O universo em um clique

Refrigerante pode deixar adolescentes violentos

Por em 26.10.2011 as 14:00

Mais uma pesquisa contra o refrigerante (e dessa vez com um motivo bem assustador) pode convencer os adolescentes a criar hábitos mais saudáveis.

Parece que refrigerante não é apenas ruim para seus dentes: se você for um adolescente, a bebida poderia torná-lo mais propenso a esfaquear alguém.

Isso é o que diz um novo estudo americano com 1.878 adolescentes de Boston. Os pesquisadores descobriram que as crianças que bebem muito refrigerante também são mais propensas a fumar e beber álcool.

Mas, mesmo controlando esses fatores, elas também eram mais violentas. 43% das crianças que bebiam 14 ou mais latas de refrigerante por semana também carregavam um revólver ou uma faca, enquanto apenas 23% das que não bebiam faziam o mesmo.

27% dos grandes consumidores de refrigerante haviam cometido violência contra um parceiro, e 58% tinham sido violentos com um colega; já para as crianças que bebiam pouco ou nenhum refrigerante, os números eram 15% e 35%, respectivamente.

“Houve uma associação significativa e forte entre refrigerantes e violência. Pode haver uma relação de causa e efeito direta, talvez devido ao açúcar ou ao teor de cafeína nos refrigerantes, ou pode haver outros fatores, que não encontramos em nossas análises, que cause ambos alto consumo de refrigerante e alta agressividade”, disseram os pesquisadores.

É possível que crianças que bebem muito refrigerante também tenham pais relapsos, que não monitoram nem sua dieta nem sua posse arma. Os pesquisadores fizeram o controle para “ter jantares em família”, por exemplo, mas não para outras medidas de envolvimento.

Eles também não controlaram nível socioeconômico, o que poderia ser um outro fator de confusão. Então, é melhor esperar por mais pesquisas antes de definir que refrigerante causa agressividade. Por outro lado, se você estiver se sentindo particularmente enfurecido, melhor tomar um suquinho de maracujá ao invés de um guaraná.[Jezebel]

Natasha Romanzoti tem 23 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

18 comentários

  1. Haheuaehuaehauhuha. Como homem da ciência quando eu leio um artigo desses tudo que eu posso fazer é rir. Haheuaehuaeheuheuehuaha

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Fernanda Vinhas /

    “27% dos grandes consumidores de refrigerante haviam cometido violência contra um parceiro, e 58% tinham sido violentos com um colega; já para as crianças que bebiam pouco ou nenhum refrigerante, os números eram 15% e 35%, respectivamente.”

    Só me explica uma coisa, que PARCEIROS que a criança tem?

    Aff. Esse site é muito ruim…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. gloria /

    Foi encomendada pelas empresas de suco de maracujá.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 8
  4. só oque faltava /

    meu nome já diz tudo
    Cientistas burros u.u’

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. nml /

    1. Você NUNCA irá encontrar UMA pesquisa séria falando bem de refrigerantes. Somente COMERCIAIS influenciando os mais FRACOS.
    2. UM DIA sem refrigerantes NÃO é suficiente para NEUTRALIZAR seus efeitos negativos descritos na pesquisa. Ou seja, seu ‘dia de maracujá’ pode ter efeito, mas não será PLENO e COMPLETO!
    3. Desligue a tv.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
  6. fabriciop /

    “se você estiver se sentindo particularmente enfurecido, melhor tomar um suquinho de maracujá ao invés de um guaraná.”

    Gostei dessa frase.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6
  7. Vou postar ;)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  8. Pedro /

    Santa mãe de deus, culpar os refrigerantes por causar violencia! Querem tirar o foco de que o alcool causa isso mostrando que outras coisas mais causam, é isso ?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  9. refrigerante e’ um atentado a saude . Vamos evitar para aumentar os nossos anos de vida *

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10
  10. Elizabeth /

    Não defendo refrigerantes, até aconselho a não tomá-los, mas não acho que o refrigerante seja responsável pela violência. Talvez algum componente dele ative algo no organismo de quem já tem tendência à violência.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
  11. Depende!
    Tem adolescentes por ai que coloca a 80% de alcool ou outra substância alucinógeno no refrigerante.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  12. Marcelo Ribeiro /

    Cocaaaaaaaa! :)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  13. Cabeção /

    Bom, acho difícil dizer que isso vai convencer os adolescentes a criarem hábitos saudáveis. Grande parte sabe dos males do cigarro, da bebida alcólica em excesso e dos alimentos gordurosos e não estão nem aí da mesma maneira.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  14. Eu Mesmo.... /

    Portanto não tome coca com cibalena

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • burro /

      …foi por isso que baniram a cibalena,os jogadores de futebol usavam pra ficarem mais rápidos,até inventarem o antidoping…

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  15. CAIPIRÃO /

    -Toma caldo de cana(garapa,cachaça é suco.)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  16. Flor de Lis /

    Ah não!!!!!!! Não vão querer pôr a culpa na Coca-cola né….?…… Sem essa!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  17. Olhe esse papo de violencia ser associada ao consumo de refrigerante, vejamos se foi feitos no EUA, garnde maioria consome refrigerante la pode suar armas, são poucas as pessoas que não beben refrigerante.
    Agora dizer q essas pessoas são violentas por tomar refrigerante, ta refrigenate era normal ou light ? Talvez o aaçucar torne as pessoas violentas Piada mesmo XD

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4

Reponder

Leia o post anterior:
w_2036014c
Beber mais líquido diminui risco de câncer de bexiga em homens

O levantamento com 48.000 homens descobriu que aqueles que bebiam mais de 2.531 mililitros de líquidos por dia tinham um risco 24% menor de câncer de bexiga

Fechar