O universo em um clique

Refrigerante diet previne pedras no rim

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 17.05.2010 as 20:06

Share

Se você sofre com pedras no rim, talvez queira trocar os refrigerantes normais pela versão diet da bebida.

As pedras são formadas quando a urina contém materiais que formam cristais e que podem se solidificar (cálcio, ácido úrico e uma substância chamada oxalato – a maioria é feita de uma mistura chamada oxalato de cálcio). Normalmente, essas pedras conseguem ser dissolvidas.

Uma das razões pelas quais certas pessoas desenvolvem pedras nos rins é que seu organismo não possui citrato de potássio, que dissolveria o cálcio da urina.

Dez anos atrás um estudo mostrou que limonada feita em casa aumentava o nível de citrato no organismo, prevenindo a formação de pedras nos rins. A forma exata com que a limonada fazia isso ainda é um mistério, mas vários médicos passaram a indicar o tratamento para seus pacientes.

O último estudo feito nesse sentido tinha como objetivo analisar se alguma bebida produzida comercialmente tinha os mesmos níveis de citrato da limonada caseira. Para evitar açúcar, os pesquisadores testaram os refrigerantes diet.

A conclusão foi que refrigerantes baseados em produtos cítricos – de limão, de laranja ou a famosa gengibirra (feita de gengibre) – possuíam níveis de citrato ainda mais altos do que os da limonada caseira.

Refrigerantes à base de xarope de cola, no entanto, tinham níveis de citrato baixos ou nenhum nível de citrato. No entanto, para provar isso e para que os médicos comecem a prescrever refrigerante diet como remédio para pedras nos rins, mais testes são necessários. Atualmente o conselho é ingerir vários copos de água por dia para filtrar substâncias prejudiciais. [MSNBC]

Luciana Galastri é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

11 comentários

  1. gostei muito dessa materia, serve para pessoas ficarem bem informados, sou apenas estudande OK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Eartha /

    Benk, eu não disse que só o refrigerante diet fazia mal, e é verdade o que disse, mas o aspartame é um dos aditivos mais tóxicos que se encontram na nossa alimentação. Se querem combater as pedras nos rins à maneiras mais saudáveis de fazê-lo…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  3. benq /

    amigo, voce acha que apenas o refri diet que possui substancias “estranhas” ? hoje qualquer coisa que voce come ou bebe que seja industrializado pode conter alguma coisa que possa fazer mal a saude
    ate mesmo frutas ou verduras podem ser “perigosas” pela alta concentração de agrotoxicos
    e ninguem falou para voce tomar refri todos os dias em grandes quantidades
    pois ate agua em excesso pode fazer mal

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Rogério /

    também sou mais cerveja, ainda mais que é diurético, sendo diurético “estimula” o funcionamento dos rins, que faz filtrar o sangue

    De Preferencia Heineken

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  5. Eartha /

    Então ta bom… bebam refrigerante diet e arranjem um montão de problemas de saúde… Esses refrigerantes contêm uma substância muito prejudicial ao organismo chamada aspartame (E951) que está relacionada com cerca de 92 efeitos secundários…

    Se querem prevenir pedras nos rins não o façam da maneira mais estúpida que pode existir…

    Pesquisem mais sobre o assunto e percebam do que é que estou a falar… e por favor não confiem em todas as substâncias que aparecem nos rótulos porque o principal objectivo das empresas é o LUCRO! Eles utilizam o que é mais rentável para os seus bolsos…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  6. K-ito /

    Tive pedras nos rins devido a um problema de gastrite, onde passei a ingerir leite em vez de café, e a novidade é que em um belo dia me passou na cabeça de beber suco de limão de manhã a tarde e a noite por quase uns dois meses – (um limão tamanho médio para um copo de 250ml de água) – o resultado foi ótimo, meu organisno expulsou as pedras para fora, logo depois fiquei sabendo não sei se é verdade, mais acredito ki sim, que médicos aconsenham limão, caso alguém queira se alimentar de PEIXE, pois, segundo eles o limão dilatar as artérias facilitando, assim, o não engasgo com indesejadas espinhas do animal.

    É isso a! falowwwwww

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  7. Fernando Sávio /

    Eu também césar..
    Tenho na minha geladeira 5 garrafas de meio litro que deixo sempre cheias de água..
    Eu acabo tomando umas 6 ou mais garrafas por dia.. Antes disso eu não bebia quase nada de agua, ou era refrigerante..

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  8. Jose A. /

    Cerveja é melhor, melhor ainda se tiver alguem dirigindo por mim…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  9. Tenho na minha mesa uma garrafinha que cabe meio litro de água, daquelas esportivas. Isto faz realmente com que eu beba mais água durante o dia.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  10. benq /

    desde 1996 só tomo refri diet ou light

    pelo pode diminuir minhas chances de ter pedras nos rins um dia

    hehe

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  11. Ricardo /

    me recomendaram qualquer bebida que tivesse limão e desde entao uma vez por dia eu tomo um sprite, limonada, aquafresh, caipira, H2Ooooo etc…

    pedra nos rins nunca mais!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.