Rapunzel: longas tranças podem aguentar o peso de um ser humano?

Publicado em 29.11.2010

A Disney resolveu recauchutar contos de fada antigos em novas histórias mais modernas. Seu novo filme, “Tangled” (Enrolados), apresenta a personagem famosa Rapunzel, e promete muitas reviravoltas na história, mas com os mesmos cabelos longos em destaque.

No conto de fadas original, dos Irmãos Grimm, uma bruxa prende a bela e jovem Rapunzel em cativeiro, no alto de uma torre. Rapunzel é abençoada com uma voz linda e com cabelos loiros muito longos. Um dia, sua voz encanta um príncipe que está passando por uma floresta próxima. Eles se apaixonam, e Rapunzel usa seus cabelos em trança para ajudar o príncipe a “escalar” a torre e encontrá-la.

Histórias infantis não devem, necessariamente, fazer sentido. Ainda assim, leitores curiosos podem se questionar: o cabelo humano pode realmente suportar o peso de outra pessoa?

Em média, um fio de cabelo pode suportar um pouco menos de 100 gramas, ou o peso de duas barras de chocolate. Os fios de cabelos escuros são geralmente mais espessos e, portanto, mais fortes do que cabelos loiros. Infelizmente, Rapunzel teve que se contentar com suas mechas loiras. Dado que as loiras têm, geralmente, cerca de 140.000 fios de cabelo na cabeça, os cabelos de Rapunzel podem facilmente suportar o peso de muitos príncipes.

Bom se fosse só isso, mas é claro que não é tão simples assim. Se Rapunzel simplesmente deixasse seus cabelos caírem até o chão, e o príncipe começasse a escalar imediatamente, seu cabelo certamente não iria arrebentar totalmente, mas poderia se “rasgar”. Além disso, o resto do seu corpo poderia não ser capaz de suportar o peso.

Felizmente, existem estratégias que podem ser usadas para ajudar a reduzir essa pressão do peso sobre a cabeça e o corpo. Segundo um físico americano, Rapunzel seria mais esperta – e com certeza estaria mais segura – se amarrasse seu cabelo em torno de alguma outra coisa antes de lançá-lo ao príncipe.

A ideia é que você pode usar a fricção dos cabelos contra si mesmo em um nó, e o que quer que seja que estiver amarrado ao cabelo vai suportar o peso do príncipe. Bem melhor do que fazer o couro cabeludo de Rapunzel de ponto de ancoragem. Imagina se a heroína da Disney deixa o príncipe cair e fica presa na torre para sempre? [MSN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. uma pequena hipótese: rapunzel teria que passar decadas e decadas para seu cabelo ficar no “tamanho de um torre “sem fala que ela é loira isso faz com que seus cabelos tornem mais sensiveis e sem produtos para fortificar seus cabelos resumindo O CABELO IA FICAR UMA MERDA! e ate la ela vai ta uma velhinha gaga e o pincipe nem andaria mais é claro que minha opinião e um pouco fantasiosa mais enfim.

    Thumb up 5
  2. Eu ja imaginei pelo menos uma centena de vezes a tal da Rapunzel com um baita problema de torcicolo.Ja fiquei imaginando tambem um princepe gordo, se arrebentando no chão. O grande problema desses contos infantis é que não tem senso de humor.

    Thumb up 2
  3. não sei porque ficam nessa discussão tola, já que, um cabelo não pode crescer tanto, o maior cabelo do mundo tem 5,6 metros. Quero ver o cabelo da Rapunzel crescer a ponto de ter o comprimento de uma torre.

    Thumb up 2
  4. Criancinha, creio que sim, mas o porque eu não sei oO (tá, isso não ajudou nada xD)

    Thumb up 2
  5. Sera verdade que um pano, quando molhado, aumenta sua força e resistência consideravelmente?

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
dnagd
Idade de uma pessoa pode ser revelada pelo DNA

Cientistas desenvolv...

Fechar