Refrigerante pode deixar adolescentes violentos

Publicado em 26.10.2011

Mais uma pesquisa contra o refrigerante (e dessa vez com um motivo bem assustador) pode convencer os adolescentes a criar hábitos mais saudáveis.

Parece que refrigerante não é apenas ruim para seus dentes: se você for um adolescente, a bebida poderia torná-lo mais propenso a esfaquear alguém.

Isso é o que diz um novo estudo americano com 1.878 adolescentes de Boston. Os pesquisadores descobriram que as crianças que bebem muito refrigerante também são mais propensas a fumar e beber álcool.

Mas, mesmo controlando esses fatores, elas também eram mais violentas. 43% das crianças que bebiam 14 ou mais latas de refrigerante por semana também carregavam um revólver ou uma faca, enquanto apenas 23% das que não bebiam faziam o mesmo.

27% dos grandes consumidores de refrigerante haviam cometido violência contra um parceiro, e 58% tinham sido violentos com um colega; já para as crianças que bebiam pouco ou nenhum refrigerante, os números eram 15% e 35%, respectivamente.

“Houve uma associação significativa e forte entre refrigerantes e violência. Pode haver uma relação de causa e efeito direta, talvez devido ao açúcar ou ao teor de cafeína nos refrigerantes, ou pode haver outros fatores, que não encontramos em nossas análises, que cause ambos alto consumo de refrigerante e alta agressividade”, disseram os pesquisadores.

É possível que crianças que bebem muito refrigerante também tenham pais relapsos, que não monitoram nem sua dieta nem sua posse arma. Os pesquisadores fizeram o controle para “ter jantares em família”, por exemplo, mas não para outras medidas de envolvimento.

Eles também não controlaram nível socioeconômico, o que poderia ser um outro fator de confusão. Então, é melhor esperar por mais pesquisas antes de definir que refrigerante causa agressividade. Por outro lado, se você estiver se sentindo particularmente enfurecido, melhor tomar um suquinho de maracujá ao invés de um guaraná.[Jezebel]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

18 Comentários

  1. “27% dos grandes consumidores de refrigerante haviam cometido violência contra um parceiro, e 58% tinham sido violentos com um colega; já para as crianças que bebiam pouco ou nenhum refrigerante, os números eram 15% e 35%, respectivamente.”

    Só me explica uma coisa, que PARCEIROS que a criança tem?

    Aff. Esse site é muito ruim…

    Thumb up 0
  2. 1. Você NUNCA irá encontrar UMA pesquisa séria falando bem de refrigerantes. Somente COMERCIAIS influenciando os mais FRACOS.
    2. UM DIA sem refrigerantes NÃO é suficiente para NEUTRALIZAR seus efeitos negativos descritos na pesquisa. Ou seja, seu ‘dia de maracujá’ pode ter efeito, mas não será PLENO e COMPLETO!
    3. Desligue a tv.

    Thumb up 7
  3. “se você estiver se sentindo particularmente enfurecido, melhor tomar um suquinho de maracujá ao invés de um guaraná.”

    Gostei dessa frase.

    Thumb up 6
  4. Santa mãe de deus, culpar os refrigerantes por causar violencia! Querem tirar o foco de que o alcool causa isso mostrando que outras coisas mais causam, é isso ?

    Thumb up 4
  5. Não defendo refrigerantes, até aconselho a não tomá-los, mas não acho que o refrigerante seja responsável pela violência. Talvez algum componente dele ative algo no organismo de quem já tem tendência à violência.

    Thumb up 7
  6. Depende!
    Tem adolescentes por ai que coloca a 80% de alcool ou outra substância alucinógeno no refrigerante.

    Thumb up 3
  7. Bom, acho difícil dizer que isso vai convencer os adolescentes a criarem hábitos saudáveis. Grande parte sabe dos males do cigarro, da bebida alcólica em excesso e dos alimentos gordurosos e não estão nem aí da mesma maneira.

    Thumb up 4
    • …foi por isso que baniram a cibalena,os jogadores de futebol usavam pra ficarem mais rápidos,até inventarem o antidoping…

      Thumb up 0
  8. Ah não!!!!!!! Não vão querer pôr a culpa na Coca-cola né….?…… Sem essa!!!

    Thumb up 3
  9. Olhe esse papo de violencia ser associada ao consumo de refrigerante, vejamos se foi feitos no EUA, garnde maioria consome refrigerante la pode suar armas, são poucas as pessoas que não beben refrigerante.
    Agora dizer q essas pessoas são violentas por tomar refrigerante, ta refrigenate era normal ou light ? Talvez o aaçucar torne as pessoas violentas Piada mesmo XD

    Thumb up 4

Envie um comentário