Retrospectiva 2010: as 10 mais significativas notícias espaciais

Publicado em 27.12.2010

2010 foi um ano que marcou várias descobertas científicas no campo espacial: planetas habitáveis, radiação de galáxias vizinhas e buracos negros são apenas alguns dos assuntos contidos nessa lista. Confira:

1. Cada buraco negro pode conter um Universo

Nosso universo pode estar dentro de um buraco negro, se uma análise baseada na teoria da relatividade de Einstein estiver correta. Leia mais aqui.

2. A velocidade de dobra é mortal

Fãs de Jornada nas Estrelas podem ficar desapontados: foi comprovado que, para nós, viajar em velocidade de dobra é quase tão letal quanto ficar em frente ao Grande Colisor de Hádrons (LHC) quando ele está operando com força total.

3. Simulador de buracos negros

Um programa interativo que usa dados sobre mais de 100 mil estrelas mostra o que veríamos se ficássemos próximos de um buraco negro. Divulgamos essa notícia aqui.

4. Netuno pode ter engolido outro planeta e roubado sua lua

Isso pode explicar o misterioso calor que emana do planeta gelado e a órbita inversa da sua lua, Tritão. Falamos disso aqui.

5. Paraquedista tenta salto supersônico

Felix Baumgartner tentaria pular da maior altura já registrada, tentando um salto-livre supersônico, quebrando o recorde de 50 anos do maior salto humano (de Joe Kittinger, capitão da força aérea americana, que saltou de 31,333 metros de altura – foto). No entanto a patrocinadora do paraquedista, a Red Bull, sofreu um processo de outra empresa, que afirmou que a ideia já era dela, impedindo o salto.

6. Júpiter perde um de seus cintos

Um dos cinturões de Júpiter desapareceu em maio e reapareceu posteriormente. Cientistas acreditam que isso se deva à falta de ventos que mantêm as nuvens brancas longe da região. Sem ventos as nuvens encobriram o cinturão. Confira a matéria completa aqui.

7. O fim do tempo

Cientistas, tentando “reconciliar” a gravidade e a mecânica quântica criaram uma teoria que pode significar o fim dos tempos – literalmente. Leia mais sobre isso aqui.

8. Sinais de vida encontrados em Titã

Sinais de vida foram encontrados na lua de Saturno, previstos por cientistas em 2005. Mas isso não quer dizer que finalmente encontramos vida alienígena. Também há explicações não-biológicas para o acontecido. Falamos sobre isso aqui.

9. Há algo errado com o Sol

O Sol deveria estar em um período extremamente ativo agora, mas, estranhamente, anda muito calmo. E nenhum cientista sabe explicar, exatamente, o motivo.

10. Ondas de rádio misteriosas são emitidas por outra galáxia

Há algo de estranho acontecendo na galáxia M82. Um objeto ainda não identificado começou a emitir ondas de rádio e a emissão não parece com nada que conhecemos até agora. Falamos sobre isso aqui. [NewScientist]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

22 Comentários

  1. Fizeram um simulador para ver o buraco negro….pra que gastar dinheiro ce na final o que veremos é um buraco negro.*-*

    Thumb up 2
  2. Conhecimento não é pecado! Se há algo de estranho, temos de descobrir o que se trata. O fim da nossa espécie neste mundo não vai acontecer por causa da ciência progressiva, mas pela ignorância de pessoas que e colocam no patamar de deuses. Acabe-se com a inquisição.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
chimpa
Chimpanzés brincam com gravetos como se fossem bonecas

As fêmeas brincam ma...

Fechar