Religiosidade relacionada com baixo poder aquisitivo

Por , em 8.09.2010

As Organizações Gallup, instituição de consultoria financeira sediada em Washington D.C (EUA), estão fazendo um estudo que relaciona o nível econôomico das pessoas e sua devoção às religiões. Descobriram que a tendência, em linhas gerais, é a seguinte: quanto mais pobre é a pessoa, maior sua dedicação a uma crença religiosa.

Com base em uma pesquisa de 2009, feita em 114 países, os consultores afirmam que 84% da população dizem que a religião é parte importante de suas vidas. Entre os países mais religiosos, a média do PIB per Capita está abaixo de 5.000 dólares. Nos países mais pobres do mundo (aqueles com renda média per capita de US$ 2.000 ou menos) 95% são ligados a alguma crença religiosa. Nos países ricos (PIB per Capita superior a US$ 25.000), esta taxa está em apenas 47%. Isso reflete, segundo a organização, o forte vínculo entre o nível socioeconômico do país e a religiosidade de seus moradores.

A teoria predominante para esses índices, no entanto, não diz que a religião causa a pobreza, e sim o contrário. Pessoas pobres tendem a se agarrar a uma crença religiosa, seja pela comunidade que se forma em torno delas, pela mensagem humanitária que os conforta ou pela promessa de uma recompensa após a morte em uma vida cheia de privações.

Seja como for, há ainda um índice curioso: os Estados Unidos, maior potência econômica do mundo, é uma exceção a essa regra. 65% da população americana dizem que a religião é importante em suas vidas diárias. Em países ricos da Europa, a porcentagem é muito menor, como por exemplo: Suécia: 17%; Dinamarca: 19%; Grã-Bretanha: 27% e França: 30%. [Live Science]

648 comentários

  • Marcelo Rossa:

    A relação “desenvolvimento” x religião é complicada demais. Riqueza e tecnologia não são mais sinônimos de desenvolvimento. Quanto maior a riqueza é claro que mais coisas para se “ocupar”, mas quando isso acaba, como tudo o que é material, o retorno ao Divino preenche novamente espaços que nem a ciência tem respondido. Os EUA são a maior potência do mundo e mesmo com toda militância -marxista – esquerdista e ateísta, ainda é um dos países mais cristãos do mundo.
    O que o ateísmo tem a seu favor é o fato de ser uma religião com base no aprofundamento ao ataque de quem acredita em algo, enquanto “nós”, nos aprofundamos na elevação espiritual e na fraternidade. Existem relações sim com a pobreza e falta de expectativa, mas o que explica o fato de tantos ricos abandonarem tudo para buscar uma vida espiritual? Sempre existiu ateísmo, o que acontece hoje é que a mídia está na sua maior partes nas mãos destes ou espiritas, seguidores do budismo e hinduísmo. A crença no fato de que o ateísmo irá substituir a religião, já é em si um ato de fé. Estudem um pouco ou tragam alguma matéria sobre o novo governo mundial e tudo ficará mais claro. Para as grandes corporações, quando mais pessoas sem fé, sem família e gastando tudo o que ganham, melhor para o capitalismo desenfreado. Vide, sou católico, voluntário, conservador e de direita, mas contra a destruição do planeta em função do consumo desenfreado.

  • joao Paulo:

    Porque inquizidor? eu perseguiria, mataria em nome de Deus? condenava os ateus? por não crerem? Então não estou ápto a servo de Deus, porque ele não quer nada forçado contra gosto de ninguém, esta é a base do verdadeiro amor “Aquele que pegar na espada, perecerá por ela”

  • luciana:

    João Paulo
    Parabéns!!!!
    Voce conseguiu entrar no tunel do tempo, até a idade média, ao tempo em que o estado punia o crime como se fosse um pecado. O estado, se confundia com a igreja, e o direito por sua vez, se confundia com a moral. Voce daria um excelente inquizidor.

  • joao Paulo:

    O desabafo estúpido vem daqueles que dizem sem saber o que bem quer sem noção, culpam o inocente, da previlégios ao culpado este é o retrato da pura realidade no cotidiano normal da sociedade geral é isso que eu vejo constantemente nas leis arcáicas criadas pelo próprio homem que vivenciamos e aceitamos como modelo de justiça nos moldes humanos, ninguem condena a justiça por libertar presos para passar final de ano nas casas dos pais, tido como bem comportados, mais é bem capaz de culpar a Deus por esse terem transgredido as leis, então eu digo todos com essas postura são hipócritas deveriam avaliar sim o nível de suas hipocrisias ao invés de tentar culpar quem quer que seja de algo não ter dado certo, é comum nos humanos desprovidos de noção culpar a Deus por tudo, mas jamais olham para frente um centimetro do próprio nariz não enxergam e se justificam, em vão culparam a Deus, não poderam livrar de seus julgamentos e centensas, inútil se voltar contra quem os criou.

  • CLAUDIO BUCCI:

    AS MAIORES ATROCIDADES E EXTERMÍNIOS DA HISTÓRIA , ICLUSIVE RECENTEMENTE ACONTECENDO, SÃO EM NOME DE ALGUM DEUS .SÃO FATOS.
    TIRE DAÍ SUAS CONCLUSÕES EM QUAL DEUS VOCE ACREDITA.
    ESTOU TENTANDO ACREDITAR EM ALGUM , MAS ESTÁ DIFÍCIL .PELAS TRAJÉDIAS ATUAIS , ABSURDAS , QUE ACONTECERAM E ACONTECEM ATUALMENTE, FICA IMPOSSÍVEL QUERER PROCURAR AONDE ESTÁ O TAL DEUS BONZINHO E JUSTO QUE PROTEJE INCLUSIVE AS CRIANÇAS E OS ANIMAIS DE NOSSO PLANETA.AGORA, SE VOCE ACREDITA NESSE BONZINHO, COM CERTEZA ELE ESTÁ DE FÉRIAS JÁ A MUITO MILHÕES DE ANOS.

  • joao Paulo:

    Rodrigo paim e gilmar ,se eu fosse definir cegueira seriam vcs dois, sem preconceito apenas com profunda avaliação.

  • CLAUDIO BUCCI:

    OI JORGINHO .

    ENTENDI O QUE VOCE DISSE , MAS NÃO GENERALIZANDO , TIREI BASE PELAS PORCENTAGENS ACIMA CITADAS , E ACREDITO TER RELAÇÕES ESSA MESMA PORCENTAGEM , SE COMPARADAS COM O NÍVEL DE CULTURA DE CADA PAÍS. DAÍ O POR QUE RELIGIOSOS SEREM MAIS POBRES, OU A MAIORIA, OU COMO DIZ O ARTIGO , O ESTADOS UNIDOS SER UMA EXCEPÇÃO.

  • Jorginho:

    Cláudio, vc acabou de revelar uma verdade.
    Mas, entenda que falo de verdadeiros religiosos.
    Concordo que esses e outros da mesma linhagem em que vc expôs, use a religião para criar verdadeiros impérios. Isso é caso de investigação e cadeia. Agora porque não foram cassados, não sei!
    Como sempre digo – jamais generalize.

  • CLAUDIO BUCCI:

    SE VOCE CRÊ EM DEUS , BOA SORTE , AFINAL A VIDA É SUA E O PROBLEMA É SEU . AH…. , NÃO ACREDITE NESSA DE QUE RELIGIOSIDADE TRAS BAIXO PODER AQUISITIVO , TOME COMO EXEMPLO EDIR MACEDO E OUTROS “BISPOS” DE IGREJAS, OU MESMO VOCE , QUE ACREDITA . TA COM A GRANA HEIM??? ACHO QUE VOU ME CONVERTER E DEIXAR DE PERDER TEMPO TRABALHANDO . VOU DAR MEU CÉREBRO PARA ELES LAVAREM EM NOME DE DEUS E FICAREI RIQUÍSSIMO.

  • Jorginho:

    Isso que chamo de pesquisa mal produzida ou no mínimo tendeciosa. Por outro lado não deixa de ser um mera verdade, quando não tendo nenhum principio compromisso com a ética; podem cometer atos que um verdadeiro religioso não cometeria… e por isso, os que não tem religião, muitos deles usam todos os princípios egoistas para conseguir realizar seus objetivos. Agora, sejam sinceros – os países como China, Japão, EUA e Europa não países que predomina a regilião?
    POsso dizer que são países de 1º mundo!
    Não falem besteiras!!!

  • Rodrigo Paim:

    Concordo com o Gilmar. Educação de qualidade significa mais senso crítico, mais informação, mais conhecimento, maior desejo de buscar o conhecimento, tudo isso facilita se livrar das amarras religiosas.

  • Rodrigo Paim:

    Oba, mais uma pesquisa que descobriu o que todo mundo já sabe…..

  • Orion:

    Bom, sempre leio as reportagens e alguns comentários…
    Sou de criação católica…hj me considero “espiriteu” (espírita ateu…rs)…parece meio paradoxo, mas fugi das religiões por causa das brigas por poder, dinheiro e tantas outras coisas…mas “prego” o amor a tudo que há no universo…eu acho que evoluímos quando conseguimos ser felizes e fazer o bem…mas acho que quando pedimos “paz”, estamos querendo algo que só existe em alguns momentos…nunca houve um lugar onde a paz foi duradoura…isso só no que as religiões prometem, o céu…
    Abraços a todos…

  • luiz eduardo:

    jesus era puramente judeu tinha familiares gentios isso nao importa sua desendencia o humana o que importa e a fe que temos nele pois so ele e a salvaçao e assim como disse pedro”em nenum outro a salvaçao” pois e isso so nele a salvaçao

  • Gilmar Oliveira:

    Em minha singela opinião o nível religioso de uma população está mais ligado ao acesso à educação do que ao poder aquisitivo em si, claro que foge novamente a regra os EUA. Mais um ponto crítico em meu comentário, o acesso à educação está diretamente ligado ao nível social, já que a educação (em uma visão generalista) é privilégio de países desenvolvidos.
    Eu sou mais uma exceção. Sou Ateu e pobre! Rarará!

  • Jorginho:

    Olá Pessoal!!!
    Só passei para comprimentá-los.
    “Re” estou gostando de seus argumentos.
    Entretanto(ainda), vou ficar como “telespectador”.
    Abraços a todos!
    Atm

  • Joao Paulo:

    ESTA HISTORINHA DE ENCHENTES NÃO A NÍVEL GLOBAL É DE ORIGEM DOS SEUS AMIGUINHOS ATEU, QUE INÚTILMENTE TENTA DESCLASSIFICAR O INDESCLASSIFICÁVEL.

  • Joao Paulo:

    Como pode a ciencia concluir com bases em calculos, a ação de Deus sobre a forma e proporção de uma ação como se Deus estivesse a usar as leis naturais na teerra para isso, chegaria a ser cômico se fosse fosse trágico, eu digo é perda de tempo, inútil combater inocencia com sabedoria, porque a inocencia nunca vai recuar, até atingir conhecimento, pois busca esplicação em fontes erradas, simplesmente porque busca lógica baseada nas consequencias das coisas apresentadas na natureza que não pode fornecer bases explicáveis quando se trata de fenômeno provocado por um ser superior,Se nescessário for e ja fez brotar aqua da rocha em pleno deserto, coisa inesplicável a nível humano científico, o controle da matéria nas mãos divina não pode ser explicada eis ai a cituação da ciencia, viverá as margens de suas descobertas, porque não pode explicar tudo e nunca poderá. Pra alguns essas saídas é apenas um forma de justificar a chamada saida estratégica, mas se vermos de uma outra ótica, perceberemos que Deus não tem assim tanto poder, porque precisa recorrer a situações favoráveis para agir, e sabemos que não é assim. DURMAM COM ISSO SE ALGUEM PUDER!

  • re:

    Pessoal:
    Desculpa a invasao de tantos assuntos biblicos…
    Sao pontos que o Ateu questionou.

    Ateu:

    Vc exige detalhes como pq a Biblia nao diz a exatidao do tamanho da Terra,sem se esquecer que ela nao eh um livro de Ciencia.
    Nunca teve pretensao de o ser.
    Pois bem,mesmo que o poderia colocar fatos cientificos Deus nao desejou usar tal tema como forma principal de atrair pessoas que o adorem por amor.

    Ela eh um livro que Fala de Deus,seu nome,sua obra e como ele ira atravez de seu Reino trazer uma renovacao na Terra.
    E como varias profecias mostram que este tempo de sua acao esta se aproximando.
    E assim sera cumprido o pedido de ser realizado a vontade de deus aqui na terra como no ceu.
    Ensina como pessoas que querem conhecer o Criador da vida e ajustarem aos seus padroes do que eh certo e errado podem ter a oportunidade de obter o que Adao perdeu.
    Ela eh realistica em mostrar que Deus submeteu o homem numa condicao de pecadores.Algo feito em nome da justica por ele ser alem de Deus,Pai,Criador,tambem o eh o Juiz,e suas leis devem ser respeitadas pelas criaturas inteligentes.
    O homem e outras criaturas espirituais usaram o livre arbitrio e escolheram independencia e suas consequencias.

    Deus nao impediu a escolha,porem como Criador eh de seu direito ser respeitado sua posicao e suas leis imutaveis tanto fisicas,como morais,porque o apego certo a tais leis garantem a ordem e a felicidade.

    Essa condicao de felicidade perfeita sera alcancada no futuro proximo,por enquanto temos que viver nas condicoes que estamos…e aqueles que desejarem viver no modo como Deus governa tem sua chance de escolher.

    Os descendentes de Adao que compatilham da escolha de seu pai e rejeitam a Deus e seus modos,continuarao na mesma situacao ate sua vida acabar,sendo ela breve ou longa…

    Mas as mencoes que ela faz algumas de ate 3.000anos atras ou 2.500anos,se harmonizam com fatos comprovados com a ciencia de hj atravez de aparelhos extremamentes modernos.
    Essas mencoes podem ser basicas mas considerando a epoca em foram escritas e como o mundo considerava as questoes naquela epoca sao supreendentes.

    Vc minimiza Jó e Isaías saber verdades científicas básicas de que a Terra está suspensa no espaço e tem formato esférico…algo que sabemos muito bem disso hoje, mas tais declarações foram feitas num tempo em que tais noções não eram conhecidas.
    Coisas das quais demoraram muito ate mesmo para serem aceitas…nao foram tao simples como voce quer fazer parecer.
    Sobre isso o mesmo grego que Embora teorizasse que a Terra é uma esfera, ele negava que pudesse estar suspensa no espaço vazio.
    (Aristóteles ensinou que o Sol, a Lua e as estrelas estavam fixos à superfície de esferas sólidas e transparentes. Uma esfera aninhava-se dentro de outra, com a Terra — imobilizada — no centro. À medida que as esferas giravam uma dentro da outra, os objetos nelas contidos — o Sol, a Lua e os planetas — percorriam o céu.
    A explicação de Aristóteles parecia lógica. Se os corpos celestes não estivessem firmemente presos a algo, como poderiam flutuar no espaço? Os conceitos do reverenciado Aristóteles foram aceitos como fatos por cerca de 2.000 anos. Segundo a The New Encyclopædia Britannica, nos séculos 16 e 17 seus ensinamentos “elevaram-se à condição de dogma religioso” aos olhos da Igreja.)

    Com a invenção do telescópio, os astrônomos passaram a questionar a teoria de Aristóteles. Ainda assim, a resposta lhes fugia, até que Sir Isaac Newton explicou que os planetas estão suspensos no espaço vazio, mantidos em suas órbitas por uma força invisível: a gravidade. Parecia inacreditável, e alguns colegas de Newton acharam difícil crer que o espaço pudesse ser um vazio, largamente desprovido de alguma substância.

    Mas diante de tantas divergercias a Bíblia estava la certa sobre essa questão? Uns 3.500 anos atrás, ela disse, com extraordinária clareza, que a Terra está suspensa “sobre o nada”. (Jó 26:7) No hebraico original, a palavra para “nada” (beli-máh) usada aqui literalmente significa “sem nada”.
    A tradução do Pontifício Instituto Bíblico usa a expressão “suspensa no vácuo”.
    Um planeta suspenso no “vácuo” não era de forma alguma o que a maioria das pessoas naqueles dias concebia a respeito da Terra. Todavia, bem adiante de seu tempo, o escritor bíblico registrou uma declaração cientificamente correta.

    Mas se ela nao eh detalhista em assuntos cientificos,para te agradar,pelo contrario nas profecias eh.
    As profecias que ela contem nao sao da forma como vc colocou outro dia atravez de codigos.Nem vagas como a de Nostradamus.

    Mencionei uma parte bem pequena que a profecia dizia o nome de Ciro em Isaias.Mas aquele profecia eh muito mais rica em detalhes do que so dizer um nome aleatoriamente.
    O profeta Isaías predisse não só que Jerusalém seria destruída por Babilônia, e que a inteira nação judaica seria levada cativa, mas também que no devido tempo Ciro, um general persa,conquistaria Babilônia e libertaria os judeus do cativeiro.

    As profecias bíblicas relacionadas com a predita conquista de Babilônia por Ciro prediziam que os rios dela se secariam e que seus portões ficariam abertos, que haveria uma invasão repentina da cidade e que não haveria resistência por parte dos soldados de Babilônia

    PS:Isaías viveu mais de 700 anos antes de Jesus, o Messias. No entanto, ele profetizou tambem sobre a vinda do Messias.
    Em 1947, descobriu-se uma cópia do livro de Isaías, junto com outros rolos antigos, numa caverna perto do mar Morto. Os eruditos concluíram que essa cópia tinha sido feita mais de cem anos antes do nascimento do predito Messias, ou Cristo.

    Alem disso predisse o desaparecimento de civilizações inteiras, tais como Edom e Babilônia, quando tais eventos ocorreram muitos séculos após as Escrituras Hebraicas terem sido completadas.

  • re:

    Muitos, ao compararem Gênesis 1:1, 3 com Gênesis 1:14-16, têm perguntado como seria possível Deus “fazer” os luzeiros no quarto dia criativo, se a luz — evidentemente procedente desses mesmos luzeiros — já atingia a Terra no primeiro dia criativo.

    Neste caso, o escritor hebreu eliminou a necessidade de longas explanações por meio duma meticulosa escolha de palavras. Note que os versículos 14-16 falam de “fazer” em contraste com o “criar” em Gênesis 1:1, e de “luzes” em contraste com “luz” em Gênesis 1:3. Isto indica que foi no quarto dia criativo que o Sol e a Lua, já existentes, tornaram-se claramente visíveis através da densa atmosfera da Terra.

  • re:

    A Bíblia registra também eventos importantes da história mundial e como estes repercutiram em outras nações, incluindo a Índia.

    Considere, por exemplo, a invasão persa da Índia no quinto e sexto séculos AEC, em que Dario Histaspes obteve o controle de Sind e de partes do Punjab, como são conhecidos atualmente.

    Conforme observado em Advanced History of India, “esse território continuou a formar parte do império persa sob Xerxes”6.

    Este fato histórico foi registrado com precisão na Bíblia, em Ester 1:1, por volta do ano 475 AEC — uma das mais antigas referências à Índia de que se sabe

  • re:

    A Bíblia diz que Adão, o primeiro homem, foi criado “do pó do solo”. (Gênesis 2:7) Sabemos hoje que o corpo humano é composto de diversos elementos químicos, todos eles existentes no solo.

    Denota também um conhecimento surpreendente o comentário da Bíblia de que ‘as partes de um embrião em desenvolvimento estão assentadas por escrito num livro’. Isto foi 3.000 anos antes de a ciência moderna descobrir o código genético que, como um livro, contém todas as características de um embrião humano em crescimento. — Salmo 139:14-16

  • re:

    A verdadeira ciência harmoniza-se com a Bíblia.
    Os seguintes fatos já constavam da Bíblia muito antes de serem descobertos pelos eruditos seculares: a ordem dos estágios pelos quais a terra passou no seu desenvolvimento, que a terra é redonda, que ela está suspensa no espaço sobre o nada e que as aves migram.

    A origem da matéria do Universo, diz a Bíblia, é a “abundância de energia dinâmica” de Deus. (Isaías 40:26) Hoje, uns 2.700 anos depois de se escrever isto, a ciência moderna descobriu que toda a matéria é basicamente energia materializada.

    Numa época em que os homens criam que o Universo era composto de apenas alguns milhares de estrelas que podiam ver a olho nu, a Bíblia comparava o número das estrelas aos grãos de areia à beira do mar. (Gênesis 22:17) No passado, dizia-se que esta comparação era muito exagerada, mas hoje a evidência mostra que o número das estrelas é realmente incalculável

  • Ateu:

    Aqui o que tenho dito repetidas vezes:
    O criacionismo deveria combater a biogênese do ponto de vista científico, não o evolucionismo”
    http://novaconsciencia.multiply.com/journal/item/192

    .

    Biblia x arqueologia:
    http://eglitz.blogspot.com/2008/06/bblia-x-arqueologia.html

    “O Dilúvio universal.

    O que diz a Bíblia – Segundo o Gênesis, um grande dilúvio destruiu a Terra. Noé e sua família, avisados, construíram uma arca para salvar um casal de cada espécie animal.
    O que diz a Arqueologia – Ruínas achadas no Mar Negro, próximo da Turquia, mostram que houve uma enchente catastrófica por volta de 5600 a.C. O nível do Mar Mediterrâneo subiu e irrompeu pelo Estreito de Bósforo, inundando a planície onde hoje está localizado o Mar Negro. Na época, a região era uma planície de terras férteis, com um lago. Sobreviventes dessa catástrofe migraram para a Mesopotâmia.
    Assim teria surgido a história do dilúvio no texto sumério de Gilgamesh. Os hebreus conheceram a história quando estiveram cativos na Babilônia.”

  • Ateu:

    Re,

    “Botânica: Alguns concluem erroneamente que a Bíblia não é exata, porque Jesus Cristo falou do “grão de mostarda” como “a menor de todas as sementes”.”

    Ah, tá! Montes de incogruências na biblia, com Pi=3, dilúvio universal e tantas outras bobagens e vc me apresenta só 3 explicações e ainda assim dúbias pra essas incongruências?

    Pra começar as esfericidade da terra é obvia pra qualquer pessoa, especialmente marinheiros. Idem pra que rios desembocam nos mares e por aí vai!

    Outra coisa, o dilúvio é IMPOSSÍVEL cientificamente! Dá uma olhada neste link! Isso se chama CIÊNCIA, onde a matemática te dá respostas precisas e não baseadas no “achômetro”!
    http://www.biblia-ciencia.com/art/a-12-noe-diluvio-ciencia.htm

  • re:

    Botânica: Alguns concluem erroneamente que a Bíblia não é exata, porque Jesus Cristo falou do “grão de mostarda” como “a menor de todas as sementes”. (Marcos 4:30-32) É provável que Jesus se referisse à semente da mostarda-negra (Brassica nigra ou Sinapis nigra), que tem um diâmetro de cerca de 1 a 1,6 milímetro. Embora haja sementes menores, tais como as da orquídea, finas como pó, Jesus não estava falando a pessoas que cultivavam orquídeas. Aqueles judeus galileus sabiam que, dentre os diversos tipos de sementes usadas pelos lavradores locais, a semente da mostarda era a menor. Jesus estava falando sobre o Reino, não dando uma aula de Botânica.

  • re:

    Vida animal: Segundo a Bíblia, “a lebre . . . é ruminante”. (Levítico 11:6) François Bourlière (The Natural History of Mammals [História Natural dos Mamíferos], 1964, página 41) diz: “O hábito da ‘coprofagia’, ou de fazer o alimento passar duas vezes pelos intestinos, em vez de apenas uma, parece ser um fenômeno comum nos coelhos e nas lebres. Os coelhos domésticos em geral comem, e engolem sem mastigar, seu excremento noturno, que constitui pela manhã quase a metade do conteúdo geral do estômago. No coelho-selvagem, a coprofagia ocorre duas vezes por dia, e relata-se que a lebre européia tem o mesmo hábito.” Sobre o mesmo ponto, a obra Mammals of the World (Mamíferos do Mundo; de E. P. Walker, 1964, Volume II, página 647) declara: “Isto pode ser similar à ‘ruminação’ dos mamíferos ruminantes.”

  • re:

    A palavra no idioma original traduzida por “círculo” em Isaías 40:22 também pode ser traduzida por “esfera”. Algumas Bíblias a vertem por “o globo da terra” (versão Douay) e “a terra redonda”. — Moffatt.

    A palavra hebraica hhug, traduzida por “círculo”, também pode ser vertida por “esfera”. (A Concordance of the Hebrew and Chaldee Scriptures [Concordância das Escrituras Hebraicas e Caldéias], de B. Davidson) Por outro lado, também, o “círculo” do horizonte da Terra é claramente visto do espaço sideral e às vezes em viagem de avião a grande altitude.

  • Joao Paulo:

    _Sr. Germano de genio e louco todo mundo tem um pouco, responda pra mim, quem realmente pode ser descrito como dono da razão no mundo? me responda essa, e me informa o endereço dele.

  • Germano:

    Esse Joao Paulo só não é mais pirado porque é um só.

  • Ateu:

    Re,

    Mais bobagens biblicas como o círculo da Terra entre outros!
    http://scienceblogs.com.br/100nexos/2008/04/revelacoes-cientificas-da-biblia.php

  • Joao Paulo:

    A busca por respostas de que nos forneça segura certeza de que estamos no imenso universo por cirscunstancias ocasionais, cai por terra quando entendemos a imensidão, e se não fosse o detalhe, pela concepção científica tudo pode ir pro buraco, quem sabe destruidos por um asteróide com poder de destuição de milhões de bombas atômicas, ou quem sabe o nosso sol que de tão importante para a vida seja ele o início das calamidades segundo previsões para 21 de dezembro de 2012 essas previsões tanto no campo esotérico como científico, não me perturba, pois aquele que tem como objetivo nos manter aqui, fará valer a sua palavra enquando determinar que devemos viver, devemos a ele nossas vidas e seremos poupados se assim ele quiser, previsões maias e de quem quer que seja não passa de questões relacionadas com o que estava escrito que haveria sentimentos de aflição com relação ao que há de vir, ninguem sabe a hora em que Deus tem determinado a sua volta, mas a aflição em que o mundo revela esta contraste com os relatos sobre sua volta, sei que a pretençao divina não tem como a destruição do planeta e sim em uma transformação para os que creem, lamentalvelmente esta escolha nós faremos, digo lementavelmente por não entederem a fundo muitos se transformaram em perseguidores dos que creem, e se poder-mos contar com o perdão bem, se não deixaremos de fazer parte do arranjo, mas de qualquer forma o fim justifica os meios sim, porque hoje a saída para sermos merecedores de viver esta na mente de cada um que cosequentemente determina se é contra ou a favor, se atrapalha ou ajuda, cada qual decide por si e para cada um sobrecai todo o resultado de suas ações.

  • Joao Paulo:

    Mais besteiras suas em ateu,isso é coisa da sua irmandade eteista são seus irmãos, qualquer história contada no contexto engraçado tem por objetivo fazer graça, no contexto da seriedade tem por objetivo ser levado a sério, o que isso pode provar um video preconceituoso sem nada oferecer a não ser piada com o que não deve fazer, fala sério ateu… sua desilusão com a religião não é nem de longe mero abrir de olhos por meio da ciencia ou qualquer outro conhecimento, mas trata se de uma gigantesca decepção com pessoas que vc acreditou ser digna de confança religiosa, isto faz ao meu ver mais sentido, saiba que Cristo sabia que Judas o trairia, mas deu a ele o último minuto para arrependimento, que pedro o negaria tres vezes mas não teve bronca dele, sabia de todas essas coisas mas agiu a elas de forma natural como devia ser, na realidade aos que se consideram meus inimigos peço a Deus por eles por causa das suas fraquezas de espírito, e não reação de íra vontade de vingar porque estão extremamente fracos e oprimidos, pois tudo entregue nas mãos da pessoa correta tem corretamente os resultados da cobrança devida, e tenho um bocado de histórias que vivi para contar e afirmar que é assim que acontece, perca seu tempo não ateu com este preconceito que só pode causar dano a quem as administra, pois as coisas de Deus são inabaláveis, nada pode tremer as suas reais estruturas, nem homem, nem ciencia nem conhecimento, aquilo que esta acima do bem e do mal, não há poder maior não existe nada pra se temer.

  • Ateu:

    A Biblia e os dinossauros:
    http://oblog.virgula.uol.com.br/mynameis/?p=662
    http://oblog.virgula.uol.com.br/mynameis/?p=2723

    E uma brincadeira com os ateus…eheh
    http://oblog.virgula.uol.com.br/mynameis/?p=4180
    Se sou ateu? Claro, graças a deus! :0)

  • Ateu:

    Um vídeo engraçado sobre religião. Não me pergunte aonde foi e nem quem é a platéia.
    http://oblog.virgula.uol.com.br/mynameis/?p=63

  • Ateu:

    Vejam como somos minusculos…

    Vejam 1o este vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=Lv7Zp0kp7bA&feature=related

    Agora vejam estes dois:
    http://www.youtube.com/watch?v=aakvZH1Uzd4&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=HEheh1BH34Q&feature=related

    E estas enormes estrelas são minúsculas em relação a galáxia que tem “apenas” 200 bilhões de estrelas. Some a isso o fato de o universo ter tb uns 200 bilhoes de galáxias e existir a possibilidade de existirem mais de um universo. Ufa!!! Conseguiu imaginar? Sim? Meus parabéns, pq eu não consigo!

  • Jorginho:

    Brigadão “Re”.
    Abraço para vc também.
    Espero vossa participação…
    Que todos tenham um excelente 2011.
    Paz e saúde!
    Atm.

  • Ateu:

    Re,

    Hiparco foi além de Erastones, aquele que mediu o tamanho da Terra.
    Ele (Hiparco) mediu a distancia Terra-Lua e Terra-Sol. Uma realização e tanto pra quem não tinha radar, laser e nem mesmo a lei da Gravitação Universal de Newton, descoberta quase 2 milenios depois!

    Já os hebreus…descobriram que PI=3…Eheheh

  • Ateu:

    Re,

    Realmente não lê NADA que eu escrevo!

    Os gregos já sabiam não só que a terra era redonda como MEDIRAM o TAMANHO dela.

    “Bom,nesse ponto ja que vc acha tao especialmente notável o fato de um grego chamado Erastóstenes saber que a Terra é redonda.”
    Há Um [Deus] que mora acima do círculo da terra.” (Isaías 40:22)”

    Circulo da terra pode ser muita coisa e os assirios, babilonios e egipcios já sabiam que a terra era redonda! Nao é preciso que nenhuma divindade diga isso. Basta olhar o mar pra ver que a terra é redonda!
    A sombra da Terra na lua durante um eclipse tb prova a Terra é redonda!
    Qualquer um com mais de 2 neuronios pode concluir isso!

    Só que os gregos não apenas sabiam que era redonda mas MEDIRAM a circuferencia da Terra. Ou seja, foram MUITO além dos hebreus pastores de ovelhas!

    E vc, saberia hoje com todos os recursos atuais + sua biblizinha medir o tamanho da Terra?
    Pois é…

  • re:

    Ateu.

    “É re, vc realmente não lê nada que eu escrevo!
    Os gregos já sabiam não só que a terra era redonda como mediram o tamanho dela.”

    Bom,nesse ponto ja que vc acha tao especialmente notável o fato de um grego chamado Erastóstenes saber que a Terra é redonda.Mas foi cerca de 500 anos antes de Erastóstenes, um profeta hebreu foi inspirado a escrever:
    “Há Um [Deus] que mora acima do círculo da terra.” (Isaías 40:22)

    Isaías não era cientista.Mas soube antes dos gregos.

  • re:

    Ola.

    Agradeco a todos que participaram.
    Apesar de nao concordar em tudo que foi dito,com certeza reconheco o esforco que cada um teve de expor seus pensamentos,observaoes e permitir que fosse analisados,debatidos e questionados.

    Por isso digo o que aconteceu nao foi inutil.
    Bom,de acordo com meu tempo disponivel,postarei os pontos que podem ser defendidos,baseado no que sei bem.
    E quem quiser questona-lo,fiquem a vontade,torna-se uma mix,o argumento pode enfraquecer ou fortalecer seus conceitos…por isso aproveitem.
    E melhor,seria bom nao cuspir no prato que comeu!

    Boas ferias pra todos.
    Aproveitem bem.
    Desejo que tornem seus momentos com a familia e amigos especiais com amor ao proximo.

    Obrigada pelo abraco Joao Paulo,outro pra ti.

    Ao Ateu,criancinha,Jorginho,Germano,Luciana e tantos outros um abracao e ate logo!Bom fim de ano.

  • Joao Paulo:

    _Muito problemas na mente são de ordem espiritual, aqui citaram muitas coisas relacionadas com lavagem cerebral, pastares impositores, mas no fundo o que prevalece é sempre a verdade e nada mais, se dito pastor impor seus conceitos sem verificar qual implicação terá, ele será pego pelo vasilo cedo ou tarde. por isso eu peço ao ateu e todos que questionaram pontos neste sentido revejam seus modelos de pensamento neste próximo ano. Feliz ano novo para todos que este ano possam realizar tudo que não foi possivel no decorrer 2009 Um grande abraço a todos em especial a re.

  • Ateu:

    Amiga Luciana,

    “Ateu
    Não cai fora não. Adoro ler seus comentários.”

    Eu agradeço mas uma discussão só faz sentido qdo é algum útil e se pode aprender algo. Discutir por discutir só pra tentar impor o meu ponto de vista a alguém realmente não faz o meu estilo!

    Mas não se preocupe, logo logo vou estar fazendo algum comentário aqui no HS.

    Um beijo e Feliz Ano Novo!

  • luciana:

    Ateu
    Não cai fora não. Adoro ler seus comentários.

  • Ateu:

    Jorginho,

    “Certas coisas só saberemos quando chegar o dia…”

    …ou não! Se nada mais houver tudo terminará pra todo o sempre, e nunca saberemos!

  • Jorginho:

    Pois é…
    Certas coisas só saberemos quando chegar o dia…
    Contudo, desejo a todos um excelente 2011.
    Muita saúde e muita paz!!!
    AT

  • Joao Paulo:

    _Ta tão preucupado com meus erros de caligrafia, tem tantas coisas que deveria preucupar-te importas com tão pouco, ateu se todo problema estivesse resumido em erros de escrita, eu diria que nosso mundo ja era o paraiso, sem nescessidade de mais nada, mas se não compreender algo que postei, pode me dizer para resumir melhor,que farei sem resmungar, abraços, que Deus o acompanha.

  • Ateu:

    “Pule fora não ateuzinho, vai deixar saudades, volta sô!”

    :O)

    Nada, o pessoal me esquece logo…rs

    Um grande abraço João Paulo, e Feliz Ano Novo!

Deixe seu comentário!