Restaurante experimenta contratar garçons com Alzheimer, que surpreendem clientes

Uma das situações mais frustrantes que podem ocorrer quando saímos para comer fora é pedir um prato e receber outro. Surpreendentemente, um restaurante está oferecendo justamente isso: o Restaurant of Order Mistakes (inspirado no livro The Restaurant of Many Orders, de Kenji Miyazawa) surgiu no distrito Toyosu, em Tóquio, no Japão, com a missão de contratar garçons que sofrem de Alzheimer e outras formas de demência. Esta síndrome desenvolve, no indivíduo, uma deficiência cognitiva persistente e progressiva, que prejudica a capacidade de memorizar informações e de resolver problemas do cotidiano.

A premissa do novo restaurante é de que o atendente talvez faça um pedido errado, mas conhecer essa realidade pode contribuir para que as pessoas transformem sua percepção sobre quem sofre de doenças cerebrais. A experiência coloca o cliente em contato com a possibilidade de exercer empatia; assim, contando com a compreensão daquele com quem se comunica, pacientes com demência podem atuar na sociedade.

Mizuho Kudo, autora de um blog sobre restaurantes, visitou o estabelecimento e teve um susto. Originalmente, havia pedido um hambúrguer, mas recebeu guioza, tradicional bolinho chinês. Ao permitir-se na experiência, acabou por achar tudo inesperadamente delicioso. Kudo também relatou que a garçonete a atendeu cheia de sorrisos e parecia se divertir muito.

O restaurante pop-up, formato que só abre temporariamente, passou por um período experimental de dois dias, entre 2 e 4 de junho. Agora, outro evento como esse deve acontecer de novo em setembro, como forma de divulgar e despertar a atenção para o Dia Mundial do Alzheimer (21/09). [BoredPanda]

Por: Carolina GoettenEm: 12.06.2017 | Em Outras  | Tags: , ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta