, astros de fora da nossa galáxia também apareceram na noite estrelada. As nuvens de Magalhães menor e maior (que são galáxias anãs), e por fim, Canopus, a 310 anos-luz da Terra, que vem logo atrás de Sirius no ranking de estrelas mais brilhantes visíveis no planeta.

Mas nem tudo o que brilha na foto são estrelas. A luz que sai do centro, na parte de baixo da foto, é proveniente do Aeroporto Argentino Cataratas del Iguazú. Mesmo assim, um prato cheio para os astrônomos. E para os fotógrafos. [APOD – NASA]

14 thoughts on “Quer ver um céu realmente estrelado? Visite as Cataratas do Iguaçú

1. Deus fez muitas coisas das quais não nos damos conta, essa é uma delas. Quantas pessoas já foram até lá ou moram lá perto e nunca perceberam essa maravilha até ser tirada e mostrada essa imagem. Realmente MARAVILHOSO.

2. DISCUTIR GOSTO, POLÍTICA E RELIGIAO É A COISA MAIS BIZARRA QUE EXISTE. MAS RESPEITAR O DIREITO DOS OUTROS DE PENSAR SEM AGREDIR NINGUEM É BEM DIFICIL, NAO É? NAO SERIA MAIS FACIL CALAR A SUA BOCA DO QUE DISCUTIR ISSO?

3. Que imagem linda!
    eu já morei em Foz do Iguaçu, e a única vez que eu fui ás Cataratas era de dia…mas não era menos exuberante que nessa foto!
    recomendo muito ir lá! é lindo.

Outra coisa: parem com essas discussões inúteis sobre ciência e religião.

4. Ow Felipe, cada um tem o direito de ter suas crenças ow, é por causa de gente como voce que o mundo ta essa merda, se cada um cuidasse do proprio RABO ao invez de ficar atacando os outros……Alias, bela foto…e pensar que toda essa beleza pode ter se formado de uma explosão catastrofika e desordenada

5. QUE LINDO!!!
    Adoro estrelas…
    Mas moro num centro urbano cheio de luzes artificiais…
    O “traço do arquiteto” é belíssimo de dia… com seu horizontes largos, azul infinito…

Mas o céu de Brasília à noite precsia de um apagão!

6. Faltou identificar o crédito por uma foto tão bonita e educativa:

Noite na Foz do Iguaçú capturada por Babak Tafreshi (TWAN). Crédito: Crédito©: Babak Tafreshi (TWAN)

7. Esse tipo de fotografia tem vários minutos de exposição (tempo em que o obturador fica aberto, deixando o filme ou sensor receber luz)

A olho nu não daria para ver tão bem