Refrigerantes dietéticos podem matar você?

Publicado em 12.02.2012

Duas universidades americanas uniram esforços para investigar um produto alimentício muito consumido nos últimos anos. Em uma comparação entre refrigerantes normais e refrigerantes dietéticos, pesquisadores da Universidade de Miami (Flórida) e da Universidade de Columbia (Nova Iorque) descobriram que os últimos podem ser mais nocivos à saúde.

O consumo de refrigerantes feitos para emagrecer, conforme eles apuraram, aumenta mais do que o refrigerante comum o risco de derrame, ataque cardíaco e morte vascular. Em uma pesquisa com 2.564 voluntários, que tiveram analisadas suas dietas e quadros de saúde, os pesquisadores descobriram que aqueles que costumavam beber refrigerantes dietéticos eram 43% mais propensos a estas doenças.

A pesquisa levou em conta condições pré-existentes, especialmente aquelas ligadas a problemas vasculares, como disfunções no metabolismo, diabetes e pressão alta. E o maior risco vale tanto para consumo moderado quanto exagerado: entre uma vez por mês e seis por semana, o panorama geral dos pesquisados foi de chances elevadas de problemas vasculares.

Embora os números tenham passado essa informação, os cientistas não souberam detectar exatamente os motivos da tendência. Ainda é necessário, segundo eles, estudar tanto o refrigerante comum quanto o dietético para tirar conclusões mais precisas. [ScienceDaily]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

21 Comentários

  1. O uso de refrigerantes ñ faz bem p\ todos como no meu caso tenho intolerancia a conservantes, mas quem ñ tem q beba até furar o caneco!O diet é para os diabéticos se ñ tem alergias q bebam, eu e amaioria da população temos problemas então melhor ñ usar.O melhor teste p\ qualquer alimento p\ saber se podemos consumi-los somos nós mesmos, fazemos o teste consumindo de duas a tres vezes seguidas, ñ fez mal, ñ causou nenhum dano!Então continue, se teve alguma alteração no organismo diminua o consumo, tome anti alergico(histamim,celestamine, desalex, polaramine)e tome, é assim q faço quando vou a uma festa e tenho q tomar um refrigerante, ñ fica bem eu ficar explicando o porque de ñ beber.

    Thumb up 2
  2. O que devemos saber e entender é que quando a humanidade começou ela se alimentava de plantas, leite e carne. Humanidade quero dizer os animais tambem. Depois começaram as criações de alimentos para atender a demanda, uma vêz que a população aumentava. Isso aumentou com a ganancia, ou seja, vamos fazer o que podemos vender mais e ganhar mais. Em seguida começaram as enfermidades. Depois vieram os médicos para tentar desvendar e curar essas enfermidades.Hoje temos os cientistas que estão comprovando que saudável mesmo é a alimentação do tempo das cavernas. As doenças, daquela época, aconteciam por desconhecimento. por isso que sabemos que tal planta é venenosa porque alguem comeu e morreu e assim por diante. Hoje já temos condições laboratoriais para descobrir sem precisar alguem morrer.

    Thumb up 3
  3. Ai ai, esta foi OTIMA, refrigerante para emagrecer, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, quem foi o gênio que escreveu isto? Então eu gostaria de informá-lo que os refrigerantes dietéticos nao são para emagrecer, são apenas feitos sem adição do açucar, apenas isso, ele não engorda mas ninguem nunca disse que emagreceria.kkkkkkkkkkkkkkkk

    Thumb up 4
  4. Interessantes os comentários. O tratamento de água aqui na minha cidade – Campinas SP – está entre os melhores do Brasil, mas eu NÃO TOMO ÁGUA. A água encanada causa-me, não sei porque, desconforto estomacal. Como ninguém vive sem água, eu tomo refrigerante “DIET”, A MAIS DE 30 ANOS, época em que descobri que sou diabético. Além disso abuso de adoçantes; para um copo de café, lá se vão duas esguichadas, que devem equivaler a umas 20 a 30 gotas. As pesquisas são importantes mas indicam parâmetros comparativos entre grupos de pessoas, portanto a exatidão dos resultados pode ser questionada. Eu, como não entrei nas pesquisas, completo, mês que vem, meus 80 anos, incrementando o meu refrigerante, com algumas “gotículas” de whishy ou vodka, além de ADOÇANTE, para maior carinho com o meu paladar. Mas, por favor, não adote essa receita porque o ÁLCOOL, este sim, já foi comprovado que NÃO AGRADA AO NOSSO FÍGADO.

    Thumb up 4
  5. Refrigerantes gaseificados, diet,light ou tradicionais, são grandes causadores da OBESIDADE (estômago dilatado)e excesso de gorduras no mundo inteiro.
    Para se manter em forma, ELIMINE O REFRIGERANTE DA SUA VIDA.
    Sucos naturais e chás gelados são sempre bem vindos ao nosso organismo.

    Thumb up 7
  6. Precisamos de todas as pesquisas.

    Porem: comer ou nao comer eis a questao. Ja pararam para observar:
    Vem um fabricante e diz que o açucar e ruim para a saude
    vem outro e diz.que isto e quilo e bom para a saude. Se cruzarmos as informações vamos ficar tontos e achar que estamos diante de um tipo de Marketing para ser investigado. No tempo de nossos avos nao haviam tantos modismos. Porem: depois que apareceu o oleo de Soja criado no tempo da guerra pelos americanos muita coisa aconteceu; Eu nao uso soja nem morta.gostaria de assunto neste alimento.

    Thumb up 3
  7. Esta faltando o “LUPUS”,doença autoinmune de dramatica expansão depois do aparecimento e consumo indiscriminado dos “Diets”

    Thumb up 2
    • Essa vc aprendeu com o Dr. House.

      Thumb up 1
    • Nem. No House M.D., a culpa nunca é do Lúpus.

      Thumb up 0
  8. A pesquisa é exploratória.
    Foi pesquisado se havia necessidade de ir mais a fundo, o que foi observado que sim.
    A pesquisa é feita com voluntários, ou seja, qualquer pessoa pode usar o produto (saudável, não saudável, propenso a doença).
    A pesquisa não é direcionada, do tipo, feita apenas com pessoas que já usam o produto.

    Mostrou que os usuários de refrigerante para emagrecer são mais propensos a problemas do que os usuários de refrigerante normal. Embora haja pesquisas mais avançadas mostrando que o refrigerante normal é muito prejudicial a saúde.

    DICA: não tome qualquer tipo de refri.

    Thumb up 3
  9. Talvez eu esteja entendendo a pesquisa errado, mas me parece meio óbvio que as pessoas que tomam refrigerante diet sejam mais propensas a ter esses tipos de doenças. Oras, é por isso que elas o tomam.

    As pessoas que ainda não estão tão ruins tomam o refrigerante normal, as que já estão mal vão para o diet pra tentar melhorar, soa óbvio que essas pessoas sejam mais propensas a ter esse tipo de problema.

    Thumb up 9
    • Então são 2 que não entenderam.
      Sou diabético (tipo 2) e por razões óbvias consumo preferencialmente refrigerantes diet embora com pouquíssimas opções no mercado.
      Agora sou obrigado a mudar de hábitos radicalmente e passar aos sucos com zero caloria ou light’s, de caixinhas ou engarrafados.

      Thumb up 5
    • Eles quiseram dizer que os diets aumentam esses riscos em pessoas saudáveis, deve ser isso sim

      Thumb up 3
    • Também acho que sim, mas ta meio estranho, a matéria em Inglês no Science Daily diz que eles analisaram 2,554 pessoas. Me parece que o estudo não foi um acompanhamento, só chamaram pessoas que bebiam e outras que não bebiam, e ai compararam as analises.

      Bom, é o que a matéria em inglês me deixou entender, se for esse o caso, ainda vejo sentido no que eu disse acima

      Thumb up 1
    • O que acontece é que os adoçantes causam mais problemas de saúde que o açúcar… só isso.

      Thumb up 4
    • Segundo a matéria, “A pesquisa levou em conta condições pré-existentes,(…)” – ou seja, o motivo da maior incidência de problemas após o diet não é provocada pelas condições pré-existentes, e sim pelo refrigerante diet.

      Vale lembrar que vários adoçantes, como Ciclamato e Sacarina, são derivados do petróleo!!! Não me parece saudável ingerir derivados de petróleo, e não preciso de uma pesquisa científica para comprovar isso…

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
teniase-10
Cientistas descobrem cura para 400 mil pessoas com neurocisticercose

Uma nova pesquisa de...

Fechar