Raios-T localizam bombas a mais de um quilômetro de distância

Por , em 21.07.2010

Cientistas encontraram uma forma engenhosa de replicar a visão de raios-X do Superman em alvos a mais de um quilômetro de distância usando lasers, plasma e ondas terahertz.

A pesquisa pode ser aplicada para detectar terroristas muito antes que eles possam fazer qualquer dano, ou determinar se um pacote contém uma bomba ou drogas.

Militares e funcionários de segurança nacional são grande parte dos financiadores da pesquisa dos raios-T, porque os raios podem sentir explosivos e drogas, bem como penetrar na roupa, papel ou outros materiais finos. Eles também não produzem radiações ionizantes nocivas, como raios-X.

Como os raios-T funcionam: são disparados dois lasers em um alvo. Os lasers criam um campo localizado de ondas terahertz, que penetram a roupa ou outros materiais finos. Os lasers também criam uma massa de gás ionizado, ou plasma, que reage às ondas terahertz antes que elas sejam enfraquecidas pela água ambiente na atmosfera. O gás brilha, transmitindo as informações recolhidas pela radiação terahertz.

Quando a informação retorna, ela é comparada com uma biblioteca de outras impressões digitais ópticas. Os cientistas então podem determinar se um pacote contém drogas, explosivos, ou algo mais simples e menos perigoso.

Os raios-T são muito difíceis e caros de produzir. Desde 1995, entretanto, os cientistas têm encontrado maneiras cada vez mais baratas e mais fáceis de produzi-los. O próximo passo é testar a técnica em campo. O efeito atualmente funciona até pouco mais de 20 metros de distância, o limite do laboratório.

Em teoria, o processo deve funcionar a centenas ou mesmo milhares de metros de distância. No entanto, isso ainda precisa ser verificado – o que os cientistas esperam fazer depois de criarem uma versão portátil do dispositivo. [MSN]

1 comentário

  • Gray:

    O problema de se fazer esse tipo de onde funcionar a uma distância tão grande é a energia necessária, já que quanto mais longe, maior a absorção pela atmosfera. Inclusive, a potências muito altas, esses raios podem se tornar nocivos.

Deixe seu comentário!